Buscar

Desafio Equipamentos de proteção individual e coletiva


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
A minimização dos acidentes ocupacionais está entre os maiores desafios para a saúde do trabalhador, tendo em vista que eles são fortemente relacionados com a integridade física e mental dos profissionais.
O surgimento de novas tecnologias, produtos químicos e outros fatores de risco mais severos torna imprescindível a adesão e o uso correto dos EPIs e dos EPCs.
Após observar a conduta profissional de Graziela, sua nova colega de laboratório, você conclui que ela tem o hábito de não utilizar alguns EPIs durante suas análises. Pensando no bem-estar de sua colega, você decide conversar com ela para tentar identificar o motivo do desuso e Graziela lhe conta que não sabe onde ficam armazenados os óculos de proteção e as máscaras e, que até o momento, não havia sido devidamente instruída pelo supervisor do laboratório em relação ao uso adequado dos EPIs.
Diante dessa situação, após conversar com Graziela e explicar onde todos os EPIs são armazenados e como eles devem ser utilizados, você se questiona sobre a atitude do supervisor do laboratório referente ao uso de EPIs. 
a) Quais são os deveres e as responsabilidades legais dos empregadores/supervisores em relação ao uso de EPIs?
b) Ao não ser informada sobre onde os EPIs são armazenados, Graziela poderia tomar alguma atitude legal caso ocorresse algum tipo de acidente?
Sua resposta
a) Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; exigir o uso de EPIs; fornecer ao trabalhador somente o equipamento com o Certificado de Aprovação; treinamento sobre o uso adequado do EPI; armazenamento correto; substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado; responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI. B) ele dever procurar seus direitos trabalhistas de acordo com as Nr. Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, incluindo férias e FGTS. Além de correr o risco de processos civil e criminal, acarretando até o embargo ou mesmo a interdição da empresa.
Enviado em: 05/03/2021 23:05
Padrão de resposta esperado
a) Os empregadores devem, obrigatoriamente, cumprir as normativas estabelecidas na NR-6. Ou seja, além de adquirirem o EPI adequado conforme o risco de cada atividade, devem exigir que o funcionário utilize seus equipamentos. Ademais, é de responsabilidade do empregador/supervisor orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação dos equipamentos.
b) O empregador/supervisor, ao não fiscalizar a utilização dos EPIs por seus funcionários, está sendo negligente e, portanto, assumindo o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esse tipo de conduta pelo empregador pode implicar em processo civil e criminal por omissão. O valor da multa é determinado conforme o risco que o profissional está exposto, que também será indenizado de acordo com o tipo de acidente.

Mais conteúdos dessa disciplina