Buscar

trabalho cientifico

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
CAMPUS SÃO BERNADO-MA
LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS-PORTUGUES 
DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO 
DOCENTE:ANTONIA MARIA CARDOSO E SILVA 
DISCENTE:JOÃO VCTOR SOUSA DE FREITAS 
 TURMA:2020
RESENHA
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E PESQUISAS BIBLIOGRAFICAS E RESUMOS .
Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos
SÃO BERNARDO-MA
2021
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Métodos Científicos. In: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Publicado em 2009 o capitulo Métodos científicos do livro Metodologia cientifica tem como autoras Eva Maria Lakatos e Marina Andrade Marconi, ambas possuem produções em assuntos que envolvem trabalhos científicos. Eva Maria Lakatos é graduada em administração e jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais. É mestre e doutora em ciências, doutora em Filosofia com ênfase em Metodologia Científica e livre-docente em sociologia, pela Escola de sociologia e política de São Paulo, onde foi vice-diretora. Foi professora de Sociologia e Metodologia Científica em cursos de graduação e pós-graduação. Lakatos já publicou Sociologia Geral (1981), Metodologia do Trabalho Científico (1986) e Técnicas de Pesquisa (1986),sendo esses dois últimos em coautoria com Mariana de Andrade Marconi. Esta é Graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística, é doutora em Ciências na área de Antropologia pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca – Unesp e é professora concursada, lecionou por 16 anos na Unesp de Franca, nos cursos de história e serviço social.A obra está repleta de informações sobre os métodos científicos.
No primeiro capitulo “procedimentos didáticos” a Autora - Eva Maria Lakatos, demonstra a importância da leitura para a ampliação dos conhecimentos e busca de informações, onde a Autora identifica alguns elementos para auxiliar este habito, tais como o titulo, a data de publicação, a "orelha" ou contracapa, índice sumario, a introdução – prefacio ou nota do autor e por fim a bibliografia.
A leitura deve ser proveitosa e atender aos objetivos pretendidos. A leitura que nos interessa é a leitura informativa que busca coletar informações e este movimento é dividido em etapas de reconhecimento ou previa; exploratória ou pré-leitura; seletiva; reflexiva; critica; interpretativa e explicativa. A Autora descreve técnicas de como proceder uma boa leitura, cita exemplos de Esquemas e Resumos. Ela ressalta que os textos devem ser analisados de forma a evidenciar – analise dos elementos – analise das relações e a analise da estrutura para uma total compreensão e melhor rendimento de estudo de um determinado assunto.
Outra técnica utilizada é os seminários que incluem pesquisa, discussão e debate, além de ser uma ótima ferramenta para desenvolver o hábito do raciocínio e da reflexão. Os seminários é dividido em componentes de trabalho – coordenador – organizador – relator – secretario – comentador e debatedores.
 No capitulo,dois A pesquisa bibliográfica se divide em oito fases distintas: escolha do tema elaboração de plano e trabalho – identificação – localização – compilação – fichamento – análise e interpretação e redação. Tais fases adotadas no processo de pesquisa irá nortear e tonar o trabalho mais consistente e coerente com os objetivos propostos.
A utilização de ficha é um instrumento importante na manipulação de diversos materiais, que em sua maioria não lhe pertence de forma a; identificar as obras – conhecer seu conteúdo – fazer citações – analisar o material – elaborar críticas. Criada no século XVII por Abade Rozier as fichas são amplamente utilizadas em diversas instituições para formar bancos de dados para consultas de diversos públicos. As fichas são confeccionadas obedecendo os aspectos físicos; cabeçalho; referencia bibliográfica; corpo do texto; indicação da obra; local; bibliografia; citações; resumo ou conteúdo; esboço e comentários.
Essa obra é indicada a todas as pessoas envolvidas no processo educacional,e na construção da educação,este texto e para esses tenha conhecimento,se apropriarem do mesmo,e construam sua pratica educativa.

Continue navegando