Buscar

Prévia do material em texto

1.
	Ao decidirmos onde morar e qual estilo de vida preferimos, devemos considerar que existem diversos fatores a serem levados em conta, como empregabilidade, interação social e saúde. Os estilos de vida rural e urbano variam de muitas formas e os indivíduos podem fazer uma escolha entre os dois, considerando os aspectos relacionados a cada estilo de vida. A cidade e o campo proporcionam às pessoas diferentes oportunidades que nos permitem distinguir o modo de vida rural do modo urbano. Sobre os modos de vida citados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modo de vida rural.
II- Modo de vida urbano.
(    ) A esmagadora maioria das pessoas cumpre horários muito rígidos e a oferta de atividades de ocupação de tempo livre é muito diversificada.
(    ) Valorizam-se as tradições, como festas populares e pratos típicos.
(    ) Há uma grande diversidade de hábitos e valoriza-se o que é moderno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II.
	 b)
	II - I - I.
	 c)
	I - II - I.
	 d)
	II - I - II.
	2.
	O estudo realizado pelo professor e pesquisador brasileiro Róber Iturriet Avila demonstrou que a a ciência econômica faz apologia ao egoísmo. O autor concluiu que o homem ficou, sob o aspecto teórico, mais egoísta e foi despreocupando-se dos demais agentes da sociedade. Ele passa de independente a autocentrado, de autocentrado a isolado, de isolado a egoísta, de egoísta a amoral e, finalmente, de amoral a imoral. Persiste, dessa maneira, a concepção que é também traduzida em apologia ao egoísmo e é associada à corrupção e à fraude. Parece, portanto, relevante retomar esse tema e desconstruir a noção de homo economicus tal como foi solidificada, uma vez que tal conceito carrega aspectos contraditórios e mesmo deletérios. Com relação às relações de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	A concepção da ideia do "Homo economicus" supervalorizou a produção de riqueza, o que contribui para a valorização da moral tradicional do trabalho.
	 b)
	A relação do homem com o trabalho está atualmente relacionada, em sua grande maioria, com a produção industrial nas grandes cidades, o que reforça a ideia do homem operário.
	 c)
	O trabalho passou a ser realizado mais no interior das casas do que nas indústrias, em consequência da globalização e novas formas de valorizar a moral do trabalhador.
	 d)
	As relações de trabalho são manifestações do acúmulo de poder e riqueza dos trabalhadores, em consequência da visão econômica que se tem do trabalho voluntário.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	3.
	Ao estudarmos ecologia, nos deparamos com vários conceitos e definições acerca dos estudos que envolvem as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico e inorgânico no qual vivem. Ao conjunto de indivíduos semelhantes funcional e bioquimicamente, fenotipicamente similares, que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis, denominamos de:
	 a)
	Comunidade.
	 b)
	População.
	 c)
	Espécie.
	 d)
	Ecossistema.
	4.
	Saneamento é um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, bem como o manejo das águas pluviais urbanas. O saneamento básico em centros urbanos é um tema que vem sendo muito discutido. Sobre o saneamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Doenças podem ser veiculadas pela água e pelo esgoto quando não há tratamento.
(    ) A poluição atmosférica das grandes cidades pode afetar toda a sua população.
(    ) O mau cheiro da água não aponta riscos de disseminação de doenças.
(    ) As faixas sociais de menor renda normalmente estão mais expostas à água contaminada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	O sistema de saúde brasileiro engloba uma rede de serviços prestados por diferentes instituições aos cidadãos. O fortalecimento da política pública de saúde depende de investimentos que assegurem as ações e programas que impulsionem os indicadores de saúde a um nível favorável. Neste sentido, no Brasil, temos um sistema de saúde que engloba uma rede de serviços prestados por instituições. Sobre essas instituições, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apenas do terceiro setor.
	 b)
	Públicas e privadas.
	 c)
	Apenas privadas.
	 d)
	Apenas públicas.
	6.
	Atualmente, a tecnologia está em todos os meios, incluindo o meio científico. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos científicos, bem como industriais. No entanto, não podemos confundir a tecnologia com a ciência. Sobre a tecnologia, analise as sentenças a seguir.
I- Conhecimentos práticos sobre como usar recursos materiais.
II- Conhecimento abstrato.
III- Teorias sobre como o processo do conhecimento se constrói.
IV- Teorias e paradigmas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	O feminismo tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Essas conquistas se dão pelas grandes revoluções, como a Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, e foram reivindicadas por elas, pois acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs. Algumas conquistas podem ser registradas como consequência da participação da mulher nesta revolução, um exemplo é o divórcio, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Houve momentos na história da humanidade, como na Idade Média, em que a mulher tinha direitos mais abrangentes, como acesso total à profissão e à propriedade, além de chefiar a família. No entanto, foram diminuindo com o advento do capitalismo. De modo geral, quase sempre houve hegemonia masculina nos diferentes espaços públicos e da mulher no espaço doméstico. As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que "lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos".
