Buscar

Resumo Leontiev

Prévia do material em texto

1) b-)	Podemos definir que há 3 maneiras do ser, sendo elas os seres inorgânicos, os orgânicos e o ser social. Na gênese do ser social, a medida que o ser humano apresenta uma sociabilidade (linguagem articulada; ciência, educação) ao tratar da sua genese, podemos colocar neste momento o trabalho faz com que ficamos perdidos sobre a evolução em si e a sua necessidade para a reprodução do ser social, aonde nos distanciamos da nossa natureza. A partir da ontologia do ser social, através da esfera trabalho (que é uma condição inalienável do genero humano) e que todas as categorias e mediações criadas pelo genero humano - e que também os distanciam - das barreras naturis, só forma possíveis pois houve um salto ontológivo do trabalho, que permitiu uma constante modificação do que já é existente e principalmente para a criação do “novo”, essas constantes modificações fizeram com que a evolução se distancie das barreiras naturais afim demodificar e transformar a natureza causando uma elevação do ser, saindo da sua forma primitiva e ido até o homo sapiens. Neste caso a partir da sociabilidade de Natasha com os seres humanos, podemos crer que a sociabilidade dela fará com que ela se 
distancie das barreiras naturais acerca da sua criação com cães.
A educação física de uma maneira histórico dialética pode contribuir de maneira a instrumentalizar o individuo de ferramentas que contribuam para a sua disposição humana genérica, na medida que os jogos e atividades como a dança se internalizem no homem pela via das emoções/afeto, sendo que isto contribui para que individuo possa então criar uma consciencia para si. Deste modo a partir do momento que a Educação Física tem meios de instrumentalizar e utilizar de ferramentas para isso, ela iria de alguma formar contribuir para que a natasha adquirisse uma disposição humana genérica, favorecendo ela a desenvolver suas habilidades inerentes ao ser humano.
O homem se difere dos seus antepassados animais, a parti do momento que existiu a “hominização” isto resultou da passagem à vida numa sociedade organizada na base do trabalho, sendo assim este salto mudou a sua natureza e marcou o início de um desenvolvimento, neste momento começa a se respeitar as leis sócio-históricas. O trabalho e a vida em sociedade são duas características da vida humana que vão permitir um salto de qualidade no desenvolvimento humano. O homem liberta-se de suas limitações biológicas para “inventar” a condição humana. A educação Física tem por finalidade transmitir o conhecimento científico, passando de uma simples prática social em si, para uma pratica social para si. Temos então que a prática pedagógica para NAtasha, deve preconizar e assim apresentar elementos concretos que possibilitem a ela compreender e intervir na totalidade concreta do mundo real. Sendo que isto só é possível se a Natasha compreender a essencia dos fenomenos e dos objetos constituidos socialmente pelo conjunto dos homens que foi colocado ao longo da história. Sendo assim, se o homem se contitui como um “ser em movimento” deveria ser trabalhado com ela um conjunto de práticas que deve ser assimilada pela mesma, fazendo com que se adquira e entenda a essencia do “movimento”.
O homem se difere dos seus antepassados animais, a parti do momento que existiu a “hominização” isto resultou da passagem à vida numa sociedade organizada na base do trabalho, sendo assim este salto mudou a sua natureza e marcou o início de um desenvolvimento, neste momento começa a se respeitar as leis sócio-históricas. O trabalho e a vida em sociedade são duas características da vida humana que vão permitir um salto de qualidade no desenvolvimento humano. O homem liberta-se de suas limitações biológicas para “inventar” a condição humana. Queremos com isso frisar a idéia de que as habilidades e os comportamentos humanos, a partir daquele momento, não estavam mais previstos pelo código genético. Por isso dizemos que o homem não estava mais submetido às leis biológicas e sim a leis sócio-históricas. 
A teria da curvatura da vara, podemos colocar que para se endireitar uma vara que se encontra torta não basta colocá-la na posição correta mas, é necessário curvá-la do lado oposto, no caso da Natasha é necessário abalar as certezas, desautorizar o senso comum que ela possui. E para isso nada melhor do que demonstrar a falsidade daquilo que é tido como obviamente verdadeiro demonstrando ao mesmo tempo a verdade daquilo que é tido como obviamente falso, neste caso será necessario trabalhar com ela a “sociabilidade”, fazendo com que ela entenda e evolua, neste momento podemos lembrar de Leontiev, que coloca que “O homem se difere dos seus antepassados animais, a partir do momento que existiu a “hominização” isto resultou da passagem à vida numa sociedade organizada na base do trabalho, sendo assim este salto mudou a sua natureza e marcou o início de um desenvolvimento” Assim podemos pensar que a Pedagogia a ser utilizada seria envergar a vara para que esse “trabalho” fosse o salto necessário para a Sociabilização de Natasha, sendo assim seria uma envergadura quase que extrema para que ela aprenda esse conhecimento, neste momento vale colocar as funções psíquicas a serem trabalhadas e podemos pensar na questão da linguagem como função psíquica e como a Natasha teria que se esforçar muito para conseguir ter esse conhecimento, visto que a linguagem possibilita o raciocínio sistematizado, o exercício intelectual de checagem das conexões entre os objetos e fenômenos da realidade e suas propriedades essenciais

Continue navegando