Buscar

Ceticismo: Investigação e Dúvida

Prévia do material em texto

Ceticismo 
(do gr. skeptikós: aquele que investiga) 
Concepção segundo a qual o conhecimento do real é impossível à razão humana. Portanto. o homem deve renunciar à certeza, suspender seu juízo sobre as coisas e submeter toda afirmação a uma dúvida constante. Oposto a dogmatismo. 
OBS - Dogmatismo 
Toda doutrina ou toda atitude que professa a capacidade do homem atingir a certeza absoluta; filosoficamente, por oposição ao ceticismo, o dogmatismo é a atitude que consiste em admitir a possibilidade, para a razão humana, de chegar a verdades absolutamente certas e seguras. 
No sentido vulgar, atitude que consiste em afirmar alguma coisa, de modo intransigente e contundente, sem provas nem fundamento.
Historicamente. o ceticismo surge na filosofia grega com Pirro ele Élis. Há, no entanto, várias vertentes no ceticismo clássico. Sexto Empírico, seu principal sistematizador, defende a posição da Nova Academia. segundo a qual se a certeza é impossível. devemos renunciar às tentativas de conhecimento do ceticismo pirrônico, o qual embora reconhecesse a impossibilidade da certeza, achava necessário continuar buscando-a. 
Tradicionalmente distinguem-se no ceticismo três etapas: a epoche. a suspensão do juízo que resulta da dúvida; a zétesis, a busca incessante da certeza: e a ataraxia, a tranquilidade ou imperturbabilidade que resulta do reconhecimento da impossibilidade de se atingir a certeza e da superação do conflito de opiniões entre os homens. Na concepção cética, portanto. a especulação filosófica retornaria ao senso comum e à vida prática.
Pirro (c.365-275 a.C.) 
O filósofo grego Pirro de Élis foi o fundador do ceticismo propriamente dito. Sua doutrina, eminentemente prática, pode se resumir nas seguintes proposições: 
sobre todas as coisas, devemos suspender nosso juízo, nada devemos afirmar ou negar (é a dúvida universal dos sofistas); 
tudo o que se apresenta como verdade não passa de hábito e convenção; 
precisamos distinguir entre os fenômenos e as causas incognoscíveis: é indiscutível que sinto o gosto do mel, mas não posso apreender a relação entre minha sensação e a natureza do mel; 
consequência prática: a indiferença absoluta em relação a tudo, uma vez que nada é bom ou mau em si, não há lugar para preferir uma coisa à outra; tudo é indiferente, eis o segredo da felicidade. 
Pirronismo
Termo derivado de Pirro de Élis, fundador da escola cética, designando uma forma de ceticismo radical, que defende não só a suspensão (epoché) da crença em algo, por ser impossível a certeza, mas também a suspensão do próprio juízo, já que tudo o que pode ser afirmado pode ser negado com igual razão. Só assim seria possível atingir-se a paz de espírito, a ataraxia, ou imperturbabilidade
Nova Academia 
Escola de filosofia da Grécia antiga, representando a fase cética do pensamento da Academia fundada por Platão (388 a.C.). A Nova Academia foi fundada por Arcesilau (316-321 a.C.) e foi adiante com Carnéades (c.215-129 a.C.) O seu sistema filosófico inspira-se no lema socrático "Só sei que nada sei", para atacar o dogmatismo dos estóicos e defender uma concepção segundo a qual a certeza é impossível; portanto. devemos suspender nosso juízo sobre as coisas, podendo apenas nos aproximar progressivamente da verdade

Continue navegando