Buscar

Questões de Concurso-Direito. Com respostas-CESPE

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS –CESPE
Respostas no final
173 – (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) Entre os princípios fundamentais da ordem constitucional, no que respeita às relações internacionais, não se encontra a concessão de asilo político.
(b) O texto constitucional reconhece expressamente a possibilidade de transferência de parcela de soberania a entes supranacionais.
(c) A igualdade entre os Estados é princípio fundamental da República Federativa em suas relações internacionais.
(d) O direito editado por autoridades supranacionais integra a ordem jurídica brasileira, independentemente de qualquer processo de recepção ou de transformação.
(e) Os princípios gerais de direito internacional público têm preeminência em relação ao direito positivo ordinário no sistema constitucional brasileiro.
174 – (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) São bens da União as ilhas fluviais e lacustres.
(b) São bens da União 	as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental.
(c) Pertencem aos Estados as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
(d) São bens dos Estados os potenciais de energia hidráulica.
(e) São bens do Estado os recursos minerais.
175 – (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) No caso de alegada violação aos chamados "princípios sensíveis", a decretação da intervenção federal dependerá de provimento, pelo Superior Tribunal de Justiça, de representação do Procurador-Geral da República.
(b) No caso de recusa à execução de lei federal, a intervenção depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
(c) Constitui fundamento suficiente para a decretação da intervenção do Estado no Município a não-aplicação do mínimo exigido da receita municipal da manutenção e desenvolvimento do ensino.
(d) Em todas as hipóteses de intervenção, deverá o decreto presidencial ser submetido ao Congresso Nacional ou à Assembléia Legislativa.
(e) Cabe à Advocacia-Geral do Estado formular a representação perante o Tribunal de Justiça para assegurar a observância pelos Municípios de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei.
176 - (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) O princípio da presunção de inocência consagrado na Constituição não permite que se proceda ao lançamento do nome do réu no rol dos culpados após a sentença de pronúncia no processo penal.
(b) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a escuta telefônica poderá ser efetivada, para fins de investigação criminal, desde que devidamente autorizada pelo juiz.
(c) O princípio da presunção de inocência não é compatível com a prisão cautelar.
(d) Nos termos da Constituição Federal, os direitos previstos em Tratados têm hierarquia constitucional.
(e) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o legislador ordinário não pode, tendo em vista o princípio constitucional da individualização da pena, estabelecer que determinados crimes serão submetidos a regime exclusivamente prisional fechado.
177 – (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) A medida provisória não pode instituir crime ou fixar pena.
(b) Decretos regulamentares podem estabelecer restrições ou limitações a direitos individuais.
(c) Medida provisória pode dispor sobre matéria reservada à lei complementar, desde que a sua conversão em lei se opere mediante decisão da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
(d) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os direitos e garantias individuais gravados com a cláusula pétrea são apenas aquelas constantes do art. 5º da Constituição.
(e) Emenda constitucional não pode alterar disposição transitória da Constituição.
178 – (ESAF/AFTN/96): Assinale a assertiva correta:
(a) A sanção do Presidente da República a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional é hábil para convalidar eventual vício de iniciativa.
(b) É admissível a rejeição pelo Congresso Nacional de veto total a um projeto de lei.
(c) A Constituição Federal assegura iniciativa popular também para as Emendas Constitucionais.
(d) Segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal, não podem ser objeto de medida provisória as matérias que não podem ser objeto de delegação.
(e) O Presidente da República pode retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória recém-editada.
179 – (CESPE/CONSULTOR DO SENADO/96): Considerando o atual Texto Constitucional brasileiro, julgue os itens que se seguem.
(1) São normas formalmente constitucionais as concernentes à forma do Estado, à forma do Governo e ao modo de aquisição e exercício do poder.
(2) O controle jurisdicional difuso de constitucionalidade ocorre pela via incidental e emana do princípio da supremacia da Constituição Federal.
(3) O Estado brasileiro, que tem entre seus objetivos promover o bem-estar de todos e erradicar a marginalização, tem, entre seus fundamentos, o pluralismo político.
(4) A fusão e o desmembramento de municípios dependem de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas, e se concretizam por lei complementar do Congresso Nacional.
(5) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. A autonomia desses entes federativos pressupõe a repartição de competências para o exercício e o desenvolvimento de suas atividades normativas.
180 – (CESPE/CONSULTOR DO SENADO/96): Com relação ao processo legislativo brasileiro, julgue os itens a seguir.
(1) Pelo texto da Constituição Federal, e correto afirmar que, no processo contemporâneo de elaboração normativa, existe, ao lado da lei, outro ato normativo primário geral.
(2) A Constituição vigente é rígida, pois impede deliberação sobre proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais.
(3) A importância da lei no estado de direito é indiscutível: ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; com isso, é correto afirmar que, em tudo, pode imiscuir-se a lei ordinária. Há, inclusive, um domínio constitucionalmente reservado à lei ordinária, mas não há um domínio vedado à mesma.
(4) O processo de formação a lei, no Direito brasileiro, prevê uma fase introdutória, a iniciativa; uma fase constitutiva, que compreende a deliberação e a sanção; e uma fase complementar, correspondente à promulgação e à publicação. Assim, é correto afirmar que a lei é um ato simples, de efeito complexo e indeterminado.
(5) O veto presidencial, que pode ser total ou parcial, no Direito brasileiro, é um ato de deliberação negativa do qual resulta a rejeição definitiva do projeto, tendo o Presidente da República quinze dias úteis para expressá-lo.
181 – (CESPE/CONSULTOR DO SENADO/96): Considerando o atual Texto Constitucional brasileiro, julgue os itens seguintes.
(1) O poder político do Estado é uno, indivisível e indelegável, exercido por meio de funções distintas que são repartidas internamente. Essa separação de funções do poder político do Estado requer o exercício das mesmas, preponderantemente por um órgão, cabendo ao Poder Legislativo o desempenho de parte específica do poder estatal.
(2) A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, à legitimidade, à economicidade, à aplicação das subvenções e à renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
(3) A Seguridade Social, conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, assegura os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, tendo a Constituição Federal adotado os princípios da diversidadeda base de financiamento e da universalidade da cobertura e do atendimento.
(4) Compete privativamente ao Presidente da República decretar e executar a intervenção federal. No entanto, dependendo do caso, é preciso ser provocado pelo Poder Legislativo ou pelo Supremo Tribunal Federal, devendo o decreto de intervenção, inevitavelmente, especificar a amplitude, o prazo e as condições de execução, bem como conter a nomeação do interventor.
(5) O Estado é agente normativo e regulador da atividade econômica, exercendo as funções de fiscalização, incentivo e planejamento da economia nacional, podendo livre e diretamente explorar atividade econômica, com a exigência, contudo, de ser observada a igualdade na competição com o particular.
182 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): Em relação à atividade legislativa regulada no texto constitucional vigente, julgue os itens que se seguem.
(1) A discussão e a votação de um projeto de lei podem ser atribuídos às Comissões das Casas Legislativas, nos termos dos respectivos Regimentos Internos. Portanto, uma lei pode ser promulgada sem que tenha havido qualquer deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados e/ou do Senado Federal.
(2) A disciplina normativa relativa à elaboração, à redação, à alteração e à consolidação das leis deve ser veiculada em lei complementar.
(3) Ao contrário do que ocorre com um projeto de lei, a matéria constante de emenda constitucional rejeitada nunca poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
(4) Às Comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal é atribuída, constitucionalmente, a iniciativa de proposição de leis ordinárias e complementares, competência essa não atribuída às Mesas das mesmas Casas Legislativas.
