Buscar

Economia prova discursiva

Prévia do material em texto

Em economia, os "bens" podem ser classificados em bens livres ou em bens econômicos. Os bens econômicos são caracterizados pelo esforço humano para obtê-los, pela escassez e por possuírem um preço, ou seja, sua obtenção implica sempre em um custo. Estes bens podem ser classificados em bens materiais e bens imateriais ou serviços. Disserte sobre a diferença entre bens materiais e bens imateriais ou de serviços, dando exemplo de cada um deles.
	Resposta Esperada:
Os bens materiais são bens tangíveis, ou seja, a eles é possível atribuir peso, altura etc. Como exemplos de bens materiais, podemos destacar: alimentos, roupas, livros, casas, veículos etc. Os bens imateriais, também chamados de serviços, são bens intangíveis, ou seja, não podem ser tocados, nem medidos. Como exemplo de bens imateriais podemos citar: atendimentos médicos, serviços de advogados, serviços de transportadoras, segurança pública etc.
	2.
	A macroeconomia preocupa-se com os grandes agregados econômicos. Ela se materializa através dos instrumentos de política macroeconômica. A maneira como o governo combina estes instrumentos define a matriz econômica de um determinado governo. Há pelo menos quatro instrumentos de política macroeconômica: política fiscal, política monetária, política cambial e comercial e política de rendas. Descreva cada um dos instrumentos de política macroeconômica que foram expostos.
	Resposta Esperada:
*Política fiscal: relaciona gastos e despesas do governo. É representada pelos instrumentos de arrecadação de tributos e pela política de gastos do governo. A política fiscal de um governo pode ser expansiva, por exemplo, a redução de impostos para estimular a economia e restritiva como o aumento de impostos e a contração dos gastos públicos.
Política monetária: tem como objetivo controlar a liquidez do sistema econômico, aumentando ou diminuindo a quantidade de moeda à disposição dos agentes econômicos. O governo pode utilizar uma política monetária contracionista ao retirar moeda dos agentes econômicos ou utilizar uma política monetária expansiva, aumentando o estoque de moeda nas mãos dos agentes econômicos. Atual também na regulamentação do crédito e definição da taxa de juros.
Política cambial: é a atuação do governo nas taxas de câmbio. O governo pode optar por taxas de câmbio fixas ou flexíveis. Por estimular ou desestimular as importações e exportações.
Política de rendas: são medidas para estimular a distribuição de renda e a promoção da justiça social. Utilizada, sobretudo, para aumentar o poder de compra da população, principalmente a população de baixa renda.

Mais conteúdos dessa disciplina