Buscar

texto homeostase 01 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 01 - Homeostase
O que é Homeostase? 
A propriedade do ser vivo de manter relativamente constante seu meio interno é chamada de HOMEOSTASE, isso gera um EQUILIBRIO corporal. Com a homeostasia conseguimos manter constantes, como por exemplo a temperatura corporal, a quantidade de agua no organismo e a concentração de diversas substancias no nosso corpo. A homeostase é importante para a manutenção da vida, se o nosso ambiente interno mudar muito, ficando, por exemplo, muito quente ou muito frio, as reações químicas existentes podem parar, isso é incompatível com a vida. 
Conceito de Homeostasia: O corpo está a todo momento tentando manter o equilíbrio das funções vitais, físicas e bioquímicas, criando condições ideais para o funcionamento orgânico.
No organismo apresentamos dois meios físicos: 
a) Meio intra-celular – delimitado pela membrana celular. 
b) Meio extra-celular – compreende o meio intersticial “entre as células” e o meio intravascular, que corresponde ao meio no interior dos vasos. Lembramos que o meio intravascular se relaciona com o meio intersticial. O que vai no sangue em uma artéria grande, vai passar também por uma artéria menor, levando até o meio intersticial.
O que é Feedback?
É um processo que visa restabelecer o equilíbrio do meio interno de modo constante. O aumento ou diminuição de uma função (pressão arterial), provoca uma alteração (física ou química) no organismo, e esta alteração desencadeia uma reação para a correção funcional, garantindo o equilíbrio dinâmico. 
Feedback Negativo: É quando a alteração funcional se faz num sentido e a reação para a correção em outro, ou seja, a resposta do sistema de controle é oposta ao estímulo. A maior parte dos sistemas de controle do corpo atua por meio de feedback negativo. Na regulação da concentração de dióxido de carbono, a alta concentração de dióxido de carbono no líquido extracelular aumenta a ventilação pulmonar. Em outras palavras, a alta concentração produz redução da concentração, o que é negativo em relação ao estímulo desencadeante. De modo inverso, caso a concentração de dióxido de carbono caia a valores muito baixos, isso faz com que ocorra aumento por feedback dessa concentração. Essa resposta também é negativa em relação ao estímulo inicial. 
Feedback Positivo: “Caótico” O feedback positivo é mais conhecido como ciclo vicioso. O estímulo inicial produz mais estimulação do mesmo tipo, é a retro alimentação positiva observada em casos nos quais a alteração funcional e a reação se fazem no mesmo sentido, aumentando o desequilíbrio. Contrações uterinas: aumento das contrações – cabeça do feto força a passagem pela cérvix – estiramento da cérvix – sinais enviados de volta ao corpo uterino – contrações uterinas mais fortes... Até a expulsão do feto. OBS: O Feedback Positivo causa, por vezes, ciclos viciosos e morte
Um sistema vivo é uma estrutura semi-aberta ao meio externo, e que recicla matéria e energia continuamente. Estes são os atributos fundamentais para caracterizarmos um organismo vivo. 
O sistema vivo 
Autopoiesis, termo que designa os processos de funcionamento de sistemas auto-organizáveis vivos. 
Os seres vivos são um tipo particular de máquinas homeostáticas, que eles denominam de autopoiéticas. Existem sistemas que mantêm alguns de seus parâmetros, sejam imóveis, sejam ligeiramente flexíveis, no interior de um intervalo restrito de valores. É sobre esta constatação que repousa a noção fundamental de estabilidade ou de coerência de um sistema. Nos sistemas em que o mecanismo responsável pela estabilidade é interno ao mecanismo da máquina, ou seja, nos quais as fronteiras são definidas pela própria organização da máquina, tem-se um tipo especial de máquinas, chamadas de homeostáticas.
Meio Interno e a Homeostasia
Mesmo sob fortes variações do meio externo, um organismo vivo sempre tende a manter uma constância.
O termo homeostasia, formada pelos radicais gregos homeo (o mesmo) e stasis (ficar), foi criado pelo fisiologista americano Walter Canon, em 1929, inspirado no conceito de “fixidez do meio interno”, proposto por Claude Bernard em 1878, para significar a manutenção de condições estáticas ou constantes no meio interno. A homeostasia é a propriedade auto-reguladora de um sistema, ou organismo, que permite manter o estado de equilíbrio de suas variáveis físicoquímicas essenciais ou de seu meio ambiente.
Dentro do contexto celular, temos o conceito da homeostasia garantindo, por exemplo, o desempenho de uma categoria de proteínas que respondem, em grande parte, pelo funcionamento dos sistemas vivos; estas proteínas fundamentais aos sistemas vivos são as enzimas. 
Para que as enzimas possam desempenhar suas funções catalíticas, elas dependem de condições internas e ambientais ideais, tais como: temperatura, pH, osmolaridade, além de um vasto conjunto de variáveis que, uma vez mantidos dentro de uma chamada “faixa de normalidade”, viabilizam a sobrevivência das células e dos sistemas por elas compostos. 
Nas neoplasias, temos um forte comprometimento da constância do meio interno de um determinado sistema, pois os mecanismos de divisão e morte celular fogem do controle, afastando-se daquilo que se compreende como normal ou fisiologicamente esperado.
Mecanismos homeostáticos básicos
 O termo homeostasia é utilizado pelos fisiologistas para significar a constância do meio interno. No corpo humano, todos os órgãos e tecidos contribuem para a manutenção desta constância. Em síntese, os grandes sistemas contribuem de maneira particular, para a constância homeostática de todo o organismo.
 Os sistemas funcionais básicos, e suas contribuições para a homeostase do organismo, guardam relações fundamentais com os seguintes conceitos: 
• O sistema de transporte do líquido extracelular 
• A origem dos nutrientes do líquido extracelular 
• A remoção das escórias metabólicas 5 Homeostasia 
• A regulação das funções corporais 
• A reprodução
Bibliografia
www.uel.br/laboratorios/lefa/aulasfisiogeral/INTRODUCAOAFISIOLOGIA.pdf
http://www.sogab.com.br/fisiointro.pdf

Outros materiais