(5) Na hipótese de o veto presidencial não ser mantido pelo Congresso Nacional, a competência para a promulgação da lei será privativa do Presidente do Senado.
183 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): Com relação à desapropriação de imóveis rurais por interesse social, para fins de reforma agrária, julgue os itens a seguir.
(1) Entre os entes federativos, somente os Municípios não têm atribuição constitucional para efetivar a desapropriação.
(2) A indenização devida ao proprietário deve ser paga previamente à imissão do expropriante na posse do imóvel.
(3) A operação de transferência de propriedade do imóvel expropriado não está sujeita à incidência do imposto municipal que recai sobre a transmissão, inter vivos, de bens imóveis.
(4) A média propriedade rural, ainda que improdutiva, somente será suscetível de expropriação se o seu proprietário possuir outra.
(5) Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária não poderão negociar o título dominial que lhes for destinado. Não lhes interessando prosseguir com a exploração da terra, o órgão público competente procederá à arrecadação e à nova distribuição da terra, indenizando as benfeitorias realizadas pelos ocupantes que se retirarem.
184 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): Considerando o que dispõe o texto constitucional, julgue os itens seguintes, acerca do custeio e dos benefícios da Seguridade Social.
(1) É assegurada a preservação do valor real dos benefícios. Dessa forma, qualquer aposentadoria paga, presentemente, pela Previdência Social, não poderá ficar abaixo, em número de salários mínimos, do patamar da renda mensal inicial.
(2) Todos os salários-de-contribuição, considerados no cálculo de algum benefício, devem ser corrigidos monetariamente.
(3) A Constituição excepcionou a aplicação dos princípios tributários da anterioridade e da irretroatividade para efeito da incidência de contribuições destinadas ao custeio da Seguridade Social.
(4) Em decorrência do princípio constitucional da imunidade recíproca, os Estados e os Municípios não são sujeitos passivos das contribuições, instituídas pela União, destinadas ao custeio da Seguridade Social.
(5) Se a União instituir nova fonte de custeio para a Seguridade Social, o produto da arrecadação dessa contribuição social integrará o montante a ser repartido, proporcionalmente, entre os entes federativos.
185 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): A Constituição Federal prevê a participação dos empregados no financiamento da Seguridade Social, por meio de contribuições sociais incidentes sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro. Considerando os preceitos do texto constitucional e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca deles, julgue os itens abaixo.
(1) Essas contribuições devem ser arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se, diversamente, a arrecadação for efetivada pela União, restará descaracterizada a natureza jurídica de contribuição, evidenciando-se, nessa hipótese, tratar-se de imposto.
(2) Os contribuintes, as bases de cálculo e os fatos geradores dessas contribuições sociais devem ser definidos em lei complementar que estabelece normas gerais em matéria de legislação tributária.
(3) A contribuição social que incida sobre o lucro deve ser instituída por meio de lei complementar, haja vista tratar-se de idêntica base de cálculo e mesmo fato gerador do Imposto de Renda.
(4) A contribuição social que recai sobre a folha de salários prevista em lei ordinária incide, também, sobre o pro labore devido aos administradores.
(5) Deve ser instituída por meio de lei complementar a contribuição social que tenha por base de cálculo os valores pagos a trabalhadores autônomos.
186 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): A respeito da competência legislativa concorrente, definida no texto constitucional, julgue os itens a seguir.
(1) A União, os Estados e o Distrito Federal são concorrentemente competentes para legislar acerca de previdência social.
(2) A competência da União é limitada à fixação de normas gerais, no âmbito da legislação relativa à defesa da saúde.
(3) Sendo omissa a União, em sua atividade legislativa, os Estados, para atenderem às suas peculiaridades, ficam investidos de competência plena para legislar a respeito da proteção à infância e à juventude.
(4) O Estado que legisla, plena e legitimamente, acerca da matéria de competência concorrente, terá as suas respectivas leis revogadas quando, exercitando sua competência constitucionalmente definida, a União editar suas leis e estas dispuserem contrariamente às regras fixadas no âmbito estadual.
(5) Não pode ser objeto de emenda à Constituição a proposta que intente alterar a competência concorrente dos entes federativos.
187 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/96): Com relação ao controle de constitucionalidade no Direito Brasileiro, julgue os itens abaixo.
(1) Os dispositivos da lei orgânica de um município podem ser questionados, mediante ação direta de inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal.
(2) O Supremo Tribunal Federal deve pronunciar-se acerca da constitucionalidade de projeto de lei, sempre que provocado por alguma das Casas Legislativas.
(3) Os decretos do Presidente da República podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
(4) O controle de constitucionalidade é exercido, de forma incidente, em todos os níveis de jurisdição. Todavia, embora o Juiz de primeiro grau possa, por si só, afastar a aplicação de um lei que considere inconstitucional, os tribunais somente poderão declarar a inconstitucionalidade da mesma lei pelo voto da maioria absoluta de seus membros – ou do respectivo órgão especial.
(5) Todas as decisões terminativas e definitivas do Supremo Tribunal Federal, em sede de ação declaratória de constitucionalidade, produzem eficácia erga omnes e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário.
188 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) A interceptação de comunicação telefônica pode-se realizar mediante autorização judicial, policial ou fazendária.
(b) A prova obtida de forma ilícita poderá ser utilizada em qualquer outro processo, vedada a sua utilização naquele para o qual foi originariamente obtida.
(c) As leis de caráter restritivo devem observar o princípio da proporcionalidade ou do devido processo legal na acepção substantiva.(d) O depoimento do indiciado perante autoridade policial sem a presença de advogado é nulo de pleno direito.
(e) O lançamento do nome do réu no rol dos culpados previsto no Código de Processo Penal é compatível com o princípio constitucional da presunção de inocência.
189 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) Os filhos de brasileiro que esteja a serviço do Brasil nascidos no exterior terão de fazer opção pela nacionalidade brasileira quatro anos após completarem a maioridade.
(b) Os portugueses submetidos ao estatuto de igualdade equiparam-se aos brasileiros natos.
(c) A lei poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados.
(d) Nos termos da Constituição, os filhos de brasileiros que não estejam a serviço do Brasil nascidos no exterior poderão fazer opção pela nacionalidade brasileira a qualquer tempo.
(e) A Constituição proíbe a extradição do brasileiro nato ou naturalizado.
190 - (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) A ação popular destina-se a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
(b) Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudência, é inconstitucional a fixação de prazo para a impetração de mandado de segurança.
(c) Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a decisão proferida em mandado de injunção pode suprir a eventual omissão legislativa.
(d) A denúncia vaga ou genérica no processo penal é plenamente compatível com o princípio constitucional do direito de defesa.
(e) O princípio da presunção de inocência não permite a prisão cautelar ou provisória.
191 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) Os Estados-membros não podem recusar fé aos documentos públicos da União, facultando-se-lhes, porém, recusar o reconhecimento de documentos de outros Estados ou dos Municípios.
(b) Enquanto unidade federada, o Distrito Federal é dotado somente de competências legislativas estaduais.
(c) A inexistência de lei federal de caráter geral impede a promulgação de lei estadual sobre a matéria.
(d) Na sua organização, os Estados-membros submetem-se aos princípios constitucionais sensíveis e aos princípios estabelecidos.
(e) A criação de regiões metropolitanas depende de lei ordinária estadual.
