Buscar

Homeostase: Equilíbrio Dinâmico dos Seres Vivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HOMEOSTASE
Uma das principais características dos seres vivos é a capacidade de alteração de seu estado orgânico como forma de reação fisiológica a mudanças do meio ambiente.
Homeostase é um processo de auto regulação por meio do qual sistemas biológicos tendem a manter sua estabilidade para se ajustarem a condições ótimas de sobrevivência.
Mecanismo de Homeostasia
Homeostasia corresponde ao conjunto de processos que os seres vivos realizam para manter o equilíbrio dinâmico do seu meio interno - constância. 
HOMEOSTASIA
TERMORREGULAÇÃO 						OSMORREGULAÇÃO
Mecanismos de homeostasia 					Mecanismo de homeostasia
Que corresponde a um conjunto				que permite a manutenção do de sistemas e de regulação da					equilíbrio de água e sais
temperatura corporal de alguns seres vivos.			minerais no organismo
Entre mecanismos homeostáticos mais importantes d recuperação do equilíbrio temporariamente perdido está a termorregulação. 
· Diante de baixas temperaturas (reduzir as perdas de calor): diminuem o diâmetro dos vãos sanguíneos cutâneos, fenômeno conhecido como vasoconstrição; aumentam a temperatura corporal mediante contrações musculares e excitação dos folículos pilosos. 
· Diante de altas temperaturas (aumentar as perdas de calor): perda de líquidos através do suor. Ao ser liberados na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria. 
Ao longo de um dia ou de um determinado tempo, temos variações, mas o equilíbrio será buscado. Isso acontece não só para o combate da temperatura, mas para a manutenção da pressão arterial sistêmica, do nível de água do corpo, da quantidade de glicose no sangue (glicemia) ou do nível hormonal na corrente sanguínea. 
Para que o corpo se mantenha em perfeito equilíbrio temos os famosos sistemas de controle que podem ser agrupados em dois grandes tipos:
Feedback Positivo
	Esse mecanismo acontece pelo fato de potencializar o estímulo inicial, ou seja, ele é a favor de estímulo. O parto é um exemplo. As contrações uterinas potencializam a distensão do útero que se torna mais intensa com o passar do tempo, culminando com o nascimento, ou seja, o resultado da ação vai a favor do estímulo inicial. 
Outro exemplo é a amamentação. A sucção do bebê na glândula mamária faz com que o corpo libere o hormônio ocitocina, que induz a liberação do leite pelas mamas. O estímulo foi favorável a resposta e não contrária a ela. 
· Lembre-se que as contrações uterinas foram induzidas pela presença do bebê no canal do parto e aconteceu também a liberação da ocitocina para que esse mecanismo fosse possível de acontecer.
· Outra característica do feedback positivo é o fato dele funcionar como um gatilho disparador que cessa logo após o evento acontecer. 
Feedback Negativo
	Observem que a temperatura média do corpo é de 37 °C, mas ela não é sempre a mesma. Ela pode se elevar e pode também baixar, mas existem mecanismos que a traz para a meta que é de 37 °C. Quando a temperatura sobe, acontece o aumento da perda de calor através do suor (sudorese) e quando ela baixa um pouco acontecem tremores ou calafrios que são mecanismos involuntários de gerar calor e trazer a temperatura para o objetivo central que seriam os 37 °C. 
· EXEMPLO – esse esquema descreve o controle da pressão arterial
Observe que ao contrário (negativo) tinha que acontecer a condição de aumento de pressão arterial, ou seja, a pressão9 subiu, mas ela precisa retornar a normalidade e como isso acontece? Através do feedback negativo. O aumento da pressão arterial foi captado por receptores neurais nas artérias. Esse estímulo fez com que o coração diminuísse o bombeamento e com isso aconteceu a diminuição da pressão arterial. A grande maioria dos controles que acontecem no corpo é do tipo feedback negativo. Outros exemplos bem característicos são a liberação de grande parte dos hormônios do nosso corpo, o controle do nível hídrico d corpo ou a regulação da temperatura. 
Todas as atividades, seja de termorregulação ou outra função homeostática qualquer, no processo intervêm sinalizadores celulares, que desencadeiam uma série de respostas em diferentes órgãos do corpo quando são lançados na circulação, em resposta a determinados estímulos. Geralmente causando alterações na regulação da pressão sanguínea, dos líquidos corporais e do ritmo respiratório. 
ALOSTASE 
O conceito de alostase foi proposta para descrever um processo adicional de restabelecer a homeostase. 
Tanto a homeostase quanto a alostase são endógenos, responsáveis por manter o estabelecimento interno de um organismo.
O conceito de alostase, manter a estabilidade através da mudança, é um processo fundamental através do qual os organismos ativamente ajustam, tanto para eventos previsíveis como imprevisíveis. Carga alostática refere-se ao custo acumulado para o corpo de alostase, com sobrecarga alostática, sendo um estado em que graves fisiopatologias podem acontecer. Usando o equilíbrio entre a entrada de energia e despesas como a base para a aplicação do conceito de alostase. 
Seis princípios inter-relacionados que fundamentam a alostase
· Os organismos são concebidos para ser eficientes
· A ciência exige reciprocidade de ganhos e perdas (track-off)
· A eficiência também requere ser capaz de prever as necessidades futuras
· Tal previsão requer que cada sensor se adapte para o intervalo esperado de entrada.
· A previsão também exige que cada efetor adapte a sua saída para o intervalo esperado necessário
· A introdução assistida da regulação depende do comportamento enquanto mecanismos neurais também se adaptam, nesse sentido pode se afirmar que a regulação alástica reflete, pelo menos em parte, envolvimento cefálico nos principais eventos regulatórios, em que a regulação fisiológica sistêmica é antecipada.

Continue navegando