Buscar

Metodologia da Pesquisa AOL4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia da Pesquisa - 20211.A
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
1)Leia o trecho a seguir:
“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.”
Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/download/1012/762>. Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
a) está utilizando o método indutivo
b) está utilizando o método dialético.
c) está utilizando o método fenomenológico.
d) está utilizando o método dedutivo.
e) está utilizando o método de campo.
2) Leia o trecho a seguir:
“Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.”
Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em <https://www.univates.br/media/Etica/leituras/Planejamento-da-pesquisa.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.
II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.
III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.
IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e IV.
b) I, II e III.
c) I, III e IV.
d) II e III.
e) I e IV.
3) Leia o trecho a seguir:
“Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto de pesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamento que guia o pesquisador.”
Fonte: SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA; C. D. DE; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho. 2009. Disponível em: <https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/download/6/pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que a pesquisa documental é elaborada a partir de: 
a) planilhas com dados estruturados e categorizados.
b) entrevistas realizadas em pesquisa de campo.
c) estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
d) levantamento de publicações em bases de pesquisa como BIREME e LILACS.
e) materiais sem tratamento analítico, reportagens, contratos, diários, etc.
4) Leia o trecho a seguir:
“Em sentido amplo, [...] ‘método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos’. Desta forma, todo trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método.” 
Fonte: DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13. 2008. Disponível em: <http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/168069/mod_forum/attachment/271244/MONOGRAFIAS%20M%C3%89TODOS%20QUANTITATIVOS%20E%20QUALITATIVOS.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los.
Porque:
II. Ela utiliza técnicas de dados como a observação participante, história ou relato de vida, entrevista e outros.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5) Leia o trecho a seguir:
“Este trabalho tem como motivação básica redirecionar a pesquisa em administração, tomando mais efetiva sua contribuição ao desenvolvimento. Propõe-se uma estratégia de pesquisa que procura reorientar o esforço acadêmico para o entendimento de problemas e a melhoria de condições sociais através da aproximação e do comprometimento dos pesquisadores com as comunidades pesquisadas.”
Fonte: CAMPOS, A. M. Pesquisa: relevância social, cooperação e abertura a aprendizagem. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 141-145, Dez. 1984. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901984000400023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Interesses e motivações de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A justificativa para a realização de uma pesquisa será plausível quando revelar os interesses pessoais do pesquisador.
Porque:
II. Isso é o suficiente para o financiamento público e/ou privado de uma pesquisa.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições falsas.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
6) Leia o excerto a seguir:
“A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.”
Fonte: BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/18027/16976+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre entrevista, pode-se afirmar que, se o pesquisador visa abordar realidades pouco conhecidas, recomenda-se o tipo de entrevista:
a) sem qualquer estrutura, pois oferece linhas de
pensamento, argumentação e categorias ao entrevistado.
b) menos estruturada possível, a fim de coletar os dados junto a informantes-chave que podem ser especialistas no tema em estudo.
c) semiestruturada a fim de preencher as categorias pré-definidas em uma planilha.
d) mais estruturada possível, contando com todas as categorias e níveis pré-definidos.
e) por pauta, a fim de que o entrevistado possa preencher o questionário e suas opções restritas.
7) Leia o trecho a seguir:
“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”
Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
a) cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.
b) pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região.
c) o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.
d) a presença de lideranças políticas é indispensável.
e) a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.
8) Leia o trecho a seguir:
“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”
Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) Interesse pessoal do pesquisador.
2) Relevância Científica.
3) Aumento da viabilidade de realização da pesquisa.
4) Relevância Social.
( ) Novos métodos para purificação da água salgada. 
( ) Água de maior qualidade entregue aos cidadãos.
( 1 ) Comprometimento no fornecimento de água potável e corrente durante a infância do cientista.
( 3 ) Há financiamentos em instituições de fornecimento de água para pesquisas afins.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 2, 4, 3, 1.
b) 3, 4, 2, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2, 4.
e) 2, 4, 1, 3.
9) Leia o trecho a seguir:
“Descartes, por meio do método [...], buscou apresentar uma nova forma de se realizar uma pesquisa científica, abstendo-se do sobrenatural e tentando, ao máximo, ater-se ao seu método, para, por meio da razão buscar um conhecimento que ele intitulou como verdadeiro. Para ele, não existe um pensamento comum. Verdadeiro. Nem alma elevada suficiente que obtenha o dom da clarividência.”
Fonte: BORGES, D. M. Método dedutivo, indutivo ou comparativo. Qual o mais adequado
à pesquisa do direito internacional do meio ambiente? Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, n. 6, p. 85-101, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/download/1146/DanielN6.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, podemos afirmar que, ao partir de um conhecimento geral para entender algo específico, o cientista lança mão do método:
a) dedutivo.
b) quantitativo.
c) qualitativo.
d) dialético.
e) indutivo.
10) Leia o trecho a seguir:
“Escritores experientes organizam a introdução com o intuito de despertar o interesse do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura. Quem escreve quer ser lido, citado e espera que suas informações sejam úteis para a coletividade. No intuito de agradar leitores e editores científicos, o texto deve ter certas características, entre as quais, concisão, clareza, exatidão, sequência lógica e elegância. Os editores científicos apreciam introduções curtas, mas com informações suficientes e adequadas. Para conseguir texto com tais atributos, é bom lembrar as três regras para bem escrever: revisar, revisar, revisar.”
Fonte: PEREIRA, Mauricio Gomes Pereira. A introdução de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, v.21 n.4 Brasília dez. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742012000400017>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre introdução em Pesquisa científica, analise os passos a seguir e ordene-os de 1 a 5, sendo o 1 o primeiro e 5 o último passo, de acordo com a sequência de etapas que um cientista deve seguir:
a) ( ) Justificativa.
b) ( ) Formulação do problema.
c) ( ) Fundamentação teórica.
d) ( ) Determinação de objetivos.
e) ( ) Definição do tema.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 2, 1, 5, 4, 3.
b) 1, 4, 3, 2, 5.
c) 5, 2 ,3, 1, 4.
d) 1, 2, 5, 4, 3.
e) 4, 2, 5, 3, 1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando