Buscar

Teorias do território

Prévia do material em texto

Teorias do território
O elemento material do estado é o território, o nde ele exerce su a sobe rania, é a base espacial do poder jurisdicional. O estado tem um povo, e é necessário delimitar a atuação desse estado não só geograficamente, mas sobre as pessoas e seus bens O conceito de território é muito mais do que a delimitação geográfica pura pois abrange o espaço aéreo, mar territorial, plataforma continental, navios, aeronaves, com isso afirmamos então que o conceito de território é jurídico. 
Território Patrimônio 
Define como teoria patrimonial, em que não se separava nitidamente imperium e dominium e assim o território era tido como coisa do Estado.
Território Objeto 
A teoria do território objeto define o território como direito real de caráter público, um direito especial, eminente, soberano. Em sua exterioridade, o território é objeto frente ao Estado.
Território espaço
Território é todo espaço em que o Estado exerce a soberania, isto é, onde o seu ordenamento jurídico tem eficácia e validade. 
Território competência
 território é definido como âmbito de validação da norma, como “delimitação espacial da validez das normas jurídicas”. A soberania estatal sobre os territórios, atualmente, é limitada pelos valores e interesses globais, a exemplo do patrimônio cultural, histórico e natural.
Diferença entre dominium e Imperium
Dominium define o território como propriedade do Estado; já o imperium conserva o caráter essencialmente político da soberania sobre o território
Como fica a situação de:
Aeronaves e embarcações em território estrangeiro
 A soberania do Estado alcança a altitude necessária à sua defesa e proteção. Na Conferência de Chicago (1944) definiu-se a liberdade de voo ou trânsito inofensivo de aeronaves civis, exceto sobre áreas militarizadas.
Representações diplomáticas
A embaixada é a representação oficial de um governo dentro do território de outra nação e configura-se como um território estrangeiro em um solo nacional, segundo estudiosos de algumas áreas do conhecimento. Outras áreas definem embaixada segundo a inviolabilidade diplomática, ou seja, a representação diplomática que se encontra em uma propriedade não deve ser violada em território estrangeiro. Portanto, não se refere ao espaço físico em si, mas sim ao que ele representa.

Continue navegando

Outros materiais