192 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva que não contém um princípio fundamental do Estado Democrático de Direito fundado pela Constituição de 1988:
(a) a soberania
(b) a fidelidade partidária
(c) a dignidade da pessoa humana
(d) a cidadania
(e) o pluralismo político.
193 – (ESAF/TTN/97): Assinale a assertiva correta:
(a) Mandado de injunção permite que o juiz assuma a função de legislador.
(b) Mandado de segurança não pode ser utilizado na defesa de interesse de competência de órgão público.
(c) A liberdade de expressão e a liberdade artística não pode sofrer qualquer tipo de restrição legal ou judicial, porque a Constituição veda a instituição de todo e qualquer sistema de censura.
(d) A ampliação do prazo prescricional em matéria criminal não se aplica aos fatos praticados antes da entrada em vigor da lei, aplicando-se o princípio da anterioridade em matéria penal.
(e) A ação popular somente pode ser proposta para defesa do patrimônio público contra eventual ato lesivo.
194 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) As leis de ordem pública aplicam-se independentemente da proteção ao ato jurídico perfeito e ao direito adquirido.
(b) O mandado de injunção coletivo é plenamente compatível com a ordem constitucional brasileira.
(c) A prisão civil por dívida do depositário infiel, em decorrência de contrato de alienação fiduciária em garantia, contraria o disposto em tratado internacional de que o Brasil faz parte, revelando-se, por isso, inconstitucional.
(d) O princípio da presunção de inocência impede a prisão provisória ou cautelar.
(e) Os direitos previstos em tratado internacional têm, no ordenamento jurídico brasileiro, hierarquia constitucional.
195 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) A Constituição Federal não proíbe a realização de concurso de ascensão funcional.
(b) A lei pode estabelecer, em qualquer hipótese, limite de idade para admissão no serviço público.
(c) É vedada a acumulação de proventos da aposentadoria com os vencimentos de cargo efetivo obtido mediante concurso público, salvo nas hipóteses expressamente autorizadas na Constituição.
(d) Em caso de dano contra terceiros, o funcionário público há de responder civilmente, independentemente da configuração de culpa ou dolo.
(e) É eficaz a criação de cargo público independentemente da existência de previsão orçamentária.
196 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) Os Estados-membros não podem adotar o modelo parlamentar de Governo.
(b) O Distrito Federal é dotado de competência legislativa em tudo idêntica à dos Estados-membros.
(c) Os Estados-membros dispõem de ampla autonomia, no plano constitucional, podendo inclusive adotar um sistema eleitoral diverso daquele estabelecido na Constituição Federal.
(d) A Câmara do Distrito Federal poderá outorgar ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal a competência para processar e julgar ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo distrital em face de sua Lei Orgânica.
(e) Compete ao Advogado-Geral do Estado a formulação de representação interventiva contra o Município.
197 – (ESAF/TTN/98): Assinale a assertiva correta:
(a) As normas que prevêem o direito de livre associação sindical e o direito de greve aos servidores públicos são auto-executáveis.
(b) A admissão de pessoal no âmbito das empresas estatais pode-se fazer independentemente de concurso público.
(c) As empresas públicas que desempenhem atividade econômica submetem-se ao mesmo regime jurídico-administrativo das demais empresas públicas e sociedades de economia mista.
(d) A proibição de acumulação de cargos ou empregos não se aplica às empresas estatais.
(e) Somente por lei específica poderá ser autorizada a instituição de empresa pública ou sociedade de economia mista.
198 - (ESAF/AFTN/96): Quando uma lei ou alguns dos seus artigos são declarados definitivamente inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, são retirados do ordenamento jurídico:
(a) pela publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal no Diário Oficial da União
(b) por lei complementar
(c) por resolução do Senado
(d) por decreto legislativo
(e) por medida provisória
199 - (ESAF/AFTN/94): Quanto ao direito ordinário pré-constitucional é correto afirmar-se:
(a) a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal considera que toda lei ordinária incompatível com a norma constitucional superveniente deve ser considerada inconstitucional, podendo, por isso, sua legitimidade ser aferida no processo de controle abstrato de normas.
(b) é todo ele incompatível com a nova Constituição.
(c) deve ser considerado como recebido pela nova ordem constitucional, desde que se mostre com ela compatível tanto sob o aspecto formal, quanto sob o aspecto material.
(d) deve ser considerado como recebido pela nova ordem constitucional, desde que se mostre compatível com a Constituição de uma perspectiva estritamente formal.
(e) a incompatibilidade entre lei anterior e norma constitucional superveniente refere-se apenas a aspectos materiais (conteúdo). Essa incompatibilidade não pode, todavia, ser aferida no processo de controle abstrato de normas.
200 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) O direito pré-constitucional não é suscetível de exame na via do controle abstrato de normas.
(b) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Governador de um Estado não pode impugnar, em ação direta de inconstitucionalidade, lei ou ato normativo de outro Estado.
(c) As súmulas dos Tribunais podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
(d) Os atos meramente regulamentares podem ser impugnados na via da ação direta de inconstitucionalidade.
(e) Todos os atos normativos do Distrito Federal estão submetidosao controle de constitucionalidade abstrato perante o Supremo Tribunal Federal.
201 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) É válida declaração de inconstitucionalidade de lei proferida incidentalmente pelos órgãos fracionários, pelos órgãos especiais ou pelo Pleno dos Tribunais.
(b) O Advogado-Geral da União não poderá escusar-se a fazer a defesa de ato impugnado em ação direta de inconstitucionalidade proposta perante o Supremo Tribunal Federal.
(c) A representação interventiva, no caso de alegada afronta aos "princípios sensíveis" ou para assegurar a execução de lei federal, será proposta pelo Advogado-Geral da União.
(d) Nos termos expressos da Constituição Federal, os Estados-membros dispõem de autonomia para instituir ação direta de inconstitucionalidade, a ação declaratória de constitucionalidade e ação direta de inconstitucionalidade por omissão.
(e) O Supremo Tribunal Federal é competente para julgar a ação direta de inconstitucionalidade de lei estadual, seja em face da Constituição Federal, seja em face da própria Constituição Estadual.
202 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) O princípio do direito adquirido protege o indivíduo contra a mudança do padrão monetário.
(b) O princípio da presunção de inocência não obsta a que se determine a prisão preventiva do eventual acusado.
(c) É legítimo invocar a existência de direito adquirido a um dado instituto do direito.
(d) A liberdade de consciência e de crença pode ser invocada para eximir-se de obrigação legal a todos imposta, sendo legítima, inclusive a recusa ao cumprimento de prestação alternativa.
(e) É ilegítima a invocação do direito de permanecer calado perante Comissão Parlamentar de Inquérito.
203 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) Os Estados-membros podem adotar medida provisória como espécie legislativa.
(b) A intervenção federal nos Estados, na hipótese de violação dos princípios sensíveis ou para assegurar a execução do direito federal, depende de representação do Procurador-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal.
(c) A Constituição Federal não impede que o Estado-membro adote um sistema parlamentar de governo ou um modelo bicameral.
(d) Os Estados-membros não podem instituir direitos fundamentais diversos daqueles previstos na Constituição Federal.
(e) Cabe ao Distrito Federal dispor, na sua Lei Orgânica, sobre a organização e funcionamento do Tribunal de Justiça e Ministério Público local.
204 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) O Estado-membro vincula-se ao sistema de iniciativa legislativa privativa do Executivo fixado pela Constituição Federal.
(b) O Distrito Federal poderá instituir ação direta de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça destinada a aferir a legitimidade de seus atos normativos em face da sua Lei Orgânica.
