Buscar

DDS para a Gerdau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diálogo Diário de Segurança “DDS”
Adriano Pires dos Santos
Estagiário em Técnico em Segurança do Trabalho
Bom dia a todos! 
Meu nome é Adriano Pires e sou estagiário de Técnico em Segurança do Trabalho. No DDS de hoje falarei sobre Conscientização dos índices de acidentes de trabalho. Oque seria isso? Conscientização no dicionário Português refere se a conscientizar, tomar consciência, informar algo, ou informar se a sí mesmo sobre determinado assunto.
Um estudo realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4° região no RS, aponta alguns dados levantados no ano de 2020, expondo a gravidade do problema quanto ao nº de acidentes no trabalho. No Brasil a cada um minuto, um trabalhador sofre um acidente enquanto desempenha a função para a qual foi contratado.
Estes números apesar de serem inacreditáveis, são reais, estão a disposição de todos no site do Ministério do Trabalho. 
Mas qual a razão de tantos acidentes? Porque tantas pessoas se machucam e até mesmo perdem a vida em meio a atividade do dia a dia? 
São por essas e outras questões que nós da Segurança do Trabalho estamos aqui, para ajudar, auxiliar, fiscalizar, e aperfeiçoar as técnicas de trabalho para que não ocorram acidentes com nenhum de nossos colaboradores. 
Na Gerdau não poderia ser diferente, pois a Segurança sempre esteve em primeiro lugar quando pregamos que nenhum resultado é mais importante do que a vida e a saúde das pessoas. 
A Conscientização do trabalho seguro precisa ser transparente para todos os colaboradores e através da cultura prevencionista que alcançaremos o nosso propósito que é o de zero acidentes no trabalho. 
Todos aqui sabem diferenciar o certo do errado, ok, mas eu pergunto: Por qual razão que vocês optam por fazer o certo? Explico: 
O Cinto de segurança nos automóveis são usados pensando na segurança dos passageiros, ou porque no Brasil isso gera uma multa de R$195,23? 
A Diferença da cultura da segurança está ai! Em quanto alguns priorizam a vida e a saúde, outros preservam o dinheiro. 
Na Jornada de trabalho o exemplo é o mesmo, vocês usam os EPIs corretamennte ou apenas quando alguém da Gestão se aproxima? Quando algum encarregado, chefe, Técnico em Segurança então nem se fala. Kkk 
Aquele trabalhador experiênte que serve de exemplo para os novatos normalmente são os primeiros a entrar na estatística de acidentes. Mas por que? Descuido? Excesso de confiança? Reflitam...
Para encerrar eu vos deixo com uma reflexão: Nenhum trabalho, nenhuma méta, nenhum índice de produção será superior a falta que você fará para você mesmo e para a sua família. 
Tenham todos um Excelente dia e Bom Trabalho a todos.

Continue navegando