O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal, garantindo a igualdade de direitos. Sobre o que buscam esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direitos contratuais e de propriedade iguais entre homens e mulheres.
(    ) Direitos legais das mulheres, como votar, licença-maternidade, salários iguais aos dos homens.
(    ) Direitos de estudos e questionamento com relação à opressão.
(    ) A diversidade cultural e a diferença cultural entre o machismo e o feminismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/>. Acesso em: 10 ago. 2015.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	A cultura, assim como a arte, é dinâmica, vai mudando conforme o tempo e o espaço. A cultura deve ser estudada a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Sobre essas três concepções de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura erudita.
II- Cultura popular.
III- Cultura de massa.
(    ) Cultura proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
(    ) Cultura ligada às novas tecnologias e com os meios de comunicação.
(    ) Cultura relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente emespaços formais de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	Analise as regiões a seguir:
Na Região Sudeste, os principais elementos da cultura regional são: Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, Bumba meu boi, Carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, Folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza etc.
A Região Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa; a tirana e o anuo, de origem espanhola; a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o Boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária, estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	 a)
	A cultura da diversidade das regiões do país se destaca apenas pela cor da pele, raça e religião.
	 b)
	A diversidade e as diferenças culturais não são apenas o que se vê a olho nu, mas também a cultura construída socialmente, por um período longo, construídas pelas relações pessoais, assim como sociais, mas nem sempre é de comum acordo.
	 c)
	Pode-se dizer que a diversidade em sua totalidade engloba uma única cultura no território inteiro do Brasil.
	 d)
	Sobre a diversidade pode-se dizer que é uma mudança de culturas combinadas entre várias raças, clero, religião e sociedade, desenvolvendo motivos para mudanças sociais.
	10.
	Em tempos de internacionalização das indústrias, as estratégias competitivas e as competências essenciais de cada companhia são testadas ao limite extremo. Cada vez mais, o coletivo se torna mais importante que o individual, e a competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas. Com relação às tendências organizacionais do nosso tempo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/12/19/efici%C3%AAncia-coletiva/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	Uma empresa moderna aproveita o conhecimento diversificado de seus colaboradores e promove o trabalho em rede, configurando assim um exemplo de cibercultura.
	 b)
	A cibercultura visa à interconexão para a interatividade, com o objetivo comum de buscar a inteligência coletiva, exclusivamente para o governo.
	 c)
	As comunidades virtuais são constituídas por especialistas na área de informática e comunicação, o que garante o sucesso de uma empresa do ramo da educação.
	 d)
	O investimento em tecnologias de comunicação de ponta é o caminho mais indicado para melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas e empresas privadas, pois o custo é acessível para todo o país.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	11.
	(ENADE, 2016) Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência. Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros. Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência:
I- O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
II- Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais, a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência.
III- A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2010) Conquistar um diploma de curso superior não garante às mulheres a equiparação salarial com os homens, como mostra o estudo "Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas", divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o trabalho embasado na Pesquisa Mensal de Emprego de 2009, nos diversos grupamentos de atividade econômica, a escolaridade de nível superior não aproxima os rendimentos recebidos por homens e mulheres. Pelo contrário, a diferença acentua-se. No caso do comércio, por exemplo, a diferença de rendimento para profissionais com escolaridade de onze anos ou mais de estudo é de R$ 616,80 a mais para os homens. Quando a comparação é feita para o nível superior, a diferença é de R$ 1.653,70 para eles. Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações seguintes:
I- Quanto maior o nível de análise dos indicadores de gêneros, maior será a possibilidade de identificação da realidade vivida pelas mulheres no mundo do trabalho e da busca por uma política igualitária capaz de superar os desafios das representações de gênero.
II- Conhecer direitos e deveres, no local de trabalho e na vida cotidiana, é suficiente para garantir a alteração dos padrões de inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III- No Brasil, a desigualdade social das minorias étnicas, de gênero e de idade não está apenas circunscrita pelas relações econômicas, mas abrange fatores de caráter histórico-cultural.
IV- Desde a aprovação da Constituição de 1988, tem havido incremento dos movimentos gerados no âmbito da sociedade para diminuir ou minimizar a violência e o preconceito contra a mulher, a criança, o idoso e o negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/03/08>. Acesso em: 19 out. 2010 (com adaptações).
	 a)
	I e II.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I, III e IV.