Buscar

APOL CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 1 - CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS – NOTA:100
“Pensar sobre cuidado, nessa concepção de integração às atividades educativas, é entender o cuidar com uma significação emocional, exigindo do profissional habilidades para as relações interpessoais”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que descreve corretamente a dimensão do termo cuidar na primeira infância:
R: E - A ação dos professores deve ser pensada de modo integrado.
“A rotina também cumpre o papel de desenvolver limites na infância, pois é por meio dela que os pequenos percebem o ambiente e as sucessões de acontecimentos que envolvem o seu cotidiano”.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre rotinas na educação infantil, de que forma podemos conhecer as opções de rotinas em centros de educação infantil? Assinale a alternativa correta:
R: C - Por meio dos planejamentos pedagógicos e no contato com profissionais da área.
“A Constituição de 1988 foi um grande avanço no que diz respeito à educação pré-escolar”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre as mudanças aplicadas na educação infantil pela Constituição brasileira de 1988, assinale a alternativa correta:
R: C - A educação infantil passou a ser subordinada a área da educação, o que representou um significativo avanço na superação de seu aspecto assistencialista.
“Podemos pensar o ato de cuidar no sentido de ajudar a criança em seus desafios, objetivando o desenvolvimento de sua autonomia”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de ação na educação infantil na qual podemos enquadrar o ato de cuidar:
R: A - O ato de cuidar torna-se uma ação pedagógica na educação infantil.
“Pensar sobre o cuidado, na concepção de integração às atividades educativas, é entender o cuidar com uma significação’. Emocional, exigindo do profissional habilidades para as relações interpessoais".
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de cuidado:
R: B - Na educação infantil, o cuidar é uma ação pedagógica.
"A partir da nova orientação sobre a educação infantil, que inclui as crianças com necessidades especiais e da atual definição de educação especial como modalidade de ensino, o MEC elaborou o RCNEI abordando, também, as estratégias e orientações para a educação desses indivíduos".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre o papel da RCNEI no ensino, assinale a alternativa correta:
R: C - Observa a individualidade de cada criança e a diversidade cultural do país.
“[...] ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada sujeito”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre os fundamentos norteadores relacionados aos princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, assinale a alternativa correta:
R: C - São: exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
"[...] é necessário observá-la e estimulá-la a usar o penico ou o vaso sanitário – que deve ser do tamanho adequado -, perguntar se ela está com vontade de ir ao banheiro, acompanha-la e ajuda-la com as roupas”.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a idade certa para estimular as crianças a deixarem as fraldas, assinale a alternativa correta:
R: E - Depende do desenvolvimento da criança.
“A educação infantil passou a ser subordinada à área da educação, o que representou um significativo avanço na superação de seu aspecto assistencialista”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a da problemática do assinale a alternativa que aponta a quem cabe o atendimento educacional da criança de ensino fundamental e educação infantil, de acordo com Constituição de 1988, assinale a alternativa correta:
R: B - Cabe aos municípios.
“[...] cuidados e educação são sistematizados e integrados por meio de recursos didáticos, lúdicos e fundamentação teórica, que fará o aluno ampliar seu conhecimento”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Educação infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem sobre a programação diária na educação infantil, assinale a alternativa correta:
R: B - Na educação infantil, a programação diária deve contemplar momentos de trabalho orientado e momentos livres.

Continue navegando