Buscar

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP): UMA PROJEÇÃO E CONSTRUÇÃO JUNTAMENTE COM A COMUNIDADE ESCOLAR. 
 Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos documentos mais importante dentro do âmbito educacional, que corresponde a um conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam as práticas pedagógicas e administrativas da escola, conforme as normas do sistema educacional. A proposta pedagógica representa a instituição de ensino a qual denominam se escola, ou seja, é a identidade da instituição de ensino, sempre deve ser considerado como parte da cultura e da identidade escolar. Onde é definido os objetivos e quais nortes a seguir para alcançá-los. 
Primeiro passo se dá através da Identificação do Projeto Político-Pedagógico como documento norteador de todo o trabalho escolar; reconhecer os princípios teóricos e legais que regem o Projeto Político-Pedagógico; e perceber a articulação entre os elementos constitutivos do Projeto Político-Pedagógico: marco situacional, conceitual e operacional, bem como suas características, verificar se os demais participantes de fato participam do mesmo.
 O objetivo do projeto político pedagógico é democratizar a escola, definindo sua identidade baseado no perfil de todos que participam das atividades da instituição de ensino e na comunidade a sua volta, orientando os profissionais da instituição de ensino a e as famílias a como concretizar as ações previstas na proposta pedagógica, aquelas projetadas com objetivo de concretização conforme a previsão no (PPP). É sabido que a palavra projeto é oriunda do termo em latim projectu, que significa “algo lançado à frente”. Veiga (2013, p. 12) afirma que um projeto é um eixo norteador para realização de um ato e também pode significar desejo, propósito, intuito e busca deste ato de desejo tanto da instituição e dos envolvidos no projeto como um todo. 
Cabe destacar ainda que, no processo de construção, execução e avaliação do projeto político-pedagógico, é necessária a explicitação de um referencial teórico e metodológico básico, sendo compartilhado por professores, técnicos e toda a comunidade escolar.
O projeto político pedagógico deve sempre ser revisto quando o mesmo não mais estiver atendendo os anseios da instituição e de toda a comunidade escolar, é preciso que seja analisado juntamente com todo o corpo da unidade escolar e encontrar uma melhor forma de responder os anseios e por em prática o que foi colocado no mesmo. Exemplos de projetos que faz jus a comunidade escolar e que cria fortes laços com os mesmos, como por exemplo implantar em seus projetos a dança, a arte, a informática, os jogos, a culinária são vistos como elementos estratégicos para o enfrentamento da exclusão social e a construção de caminhos alternativos, dentre de uma infinidade de projetos que podem constar no projeto político pedagógico da instituição escolar.
O papel do gestor da escola juntamente com os demais profissionais, técnicos, professores e demais pessoal da instituição, devem buscar sempre engajar juntamente com pais e alunos e encontrar uma melhor forma de encontrar víeis para uma gestão mais participativa e que apoia a participação da comunidade local na implantação de projetos que possa vir a beneficiar a todos, como por exemplo: Horta escolar, uso do celular nas dependências da unidade escolar e diversos outros projetos de extrema importância para como um todo. 
Primeiramente a gestão participativa deve conhecer o contexto de inserção da sua unidade de ensino, definir a missão e valões da instituição, e estruturar um plano de ação om as diretrizes pedagógicas, envolver toda a comunidade em seus projetos escolares, reuniões, e dentre outros. A gestão deve conhecer a importância do processo de gestão democrática para a execução do Plano de Ação.
Por fim, construir um projeto político-pedagógico (PPP), pode exigir um trabalho de forma permanente, onde a democracia deverá fazer parte no que diz respeito a tomada de decisões que nortearão, pois como já foi ressaltado anteriormente, não se constrói um projeto com qualidade sozinho, é preciso o envolvimento de todos, para que de fato traga mudanças significativas e o desenvolvimento educacional e consequentemente a construção do indivíduo cidadão.
Relato sobre o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
“O PROERD tem por referência, o projeto D. A. R. E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos. Hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 está em todos os Estados do Brasil.O PROERD chegou ao Brasil em 1992 através da PM do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de onde o programa expandiu-se para os demais Estados”.
  Proerd no estado do Tocantins
O PROERD surgiu ainda no ano de 2002 no estado do Tocantins, tendo como iniciativa da Polícia Militar deste estado na prevenção às drogas e ações que gerem violência. Foram atendidas até o ano de 2019 no estado do Tocantins 443.478 crianças e adolescentes e 9.762 Pais, ultrapassando mais de 450 mil atendimentos. O programa possui 54 instrutores habilitados, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos e comunidade local, tendo suas apresentações amplamente divulgadas nos meios de comunicação, sendo que muitos alunos, pais e comunidade orientados através de suas ações e é um excelente projeto de combate as drogas e a violência, muitas destas no próprio ambiente do aluno. A maioria das escolas incluíram o PROERD nos seus PPP, é um dos projetos bem visto pela comunidade escolar e comunidade local de todo estado, onde os mesmos são incluídos e em execução nas instituições de ensino. E por fim, o PROERD é um programa que atende as expectativas, principalmente dos pais destes alunos e uma parceria entre escola, Polícia Militar do Tocantins e demais membros de diversas instituições, ao qual o mesmo é visto com bons olhos e um excelente projeto na vida de muitas crianças e ou alunos. 
Referências Bibliográficas
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/gestao_em_foco/gestao_escolar_unidade1.pdf
VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível. 29 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
https://novaescola.org.br/conteudo/7861/avaliacao-do-projeto-politico-pedagogico-o-que-manter-o-que-descartar
https://escolaweb.com.br/gestao-escolar/projeto-politico-pedagogico-a-importancia-de-tracar-rumos-para-sua-escola.
https://www.pm.to.gov.br/institucional/estrutura-geral/04-rgaos-especiais/proerd---programa-educacional-de-resistencia-as-drogas-e-a-violencia.

Continue navegando

Outros materiais