Buscar

O começo de tudo na contabilidade

Prévia do material em texto

O começo de tudo na contabilidade
O surgimento de práticas contábeis é muito mais antigo do que a grande maioria possa pensar.
Já no Mundo Antigo, com os homens das Cavernas em seus desenhos rupestres, via-se técnicas de contagem e controle de alimentos e materiais para construções. Ao longo da história da humanidade, vão surgindo povos que desenvolvem técnicas e práticas contábeis. Contudo, somente na Idade Média com a publicação de estudos referentes à contabilidade que a mesma é elevada a categoria de ciência. Hoje, a Contabilidade tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio e no controle empresarial.
Mundo Antigo e resquícios contábeis
Os homens das Cavernas já expressavam, a milhares de anos, em seus desenhos rudimentares práticas de contagem de animais. Povos sumérios, babilônicos e assírios faziam suas anotações em argilas, controlando o número de animais, por meio de gravuras. Na cidade de Ur da Caldeia, foram encontrados registros de uso de mão de obra e materiais para construções. Com o tempo, as gravuras foram dando lugar para documentos onde se registravam informações de bens, uso de materiais e contagem de animais. No Egito, vemos pela primeira vez o surgimento do Registro de Bens propriamente dito, e a atuação do Fisco Real. Existia neste período um inventário para a contagem do Boi, animal sagrado que marcava o início do calendário, além disto, foram encontrados registros de bens móveis e imóveis. O controle de vendas e de escravos também foi um ponto de grande importância nas práticas egípcias. Além dos egípcios, outros povos desenvolveram técnicas que posteriormente tornaram-se importantes para o desenvolvimento da ciência contábil. Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio ao realizar a escrituração de contas de custos e receitas, com a procedência anual de confronto entre as contas. Essa escrituração estendeu-se para além de bens pessoais e do campo, para atingir a administração pública, privada e bancária. Até mesmo na Bíblia vemos relatos de práticas de contabilidade, para controle de propriedade e de bens. Vemos isto em histórias como José do Egito, no Livro de Jó e o controle das riquezas do Rei Salomão. E mesmo no tempo de Jesus, ele conta algumas parábolas sobre os homens ricos e o controle de seus bens e propriedades.
Período Medieval e o desenvolvimento da economia
Na época medieval vemos um desenvolvimento econômico e da propriedade, isto fez com que fosse necessário técnicas de controle e apuração de bens.Foi na Itália que houve o desenvolvimento da Contabilidade, por conta do aumento da produção e a mudança das relações de trabalho.Além disto houve o aumento do Capital o que fez com que os registros e controles se tornassem mais complexos.A partir do século X surgem as primeiras grandes corporações que fortalecem ainda mais o sociedade burguesa e a propriedade privada.Houve uma proliferação de novas técnicas de mineração e metalurgia, que fez com que o serviço artesanal se expandisse.Veneza torna-se o centro do comércio externo, o que impulsiona o surgimento dos primeiros Livros Caixa, que registravam os recebimentos e pagamentos em dinheiro.Nos séculos que se seguem vão surgindo novos termos, como: Capital e método de Partidas Dobradas.No início do século XIV surgem registros de custos comerciais e industriais nas diversas fases de desenvolvimento.
Mundo Moderno e desenvolvimento científico da contabilidade
Três acontecimentos da transição do mundo medieval para o mundo moderno são importantes para o desenvolvimento cientifico da contabilidade.Em 1453 os turcos tomam Constantinopla, o que insurge na migração de diversos sábios bizantinos para Itália.A descoberta da América e posteriormente do Brasil, faz com que a Europa tenha um acúmulo de riquezas, como o ouro.E em 1517, com a Reforma Protestante leva a perseguição dos protestantes que fogem para a América com suas riquezas.Com todo este panorama a Contabilidade torna-se uma necessidade para administrar a economia em pleno desenvolvimento.Além da economia em pleno desenvolvimento, o controle das riquezas do Novo Mundo impulsiona ainda mais o desenvolvimento contábil.A partir disto, vê-se a inserção de técnicas contábeis nos negócios privados.
Frei Luca Pacioli, Pai da Contabilidade no Centro da ImagemEm 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV.Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.No tratado é mostrado técnicas para um bom comerciante, conceituação e explicação para um bom inventário, livros mercantis, registros de operações e contas em geral.A principal contribuição se dá no controle de Lucros e Perdas, que na época era tratado como Pro e Dano.Frei Luca explana a técnica de Partidas Dobradas onde ele explica as terminologias: PER = Devedor e A= Credor.Além disto ele diz que o Devedor deve vir à frente do Credor, ideia que perdura até os dias de hoje.Na Itália surge as primeiras restrições à serviços contábeis por uma única pessoa, onde só uma pessoa qualificada poderia exercer a Contabilidade.

Continue navegando