Buscar

EFEITO DE BORDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EFEITO DE BORDA (em inglês, the edge effect), é um importante estruturador de comunidades em áreas de gradiente ambiental.  Sendo uma alteração na estrutura, na composição e/ou na abundância relativa de espécies na parte marginal de um fragmento. Tal efeito seria mais intenso em fragmentos pequenos e isolado. Assim os fragmentos florestais são as áreas de mata fechada que permanecem intactas em meio a uma plantação, um pasto ou uma área desmatada. As árvores das extremidades desses fragmentos ficam expostas ao clima, parasitas e outros fatores biológicos e químicos, se tornando menos saudáveis e morrendo lentamente. Este processo é o que chamamos de efeito de borda.
Os efeitos de borda podem ser divididos em abióticos e biológicos diretos ou indiretos
Os efeitos abióticos envolvem mudanças nos fatores climáticos ambientais, onde a zona de influência das bordas apresenta maior exposição aos ventos, altas temperaturas, baixa umidade e alta radiação solar. Os efeitos biológicos diretos, por sua vez, abrangem alterações na abundância e na distribuição de espécies provocadas pelos fatores abióticos nas proximidades das bordas, como o aumento da densidade de indivíduos devido à maior produtividade primária causada pelos altos níveis de radiação solar.
Por fim, os efeitos indiretos envolvem mudanças na interação entre as espécies, como predação, competição, herbivoria, dispersão de sementes e polinização.

Continue navegando

Outros materiais