(c) É ilegítima decisão do constituinte estadual que condiciona a instauração de processo-crime contra o Governador à outorga de licença pela Assembléia Legislativa.
(d) Conforme vem decidindo o Supremo Tribunal Federal, no modelo de responsabilidade civil do Estado consagrado pela Constituição, é obrigatório a denunciação da lide ao servidor para fins de regresso no caso de dolo ou culpa.
(e) A exigência de concurso público para a investidura em cargo público não exclui a possibilidade de que a Administração utilize do instituto da ascensão funcional.
205 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) O princípio da anterioridade da lei não se aplica às infrações administrativas.
(b) A omissão legislativa pode ensejar responsabilidade civil do Estado.
(c) O regime de responsabilidade civil previsto na Constituição não se aplica às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público.
(d) Segundo a jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal, o dano causado por sentença judicial civil por equívoco na interpretação da Lei pelo Juiz enseja responsabilidade do Estado.
(e) O Estado não responde por prejuízo causado a particulares por ação legítima do poder público.
206 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta: 
(a) No modelo constitucional de 1988, todas as leis devem ser aprovadas pela maioria dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
(b) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a medida provisória não conhece limite de caráter material, podendo inclusive conter definição de crimes e cominação de penas.
(c) A resolução do Congresso Nacional que susta os atos normativos do Executivo exorbitantes do poder regulamentar não é suscetível de revisão no âmbito judicial.
(d) É lei complementar toda aquela votada como tal pelo Congresso Nacional.
(e) Em se tratando de suspensão de execução de lei ou ato normativo declarado inconstitucional, incidentalmente, pelo Supremo Tribunal, o Senado Federal não está obrigado a proceder à imediata suspensão do ato.
207 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) As Comissões Parlamentares de Inquérito, dotadas de poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, podem determinar a prisão cautelar dos eventuais indiciados ou a condução coercitiva de testemunha.
(b) O parlamentar federal perderá o cargo se investido no cargo de Secretário de Estado.
(c) Os projetos de lei encaminhados pelo Presidente da República poderão ter início na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.
(d) É admissível a rejeição parcial do veto total.
(e) As Comissões Parlamentares de Inquérito não podem determinar a quebra do sigilo bancário de eventual investigado.
208 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) No sistema constitucional, se nenhum candidato à Presidência da República obtiver a maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, computados os brancos e nulos.
(b) Na eleição para Governador e Prefeito Municipal, considerar-se-á eleito aquele que obtiver a maioria de votos.
(c) Os Senadores são eleitos pelo sistema proporcional.
(d) É plenamente legítima, do prisma constitucional, decisão do legislador ordinário federal com vistas a introduzir o sistema distrital misto para a eleição dos deputados federais.
(e) Aplica-se aos deputados estaduais as regras da Constituição Federal sobre sistema eleitoral, inviolabilidade e imunidade.
209 - (ESAF/AGU/96): Assinale a assertiva correta:
(a) A medida provisória, aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional, pode dispor sobre matéria sujeita à disciplina mediante lei complementar.
(b) Entendimento dominante na doutrina considera ilegítima a reedição de medida provisória não apreciada pelo Congresso Nacional no prazo constitucionalmente fixado.
(c) A superação das cláusulas pétreas, no sistema constitucional brasileiro, pode-se dar pelo modelo da dupla revisão, procedendo-se à revogação ou à alteração da disposição proibitiva e à introdução da disposição ou da modificação pretendida.
(d) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, do estado de defesa ou de estado de sítio.
(e) A sanção do Presidente da República sana o vício de iniciativa, no caso de projeto de lei de iniciativa privativa do Executivo.
210 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Acerca do controle de constitucionalidade das leis, julgue os itens abaixo.
(1) No direito brasileiro, somente o STF e os Tribunais de Justiça dos estados têm competência originária para processar e julgar ações diretas de inconstitucionalidade.
(2) O Presidente da República exerce, no Brasil, controle preventivo da constitucionalidade das leis.
(3) No controle da constitucionalidade das leis pela via da exceção, a decisão só aproveita ao interessado que provocou o pronunciamento do órgão jurisdicional. O ato ou a lei permanecem válidos, portanto, no que se refere à sua força obrigatória com relação a terceiros.
(4) O pronunciamento da constitucionalidade de uma lei, pelo STF, com efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do PoderJudiciário, não ocorre em sede de habeas corpus, mandado de segurança ou ação ordinária – seja em decisão originária, seja em decisão recursal.
(5) O controle da constitucionalidade das leis pressupõe a existência de uma constituição plástica.
211 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os itens que se seguem, acerca do sistema tributário nacional.
(1) Os empréstimos compulsórios destinados ao atendimento de despesas extraordinárias, decorrentes de guerra externa ou de sua iminência, devem ser instituídos mediante lei complementar. Todavia, os impostos extraordinários podem ser instituídos pela União – também no caso de guerra externa ou sua iminência – mediante lei ordinária.
(2) O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana não é regulado em única lei, já que os Estados têm competência para instituir a exação no âmbito de cada uma dessas unidades federativas.
(3) A União deve entregar 22,5% do produto da arrecadação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza ao Fundo de Participação dos Municípios. Todavia, a entrega a um município da parcela que faz jus, oriunda desse Fundo, pode ser condicionada ao pagamento dos seus débitos para com o INSS.
(4) A alíquota do imposto sobre produtos industrializados pode ser alterada por ato do Poder Executivo.
(5) A União pode instituir, na lei complementar que fixa as normas gerais em matéria tributária, isenções de tributos da competência dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.
212 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os itens seguintes, a respeito do financiamento da seguridade social.
(1) A participação dos trabalhadores no custeio da seguridade social deve vir disciplinada em lei complementar, haja vista a Constituição ter recepcionado a contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).
(2) A contribuição para o PIS e a contribuição social incidente sobre os valores pagos, a título de pro labore, aos diretores das empresas têm idêntica base de cálculo – razão pela qual esta última exação é disciplinada em lei complementar.
(3) O ordenamento jurídico impõe aos empregadores diversas contribuições para o custeio da seguridade social, entre as quais incluem-se a contribuição social sobre o lucro, a contribuição incidente sobre o faturamento (COFINS), a contribuição incidente sobre a folha de salários e a contribuição para o PIS.
(4) Ressalvada a instituição de contribuição social a ser exigida dos seu próprios servidores – destinada ao custeio, em benefícios destes, de sistemas de previdência e assistência social -, os estados e os municípios, em nenhuma outra hipótese, poderão instituir contribuição social.
(5) Os partidos políticos e as entidades religiosas não estão obrigados ao recolhimento de contribuições sociais incidentes sobre as respectivas folhas de salário.
213 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os itens que se seguem, relativos aos preceitos constitucionais de organização do Estado Brasileiro.
(1) Quando a competência para legislar sobre determinada matéria é atribuída concorrentemente à União e aos estados, à lei federal caberá a fixação de normas gerais. Inexistindo, porém, tais normas, leis estaduais poderão fixar aqueles preceitos gerais, desde que haja delegação formal do Congresso Nacional.
(2) A União pode autorizar os estados a legislarem sobre questões específicas das matérias de sua competência legislativa privativa – como desapropriação, sistema monetário, direito penal e direito eleitoral.
(3) A criação de novos municípios é feita mediante lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar editada pelo mesmo estado. A consulta popular, contudo, só será realizada após conclusão favorável dos estudos de viabilidade municipal.
