Buscar

APARELHO UROGENITAL -APS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 1
a) Observe a imagem abaixo referente a um exame de urografia excretora em um indivíduo que não apresenta nenhuma disfunção das vias urinárias e identifique as estruturas enumeradas de 1 a 4.
1. RIM
2. PELVE RENAL
3. URETER
4. BEXIGA
b) Observe o exame de imagem referente a urografia excretora apresentada no caso clínico 1 e faça uma análise comparativa entre as estruturas que foram afetadas, correlacionando com as causas que provocaram a insuficiência renal crônica nesse paciente e o desfecho clínico que culminou na necessidade de hemodiálise e transplante renal.
Resposta: Dilatação da pelve e ureter e obstrução quase total da Junção pielo-ureteral (JUP) . 
c) Os exames clínicos apresentados no caso clínico 1 revelaram aumento das concentrações plasmática de ureia e creatinina plasmáticas. Faça uma pesquisa a respeito dos valores de referência plasmática desses metabólitos nitrogenados e suas respectivas vias metabólicas.
Resposta: A creatina é um metabólico utilizado para armazenamento de energia no músculo na forma de fosfocreatina , e sua degradação para creatinina ocorre de maneira constante , ao redor de 2% do total de creatina diariamente . Por isso , os níveis de creatinina plasmáticos refletem a taxa de filtração glomerular , de forma de níveis altos de creatinina indicam uma deficiência na funcionalidade renal . Além disso , ela não é afetada pela dieta nem pelo catabolismo proteico e aumenta pouco em casos de desidratação ou falha cardíaca a não ser em casos severos . Entretanto aumenta de forma significativa e rápida na insuficiência renal.
d) Analise as respectivas taxas de depuração da ureia e creatinina e explique porque esses metabólitos nitrogenados são utilizados como marcadores de função renal.
Resposta:
Como a ureia sofre o processo de reabsorção tubular, após a filtração, e o mesmo não acontece com a creatinina, qualquer condição que estimule a reabsorção tubular de sódio irá levar ao aumento sérico de ureia desproporcionalmente ao da creatinina. Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequena secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando