A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Auditoria e Controle no Setor Público (GPU26)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
Auditoria e Controle no Setor Público (GPU26)
Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649073) ( peso.:3,00)
Prova:
26717239
Nota da Prova:
10,00
Legenda: Ícone representando resposta correta Resposta Certa Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada 
1.	A evolução histórica de alguns conceitos e práticas dizem muito sobre a sua posição atual. No entanto, demonstram as motivações primordiais que deram a base ideológica e filosófica. Vários acontecimentos possibilitaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil, EXCETO:
fundo_transparente_16x16.png a)	Filiais e subsidiárias de empresas estrangeiras no Brasil.
fundo_transparente_16x16.png b)	Financiamento de empresas brasileiras por instituições estrangeiras e internacionais.
fundo_transparente_16x16.png c)	Crescimento das empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades econômicas.
Ícone representando resposta correta d)	Obrigatoriedade da auditoria independente após a criação da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
2.	Para conseguir uma gestão eficaz e eficiente do serviço profissional do auditor, é necessário levar em consideração três atitudes complementares entre si: atitude mental, profissional e preventiva. Essas três atitudes fazem parte da base da gestão do auditor. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- É necessário conhecimento técnico e estudo contínuo nas áreas de atuação, e assim manter as competências necessárias, visando manter uma atitude profissional positiva.
II- É necessário que o auditor esteja atento e concentrado nas informações, controles e documentos relevantes, visando prevenir ou diminuir erros para futuros ajustes, assim, manter uma atitude preventiva.
III- É necessário aprimoramento pessoal e ter conhecimento sistêmico sobre todas as atividades da organização, focando no conhecimento profissional de cada uma das atividades dos processos produtivos e, assim, atingir uma atitude profissional.
IV- É necessário manter o equilíbrio mental para poder manter a concentração e conseguir elaborar uma análise crítica, conseguindo verificar possíveis riscos e erros e, assim, manter uma atitude mental.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	As sentenças I, II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
3.	Para conseguir uma auditoria com resultados eficazes, é necessário ter procedimentos de controles internos bem definidos. Nesse sentido, foi desenvolvida a Instrução Normativa nº 1, de 6 de abril de 2001, por meio da qual se definem as diretrizes, os princípios e as normas técnicas para ter as ferramentas técnicas de controle interno. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos procedimentos de auditoria interna são os testes de observância, por meio destes é observado o funcionamento e o cumprimento dos processos.
( ) Um dos procedimentos de auditoria interna são os testes de avaliação, por meio destes é avaliado o correto funcionamento e cumprimento das atividades.
( ) Um dos procedimentos são os testes substantivos; por meio destes, analisam-se as evidências, a suficiência e a validação de dados gerados.
( ) Um dos procedimentos são os testes qualificativos; por meio destes, avalia-se a eficácia das atividades em função dos objetivos almejados
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	F - V - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	F - F - F - V.
Ícone representando resposta correta c)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png d)	V - V - F - F.
4.	O Tribunal de Contas por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM) faz o controle do gasto público das atividades operativas dos municípios, tal como a despesa gerada nas frotas destes. Esse controle demanda de um alto grau de detalhamento e particularidades de cada um dos municípios. Um desses detalhes apresenta o problema de como fazer o controle de doações de pessoas jurídicas e físicas. Assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	As doações podem ser identificadas por meio do leiaute Entradas de Combustível Extraorçamentária, por meio deste o SIM tem a ferramenta de controle do volume de combustível doado e seu impacto no orçamento do Estado.
fundo_transparente_16x16.png b)	O SIM procura identificar as doações vindas das empresas com o intuito de saber se há variações negativas no consumo de combustível e assim evitar gastos que estejam fora da meta do orçamento anual público.
fundo_transparente_16x16.png c)	Com o intuito de identificar doações que estejam comprometendo a independência das entidades públicas, o SIM exige o uso do leiaute Entrada de Combustível Extraorçamentária, assim identifica o volume de combustível doado.
Ícone representando resposta correta d)	O Tribunal de Contas elaborou o leiaute Entradas de Combustível Extraorçamentária vindas das doações de pessoas jurídicas e físicas, visando analisar o impacto destas doações no estoque inicial e final requeridos no leiaute Controle de Estoque de Combustível.
5.	Muitas são as técnicas de auditoria, evidentemente, que o uso delas, estreitam e minimizam o erro. Várias são as técnicas, mas a escolha está condicionada ao objeto, ao tipo de organização, ao segmento da questão, se é de ordem financeira, procedimentos técnicos, interações humanas, entre outros. Com relação as técnicas, a Correlação das Informações Obtidas utiliza um método. Qual seria a função desse método?
Ícone representando resposta correta a)	Procura informações de diferentes fontes em busca de comparações e evidências.
fundo_transparente_16x16.png b)	Procura verificar junto às fontes externas, fidedignidade as informações obtidas internamente.
fundo_transparente_16x16.png c)	Procura revisar cálculos e confirmar seus valores.
fundo_transparente_16x16.png d)	Procura verificar registros e relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados.
6.	Dependendo do processo produtivo e do modelo de gestão de uma empresa, existem diversos tipos de auditoria. Um destes modelos está voltado à extensão do trabalho a ser desenvolvido. Sobre a auditoria geral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Este é um modelo de auditoria executada levando em consideração todos os itens que fazem parte do patrimônio da empresa.
( ) Ao final do trabalho da auditoria parcial, o auditor emite sua opinião sobre as demonstrações contábeis em conjunto e sobre os registros no qual se originaram (na íntegra, de acordo com todos os registros auditados).
( ) É um modelo que visa, entre outras coisas, a proteger e velar os interesses dos acionistas e/ou investidores.
( ) Este tipo de auditoria atua na verificação dos registros contábeis na sua parcialidade, pois não contempla a íntegra, o que demanda menor tempo para análise e verificação dos dados por parte do auditor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	V - F - V - V.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - V - F - F.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - V - V - V.
Ícone representando resposta correta d)	V - F - V - F.
7.	No âmbito público existem práticas que vêm se adotando há muito tempo ao longo das diversas entidades públicas, práticas que podem gerar perda de valor patrimonial das entidades públicas, ou seja, dos bens públicos. Hoje, uma das ferramentas que ajudam a preservar o bem público é o uso da informação vinda dos dados das diversas atividades. Assim, o uso dessa informação ajuda nos processos de controle e auditoria. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As entidades públicas agem em função de seus interesses organizacionais, é por isso que os órgãos de controle devem obter as informações fidedignas