(4) O servidor público civil estável poderá perder o cargo em decorrência de processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa – hipótese em que a demissão se consumará independentemente de decisão judicial.
(5) A União é o ente federativo investido de competência para intervir nos estados. Porém, em relação aos municípios, a União só poderá intervir se estes estiverem localizados em territórios federais.
214 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os itens a seguir, relativos à ordem social disciplinada na Constituição Federal.
(1) É garantia aos segurados da previdência social a irredutibilidade do valor dos seus benefícios.
(2) As condutas consideradas lesivas ao meio ambiente podem sujeitar uma pessoa jurídica a sanções penais.
(3) É vedada a vinculação orçamentária de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Assim, será inconstitucional a disposição de lei orçamentária federal que, por exemplo, vincule 18% da receita resultante de impostos à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
(4) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios não são passíveis de usucapião.
(5) Não é permitida a destinação de subvenções a instituições privadas de saúde com fins lucrativos, a menos que tais instituições prestem assistência médica, mediante convênio, junto ao sistema único de saúde pública.
215 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os seguintes itens, referentes à organização dos poderes da União.
(1) Quando a União for autora ou ré, a causa poderá ser ajuizada na seção judiciária da Justiça Federal sediada no Distrito Federal ou, concorrentemente, na seção judiciária do domicílio da parte contrária.
(2) O conflito de jurisdição entre um juiz federal e um juiz de direito, no bojo de uma demanda entre um segurado e o INSS, será processado e julgado pelo STF – haja vista os órgãos judiciários conflitantes estarem vinculados a tribunais diversos.
(3) Encerrada a ação de conhecimento proposta por um segurado-beneficiário contra o INSS, a decisão final que tenha reconhecido, em favor do autor, diferenças no valor do benefício previdenciário será executada diretamente e não por meio de precatório.
(4) O Presidente da República, autorizado por resolução do Congresso Nacional, pode elaborar lei delegada que discipline o orçamento do INSS.
(5) A criação de cargos e funções, no âmbito da estrutura administrativa do INSS, é atribuição privativa do Presidente da República.
216 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Julgue os itens abaixo, acerca dos direitos e garantias fundamentais outorgados pelo texto constitucional aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.
(1) Ressalvadas situações de flagrante delito e desastre, nenhuma autoridade policial pode penetrar na casa de um indivíduo sem que este consinta. Além disso, à noite, somente por ordem judicial se adentra a residência de alguém com o objetivo de realizar-se diligência investigatória.
(2) O seguro-desemprego, o fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e o salário-família são garantidos aos trabalhadores rurais.
(3) Para alcançar a condição de brasileiro nato, não é necessário que o filho de pai brasileiro ou mãe brasileira – que não estejam a serviço do país – seja registrado em consulado brasileiro ou venha a residir no Brasil antes da maioridade.
(4) As hipóteses de cassação dos direitos políticos são previstas em numerus clausus na Constituição – entre elas, a improbidade administrativa e a condenação criminal transitada em julgado.
(5) Os analfabetos não podem concorrer a cargos eletivos dos poderes executivos – municipais, estaduais e federal -, embora possam concorrer a mandatos legislativos.
217 – (CESPE/PROCURADOR/INSS/97): Considerando as normas constitucionais a respeito dos benefícios previdenciários e do custeio da seguridade social, julgue os itens seguintes.
(1) As taxas e as contribuições sociais não podem ser instituídas com base de cálculo idêntica à de impostos já existentes.
(2) É auto-aplicável o dispositivo constitucional que assegura a correção monetária da média dos trinta e seis últimos salários de contribuição, no cálculo da aposentadoria previdenciária.
(3) O Atos das Disposições Constitucionais Transitórias ordenou a revisão do valor dos benefícios previdenciários, a fim de restabelecer o poder aquisitivo, expresso em número de salários mínimos,que tinham na data da sua concessão. Ademais, o texto constitucional ordenou a perpetuação dessa vinculação, em número de salários, para o efeito de garantir-se a irredutibilidade dos benefícios.
(4) O texto constitucional impõe que os fatos geradores, bases de cálculo e sujeitos passivos das contribuições sociais sejam definidos na lei complementar que fixar as normas gerais em matéria tributária.
(5) Contribuições novas, não-previstas na Constituição Federal, poderão ser criadas somente mediante lei complementar e desde que se destinem à expansão do sistema de seguridade e não simplesmente à sua manutenção.
218 – (ESAF/TÉC. JUDICIÁRIO/TJ/CE): Assinale a assertiva correta.
(a) A medida provisória pode dispor sobre matéria a ser regulada por lei complementar, desde que aprovada pela maioria qualificada dos membros do Congresso Nacional (maioria absoluta).
(b) Os Estados-membros estão impedidos de adotar ao medida provisória.
(c) A reedição de medida provisória, em qualquer caso, afeta o princípio da divisão dos poderes, sendo, por isso, inconstitucional.
(d) À medida provisória aplicam-se as mesmas limitações estabelecidas na Constituição para a lei delegada.
(e) Medida provisória não pode definir crime ou fixar pena.
219 - (ESAF/TÉC. JUDICIÁRIO/TJ/CE): Assinale a assertiva correta.
(a) A liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação não admite qualquer restrição ou limitação por parte do Poder Público, pois isto equivaleria ao restabelecimento da censura prévia.
(b) A pequena propriedade rural, trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de dívida decorrente de atividade produtiva.
(c) O legislador poderá outorgar ao júri competência para conhecer também de crimes culposos contra a vida.
(d) O uso de propriedade particular pelo Poder Público depende de indenização prévia.
(e) A liberdade de exercício de qualquer trabalho, assegurada a constitucionalmente, torna inviável que lei ordinária, de qualquer forma, restrinja essa liberdade.
220 - (ESAF/TÉC. JUDICIÁRIO/TJ/CE): Assinale a assertiva correta.
(a) Serão processadas e julgadas perante a Justiça estadual, do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara ou juízo federal, cabendo recurso para o Tribunal Regional Federal competente.
(b) As causas e conflitos envolvendo Estado-membro e a União serão processados e julgados perante o Superior Tribunal de Justiça.
(c) A Fazenda Pública não pode saldar, por meio de precatória, créditos de natureza alimentícia, devidos em virtude de sentença judicial.
(d) Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de uma lei pelo voto da maioria simples de seus membros ou dos membros do órgão especial. 
(e) Compete ao Superior Tribunal de Justiça o processo e julgamento da ação direta de legalidade.
221 - (ESAF/TÉC. JUDICIÁRIO/TJ/CE): Assinale a assertiva correta.
(a) A Constituição consagra sistema de direito de nacionalidade que assegura a nacionalidade a todos os nascidos no Brasil.
(b) O brasileiro que adquirir outra nacionalidade perde inevitavelmente a nacionalidade brasileira.
(c) A Constituição assegura a nacionalidade brasileira aos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
(d) Dentre os cargos privativos de brasileiro nato encontram-se os de oficial das forças armadas, da carreira diplomática, os de parlamentar e os de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
(e) Além das previstas na Constituição, a lei poderá estabelecer outras distinções entre brasileiros natos e naturalizados.
222 - (ESAF/TÉC. JUDICIÁRIO/TJ/CE): Assinale a assertiva correta.
(a) Aos Estados pertencem as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
(b) Todas as terras devolutas pertencem à União.
(c) Os potenciais de energia hidráulica pertencem aos Estados-membros.
(d) Os lagos e rios que banhem mais de um Estado ou sirvam de limites com outros países são bens da União.
(e) Aos Estados-membros pertencem os recursos naturais da plataforma continental.
223 - (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STJ/99): Recentemente, foi publicada na imprensa oficial a seguinte notícia de julgamento:
“O Tribunal, por votação majoritária, deferiu, em parte, o pedido de medida cautelar, para suspender, com eficácia ex nunc e com efeito vinculante, até final julgamento da ação, a prolação de qualquer decisão sobre pedido de tutela antecipada, contra a Fazenda Pública, que tenha por pressuposto a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade do art. 1º da Lei n.º 9.494, de 10/9/97, sustando, ainda, com a mesma eficácia, os efeitos futuros dessas decisões antecipatórias de tutela já proferidas contra a Fazenda Pública (...)”
Considerando o texto transcrito, assinale a opção correta.
(a) A lei referida no texto versa sobre matéria de interesse da fazenda pública. Logo, qualquer um dos TRF’s poderia, em tese, proferir a decisão de idêntico teor, no exercício do controle difuso da constitucionalidade das leis.
(b) A decisão em questão deverá ser reformada pela instância superior, já que a instância prolatora atribuiu efeito vinculante à decisão – o que só será admitido no ordenamento jurídico brasileiro se for aprovado projeto de emenda constitucional que discipline reforma do Poder Judiciário.
(c) O tribunal prolator agiu no exercício do controle concentrado da constitucionalidade das leis. Logo, a decisão notificada pode ter sido proferida pelo STJ.
(d) O ordenamento jurídico brasileiro admite que qualquer órgão do Poder Judiciário, singular ou coletivo, pronuncie-se acerca da constitucionalidade das leis subjacentes às demandas postas a julgamento. Todavia, somente um, entre os órgãos da estrutura judiciária brasileira, tem competência para proferir decisão com o alcance definido na notícia.
(e)	A exemplo do que ocorre no orbe do direito constitucional norte-americano, de onde remontam as origens do controle de constitucionalidade das leis, este se efetiva, no Brasil, sob a exclusiva modalidade difusa, pois os juízes e tribunais não se pronunciam sobre a constitucionalidade de lei em tese, mas tão-somente de forma incidental.
224 – (CESPE/TÉCNICO LEGISLATIVO/MPE/GO): Na vigência do regime jurídico anterior à Constituição Federal de 1988 (CF), determinado tema havia sido disciplinado por meio de lei ordinária. A CF passou a exigir que o mesmo assunto fosse disciplinado por lei complementar. Em face dessa situação, assinale a opção correta.
(a) A antiga lei foi recepcionada pelo novo ordenamento jurídico.
(b) A mencionada lei foi revogada pelo advento da CF.
(c) Tornou-se materialmente inconstitucional a referida lei, devendo ser proposta ação direta de inconstitucionalidade a fim de expurgá-la do ordenamento jurídico.
(d) A lei em questão poderá, na vigência da nova CF, ser alterada por meio de projeto de lei ordinária.
(e) A referida lei será tida como formalmente incompatível com o novo ordenamento jurídico, podendo ser obtida a declaração de sua inconstitucionalidade, seja por meio do controle difuso, seja por meio de controle concentrado de constitucionalidade.
225 – (CESPE/DELEGADO PC/GO): Caso determinada lei se torne materialmente incompatível com a Constituição Federal em decorrência de aprovação de Emenda Constitucional, é correto afirmar que a lei
(a) foi revogada.
(b) tornou-se inconstitucional.
(c) foi automaticamente recepcionada pelo novo texto.
(d) poderá ser considerada como recepcionada pelo novo texto constitucional somente após manifestação do STF.
(e) Deixará de vigorar somente após declaração do Senado Federal.
226 – (CESPE/DELEGADO PC/GO/98): De acordo com jurisprudência do STF, se a escuta telefônica, sem autorização judicial, for utilizada como meio de prova,
(a) o processo será nulo independentemente da existência de outras provas.
(b) esse meio de prova será aceito e o processo será válido, haja vista a aplicaçãoao direito processual penal do princípio da verdade material.
(c) ainda que esse meio de prova não possa ser admitido, se houver outras provas que independa da escuta, o processo será válido.
(d) o processo será nulo, ainda que a escuta tenha sido feita com autorização judicial. A escuta caracteriza invasão da intimidade do indivíduo, sendo, portanto, totalmente excluída do ordenamento jurídico brasileiro.
(e) será ela considerada prova inválida, ainda que tenha sido gravada por um dos interlocutores. 
227 - (CESPE/ESCRIVÃO PF/98): Uma norma ou um ato inconstitucionais, ao infringirem uma norma constitucional, afetam toda a Constituição e, até serem destruídos, manifestam-se como elementos estranhos na ordem jurídica. Essa norma infringida não vive isolada, pertence a um sistema de normas e é, com pertencer-lhe, que se revela fundamento de validade de outras normas e de certos atos. A violação de uma norma constitucional surge com uma quebra na integridade do sistema da Constituição.
Jorge Miranda. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra, 1988, t. II, p. 306 (com adaptações).
À luz da teoria relativa ao controle de constitucionalidade como meio de garantia da Constituição, julgue os itens que se seguem.
(1) No Brasil, há dois modos de controle de constitucionalidade: o concentrado e o por via de ação.
(2) No controle concentrado de constitucionalidade, qualquer cidadão é parte legítima para suscitar a contrariedade de uma norma à Constituição da República, contanto que o faça por meio de advogado, valendo-se da ação adequada e perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
(3) Desde que o Poder Judiciário profira julgamento no sentido da inconstitucionalidade de uma norma e desde que esse julgamento transite em julgado, tal norma passará a ser considerada como revogada, não podendo mais aplicar-se a caso algum.
(4) No controle de constitucionalidade suscitado pelo interessado no curso de uma ação qualquer, o julgamento da argüição de inconstitucionalidade caberá, inicialmente, ao juiz competente para apreciar a causa, qualquer que seja ele, mesmo que de primeiro grau.
(5) O efeito do julgamento definitivo de ação direta de inconstitucionalidade pelo STF é, como regra geral, ex tunc, isto é, atinge a norma desde o seu surgimento.
228 - (CESPE/ESCRIVÃO PF/98): Ainda em relação ao controle de constitucionalidade, julgue os itens seguintes.
(1) Apenas o Ministério Público, por meio do Procurador-Geral da República, é parte legítima para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade.
(2) No sistema constitucional brasileiro, não cabe ao Superior Tribunal de Justiça julgar, por meio de recursos, questões relativas à inconstitucionalidade de normas jurídicas.
(3) Se utilizado o meio processual correto, qualquer juiz ou tribunal pode declarar a inconstitucionalidade de uma norma; no caso dos tribunais, contudo, esse julgamento somente pode ser realizado, como regra geral, pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do órgão especial da corte.
(4) No controle de constitucionalidade, já existe, em certo caso, o chamado efeito vinculante das decisões judiciais, inclusive para os demais órgãos do Poder Judiciário.
(5) A intervenção federal pode ser utilizada como mecanismo para o controle de constitucionalidade de atos em face da Constituição Federal.
 229 - (CESPE/ESCRIVÃO PF/98): Julgue os itens a seguir, acerca do Direito Constitucional, da Constituição e do poder constituinte.
(1) Para o direito, o sentido relevante de Constituição é o jurídico, que trata do efetivo poder social em um determinado Estado, isto é, o que busca definir os chamados fatores reais de poder.
(2) Tradicionalmente, as normas constitucionais definidoras dos direitos e das garantias individuais constituem elementos limitadores da ação estatal.
(3) A fixação dos direitos e das garantias dos indivíduos é um dos objetos da Constituição.
(4) Considerando a noção de constituição material, o ato de um agente público pode ser considerado inconstitucional, mesmo que afete norma não-constante do texto da Constituição escrita.
(5) Embora as alterações da Constituição sejam obra e manifestação do poder constituinte, elas, no regime constitucional brasileiro, sofrem limitações de várias ordens.
230 - (CESPE/ESCRIVÃO PF/98): Considerando as normas constitucionais acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens abaixo.
(1) Os direitos e as garantias fundamentais previstos na Constituição, em especial no art. 5º, aplicam-se tão-somente aos brasileiros e aos estrangeiros naturalizados.
(2) De acordo com a Constituição, pode ser condenado ao pagamento de indenização o servidor público, inclusive policial, que causar dano moral a qualquer pessoa, mesmo ao preso condenado por sentença transitada em julgado.
(3) Se João, Delegado de Polícia Federal, prende Carla, famosa traficante de drogas, e a exibe à imprensa contra a vontade dela, pode ser condenado ao pagamento de indenização por dano material ou moral decorrente da violação da imagem da pessoa.
(4) Se Pedro, fugitivo da justiça, homizia-se à noite na casa de sua irmã Mariana, durante perseguição, e a dona da casa não permite a entrada da equipe policial, então os policiais poderão ingressar na residência para efetuar a prisão de Pedro apenas no dia seguinte.
(5) É inconstitucional a legislação que permite a interceptação telefônica, uma vez que a Constituição classifica como inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, telefônicas e de dados, sendo, em conseqüência, também inconstitucionais os atos de persecução criminal que se baseiem na quebra ilícita desse sigilo.
231 - (CESPE/ESCRIVÃO PF/98): Em relação aos remédios constitucionais, julgue os seguintes itens.
(1) Os chamados remédios constitucionais, ou remédios do direito constitucional, constituem em meios à disposição do indivíduo para provocar a atuação das autoridades competentes, com o fim de evitar ou sanar ilegalidade e abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais ou coletivos.
(2) Se Armando, simples cidadão, tomar conhecimento de que na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal (DPF) de algum estado da Federação estão sendo praticados atos ilícitos pelo respectivo superintendente, poderá, por meio de simples petição, dirigir-se ao Diretor-Geral do DPF para apontar as ilegalidades, estando esta autoridade obrigada a despachar a petição.
(3) Se é o caso de habeas corpus, não cabe mandado de segurança.
(4) Com o alargamento promovido pela Constituição de 1988 na área dos remédios constitucionais, passou a ser possível a impetração de mandado de segurança coletivo, para a defesa de qualquer interesse coletivo, por qualquer organização sindical, entidade de classe ou associação, desde que legalmente constituída.
(5) Se Lúcia – adversária política de Ana, governadora de um estado – ajuizar ação popular contra atos praticados por Ana e o pedido da ação for julgado improcedente, deverá haver condenação da autora às custas judiciais e ao ônus da sucumbência, desde que se tenha alegado, na contestação, má-fé da autora.
232 – (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STM/99): É característica da federação brasileira adotada pela Constituição de 1988,
(a) a impossibilidade de formação de novos estados-membros, a partir da subdivisão dos atuais.
(b) a autonomia municipal para criação dos juizados especiais com jurisdição local.
(c) a enumeração taxativa das competências legislativas estaduais.
(d) a possibilidade de intervenção da União nos estados ou no Distrito Federal, para assegurar a observância de princípios constitucionais significativos, como forma republicana de governo ou direitos humanos fundamentais.
(e) a legitimidade dos prefeitos para propositura de ação direta de inconstitucionalidade de lei municipal perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e tribunais de justiça estaduais.
233 - (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STM/99): Os direitos humanos hoje são entendidos como concreções históricas do princípio da dignidade humana e como tal cumprem aimportante função de legislar um regime político. A democracia, como ideal a ser atingido, será tanto maior quanto mais efetividade lograrem esses direitos em determinado Estado. Nesse sentido, a Constituição da República brasileira em vigor
(a) é aberta ao futuro, pois permite a incorporação de novos direitos aos já enunciados, independentemente de alteração formal do seu texto.
(b) poderia ter avançado mais, se tivesse contemplado o respeito aos direitos fundamentais de índole individual como limitações materiais à ação reformadora do poder constituinte derivado.
(c) é bem sistemática, pois traça a distinção entre garantias e direitos, entre direitos individuais e direitos coletivos, indicando o regime jurídico a que pertence cada um desses grupos.
(d) foi tímida ao tratar dos direitos sociais fundamentais: a este título só amparou os direitos trabalhistas.
(e) resolveu o problema da efetividade dos direitos sociais ao prever o mandado de injunção.
 234 - (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STM/99): Ao Poder Judiciário incumbe o controle de constitucionalidade das leis. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
(I) O STF somente declara a constitucionalidade no âmbito do controle concentrado. O controle difuso é realizado pelos juízes e demais tribunais.
(II) O STF não conhece ação direta de inconstitucionalidade quando, para concluir pela violação de norma constitucional, é necessário o prévio confronto entre o dispositivo legal impugnado e outras normas jurídicas infraconstitucionais.
(III) A ação declaratória de constitucionalidade, de competência do STF, tem por objeto lei ou ato normativo federal ou estadual.
(IV) O STF somente admite liminares – e com eficácia ex nunc – em ações visando declarar a inconstitucionalidade; nas ações declaratórias de constitucionalidade, elas são inadmissíveis.
(V) No controle concreto, não há óbice à declaração de inconstitucionalidade incidental que tenha como parâmetro norma constitucional revogada.
A quantidade de itens certos é igual a:
(a) 1	(b)	2	(c)	3	(d)	4	(e)	5
235 - (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STM/99): Ao lado da função típica do Poder Legislativo, legislar, outras atividades podem e devem ser desenvolvidas, posto que a tripartição de poderes não encerra rígida divisão de tarefas. Nesse contexto, incluem-se trabalhos de significativa importância das comissões parlamentares de inquérito (CPIs), os quais nem sempre se processam com a tranqüilidade desejada, pois os seus limites de atuação têm sido questionados. 
 Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
(I) O STF entende que os poderes investigatórios dos membros da CPI são menores que os dos juízes.
(II) Nenhuma testemunha pode, perante CPI, invocar direito de permanecer calada, alegando dever de manter sigilo profissional.
(III) Os poderes investigatórios de uma CPI afirmam-se como instrumentos básicos para que ela possa processar e julgar os acusados.
(IV) O prazo para conclusão dos trabalhos de uma CPI há de ser determinado, o que não impede a possibilidade de sua prorrogação.
(V) A criação de uma CPI requer a indicação inicial do fato a ser apurado; não se pode criar uma CPI para investigar se há algo a ser investigado.
Estão certos apenas os itens:
(A) I, II e V	 (b) I, III e IV (c) I, IV e V	 (d) II, III e IV	 (e) II, III e V
236 - (CESPE/ANALISTA JUDICIÁRIO STM/99): Acerca do processo legislativo, assinale a opção incorreta.
(a) As leis complementares são requeridas quando há expressa indicação da Constituição da República e são aprovadas por maioria absoluta.
(b) O veto por inconstitucionalidade parcial da lei é admitido; porém, ao contrário da declaração judicial de inconstitucionalidade, somente pode abranger texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
(c) As medidas provisórias não podem ser utilizadas para regulamentar as emendas constitucionais que operaram as chamadas reformas administrativa e previdenciária.
(d) A criação de cargos, funções ou empregos públicos é matéria sob reserva de lei de iniciativa privativa do Presidente da República; este modelo, por força do federalismo, deve ser seguido pelos estados e municípios, adequando-se a iniciativa, conforme o caso, ao governador ou ao prefeito.
(e) Posto que é rígida a Constituição da República, a aprovação de emendas constitucionais requer especial procedimento, sendo necessárias a discussão da proposta em dois turnos, em cada casa do Congresso Nacional, e a aprovação, mediante voto, de, pelo menos, dois terços dos respectivos membros.
237 – (CESPE/PROCURADOR INSS/99): “Fita revela tortura e PM sugerindo matar – Gravação feita sigilosamente em São Paulo por presos em uma delegacia e por soldados da Polícia Militar durante preleções de um oficial registra humilhação, tortura e sugestão para matar. O comandante do 5º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano, tenente-coronel Edson Pimenta Bueno Filho, diz à tropa que “vagabundo é caixão”. De acordo com depoimentos de soldados à Ouvidoria da Polícia, a expressão e uma das formas de o oficial ordenara morte de criminosos feridos em tiroteio, antes de chegarem ao hospital. No 26º Distrito Policial, em Socomã (zona sudeste), os presos gravaram uma blitz ocorrida após tentativa de fuga. Policiais civis xingam os detentos e os chamam de “orangotango”, “macaco” e “paraíba”. O policial que comandou a operação gritou ameaças como “quero um”, “vai tomar tiro”, “tou louco pra sentar o dedo em vocês”. A fita foi retirada do distrito policial por parentes de presos e encaminhada ao Ministério Público pelo coordenador da Pastoral Carcerária e pela secretária do movimento.
Caderno Cotidiano. In: Folha de S. Paulo. 10/10/99 (com adaptações)
Em face das informações contidas na notícia e de acordo com a Constituição da República, julgue os itens abaixo.
(1) O desrespeito à dignidade dos presos, além de ofender seus direitos fundamentais, ataca um dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil.
(2) A Constituição estabelece que a pena não passará da pessoa do condenado. Por isso, se um policial praticar tortura contra um preso na presença de seu superior, que nada faz para impedi-lo, este não poderá ser responsabilizado pelo crime.
(3) A despeito de ser inafiançável, o crime de tortura deve ser objeto de ação penal, condenação e execução em determinados prazos, previstos na lei, pois, do contrário, a pretensão estatal de punir e executar a pena poderá ser atingida pela prescrição.
(4) Na hipótese de ser julgado procedente o pedido judicial de indenização por parte de um preso ofendido por policial, tanto a pessoa jurídica do Estado quando a pessoa física do policial podem ser responsabilizados.
(5) Errou a Pastoral Carcerária ao encaminhar a fita ao Ministério Público, pois não compete a esse órgão estatal exercer controle sobre a atividade policial.
238 - (CESPE/PROCURADOR INSS/99): Acerca da disciplina constitucional dos direitos fundamentais, julgue os itens seguintes.
(1) Garantias dos direitos fundamentais são instituições jurídicas criadas em favor do indivíduo para que ele possa usufruir dos direitos fundamentais propriamente ditos.
(2) Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações, como são conhecidos, sucederam-se historicamente, de maneira que os direitos fundamentais de primeira geração hoje não são mais aplicados.
(3) Os direitos fundamentais de primeira geração estão associados à liberdade; os de Segunda, à igualdade; os de terceira, à fraternidade.
(4) A possibilidade de indenização do dano moral, que a Constituição eleva à categoria de direito fundamental, assiste apenas às pessoas naturais.
(5) Nos crimes cuja ação penal seja de iniciativa pública, apenas o Ministério Público pode provocar a atividade jurisdicional, estando banidos do atual sistema constitucional os procedimentos penais ex officio, bem como a ação penal instaurada por meio de portaria.
GABARITO
1 
2 D
3 B
4 A
5 E
6 B
7 C
8 D
9 A
10 C
11 E
12 E
13 A
14 D
15 B
16 E
17 A
18 *
19 C
20 D
21 A
22 E
23 A
24 D
25B
26 A
27 C
28 D
29 B
30 E
31 C
32 B
33 E
34 D
35 C
36 E
37 B
38 A
39 D
40 E
41 *
42 C
43 A
44 D
45 E
46 E
47 C
48 D
49 B
50 D
51 A
52 B
53 A
54 B
55 C
56 D
57 B
58 A
59 D
60 C
61 B
62 C
63 A
64 *
65 B
66 E
67 C
68 C
69 A
70 D
71 B
72 B
73 D
74 C
75 C
76 E
77 B
78 D
79 E
80 *
81 C
82 D
83 B
84 D
85 D
86 A
87 B
88 C
89 D
90 ECCEE
91 ECCEC
92 CEEEC
93 CEECC
94 ECEEE
95 EECCC
96 ECEEE
97 EECCE
98 EEECC
99 CEECE
100 CECCE
101 CEECE
102 D
103 B
104 B
105 C
106 B
107 E
108 E
109 D
110 D
111 E
112 A
113 C
114 D
115 C
116 D
117 D
118 A
119 ECCCC
120 EECEE
121 EECCC
122 CECEE
123 CCCEE
124 ECCEE
125 ECEEC
126 CCECE
127 CCEEE
128 ECCEE
129 ECECC
130 EECCE
131 EEECC
132 EECCE
133 EECCE
134 CCECE
135 EECCE
136 * EECE
137 ECCEC
138 CCCEE
139 EEECC
140 EEEEC
141 EEECC
142 CC * CE
143 EECCC
144 CCECC
145 D
146 C
147 B
148 D
149 CECCC
150 CCEEE
151 CEECE
152 CEECC
153 ECCCE
154 CECEE
155 CCEEE
156 CCECE
157 CEECE
158 CECEC
159 EECEC
160 CCECC
161 EEECE
162 EECEE
163 EEEEE
164 CECCC
165 CCECC
166 CEEEE
167 ECCEC
168 CECEC
169 CECCE
170 E
171 D
172 C
173 E
174 C
175 B
176 C
177 A
178 A
179 B
180 ECCEC
181 CEEEE
182 CCCEE
183 CCCCE
184 ECCCE
185 ECEEC
186 EEEEC
187 CCCEE
188 EECCE
189 C
190 D
191 A
192 D
193 B
194 D
195 B
196 C
197 A
198 E
199 C
200 E
201 A
202 B
203 B
204 A
205 A
206 B
207 E
208 D
209 E
210 D
211 CCCCE
212 CECCE
213 EECCE
214 ECECC
215 C * ECE
216 E * EEE
217 ECCEE
218 EEEEE
219 E
220 B
221 A
222 C
223 D
224 D
225 A
226 A
227 C
228 EEECC
229 EECCC
230 ECCCC
231 ECCCE
232 CCCEE
233 D
234 A
235 B
236 C
237 E
238 CECCE
239 CECEE
240 CEECC
241 EEECC
242 ECECC
243 ECECC
244 EECCC
245 ECCCE
246 D
247 D
248 C
249 E
250 E
251 A
252 B
253 A
254 B
255 D
256 E
257 A
258 B
259 D
260 E
261 B
262 A
263 C
264 B
265 D
266 EECCC
267 CCECC
268 EEEEE
269 EECCE
270 EECEC
271 CECCE
* ANULADA

Continue navegando