Buscar

Aula 04 Natureza do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Organizacional e do Trabalho I
Prof.ª. Me. Letícia Oliveira Silva
Discussão do Texto: O Trabalho, os Recursos Humanos e as Organizações.
LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. Ed. Saraiva, 2000.
“Quem nunca teve de lutar para vencer pode tornar-se inseguro”.
(Iacocca)
Segundo Locombe (2005), o trabalho é visto muitas vezes como um fardo, de que o homem trabalha para sobreviver, ou a fim de conseguir excedentes suficientes para permitir-lhe fazer as coisas que realmente gosta.
Natureza do Trabalho
É preciso considerar, porém, que:
O trabalho é parte essencial da vida do homem, lhe dá status e o liga à sociedade;
As pessoas tendem a gostar de seu trabalho e buscarem aquilo que lhe dá satisfação;
O trabalho é uma atividade social;
Natureza do Trabalho
O moral do trabalhador não tem qualquer relação com as condições materiais do trabalho. A temperatura, iluminação, ruído e umidade afetam a saúde física e o conforto e não a motivação.
Sob condições normais, o dinheiro é um dos incentivos menos importante;
O desemprego é um poderoso incentivo negativo, porque elimina o homem de sua sociedade.
A desvalorização do trabalho é devida, em parte à própria divisão do trabalho, existindo desde tempos pré-históricos, foi grandemente acentuada na Revolução Industrial, especialmente pela aplicação do taylorismo.
Só no século XX, a valorização do trabalho começou a evoluir de forma positiva.
O regime de escravidão, que perdurou por quatro séculos no Brasil, certamente contribuiu para desvalorizar a natureza do trabalho no país.
A preocupação com a qualidade do trabalho é cada vez maior, assim como a qualidade de vida. O conceito de QVT requer que as organizações sejam capazes de oferecer um trabalho qualificado em vez de tarefas, além de juntar novamente o trabalho ao indivíduo e a sua existência.
Podem-se identificar seis dimensões da natureza do trabalho:
Dimensão Fisiológica: o ser humano não é e não trabalha como máquina;
Dimensão Psicológica: o trabalho como maldição e benção;
Dimensão Social: o trabalho como vinculo social e comunitário; “sou médico, sou psicólogo”...
Dimensão Econômica: o trabalho como meio de vida e produz o capital para a economia;
Dimensão do Poder: relação de poder implícita quando se trabalha em grupo, especialmente em organizações. É necessário em qualquer organização uma autoridade pessoal;
Dimensão do Poder Econômico: o poder e a economia estão ligados. A distribuição das compensações econômicas aos membros da organização requer uma autoridade central com poder de decisão. (Teoricamente as pessoas não são obrigadas a vender seu trabalho, estão livres a dá-lo ou retê-lo.)
O trabalho traz satisfação, o desemprego é um mal terrível, um processo corrosivo, que muitas vezes, traz apatia e tira a satisfação de viver, mesmo para quem já se aposentou.
O homem um ser ativo, para ele a doença corresponde à ideologia da vergonha de parar de trabalhar.
As organizações são constituídas de pessoas. São elas que agem, que tomam as decisões. 
São as organizações que executam quase todas as atividades na sociedade moderna. 
As organizações complexas representam um dos elementos mais importantes das sociedades modernas. 
As pessoas vivem nelas: nascem em hospitais, são educadas em escolas, trabalham em empresas e divertem-se em clubes.
As Organizações
Organização é um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns.
Para que exista uma organização, é preciso que existam objetivos comuns, divisão de trabalho, fonte de autoridade e relações entre as pessoas.
Quase tudo é realizado pelas organizações. A sociedade atual é formada por elas.
Pessoas e organizações estão intimamente interligadas e dependem uma das outras.
Embora as organizações sejam constituídas por pessoas, a organização é mais do que a soma das pessoas que a constituem. Ela possuem outros componentes, gerando uma sinergia, isto é, o todo é maior do que a parcelas que o constituem. 
As organizações estão sempre mudando, pois são sistemas abertos e sofrem a influencia do ambiente no qual estão inseridas. Da mesma forma, elas interferem no ambiente, influenciando-o.
O ambiente é tudo que circunda o sistema organizacional:
Macroambiente;
Micoambiente;
Há dois tipos extremos de organização:
Sistema Mecânico: adequado a condições relativamente estáveis de tecnologia e mercado. (escola da administração cientifica)
Sistema Orgânico: apropriado a condições de mudanças que dão origem constantemente a novos problemas e requisitos imprevistos para ações, que não podem ser desmembradas e distribuídas automaticamente pelos papeis funcionais definidos dentro da estrutura hierárquica. (Escolas mais recentes)
Selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel, coopere com os demais e “vista a camisa” para produzir resultados é a responsabilidade mais importante dos administradores.
O trabalho de formar, integrar, conduzir e aperfeiçoar um a equipe pode levar vários anos e não há seguro contra a perda desse importante ativo.
A Importância dos Recursos Humanos
Além de decidir a politica de RH a ser adotada, a empresa também deve deixar claros o posicionamento e o tratamento dado às pessoas que nela trabalham.
“As pessoas são o nosso maior ativo”, aquilo que faz a empresa diferente são as pessoas que a compõem, independentemente de outros recurso que podem ser usados da mesma forma por qualquer outra empresa.
“As duas coisas mais importantes de uma empresa não aparecem nos seus demonstrativos financeiros: sua reputação e suas pessoas”.
 Henry Ford.
Pessoas competentes, talentosas e dedicadas podem obter sucesso com quase todas as estruturas organizacionais. Já pessoas medíocres, que não tem bom desempenho, serão ineficientes em qualquer tipo de organização.
Um dos aspectos mais importantes para obtenção de resultados positivos é admitir pessoas certas no momento certo a fim de formar a equipe de que a empresa necessita.
O futuro das empresas dependem, portanto de seu processo de seleção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando