Buscar

Relatório_Atividade Cultural - Juliana Maria Alves Vieira

Prévia do material em texto

RELATÓRIO PARA VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADE CULTURAL
	Nome Completo: Juliana Maria Alves Vieira 
	Curso: Bacharelado em Administração (Ead)
	Período: 2º
	Atividade: ☒ Filme ☐ Peça teatral ☐ Exposição 
	Nome/ Título: Monstros S.A 
	Quando você assistiu/ visitou: Disney Plus
	Local onde estava em cartaz:
Informações básicas
Filme produzido em 2001 da empresa Pixar Animation em parceria com a Walt Disney Pictures, o enredo do filme ocorre na cidade fictícia Monstrópolis., na empresa Monstros S.A seu business é o abastecimento de energia obtido com gritos de medo das crianças, a fábrica de sustos constrói portais que levam os monstros para universo humano, assustando as crianças e gerando a fonte de energia necessária para a sobrevivência da fábrica. Os monstros que trabalham na fábrica acreditam que as crianças são tóxicas, e por um descuido do personagem Randall Boggs ao deixar uma porta aberta no final do seu turno, a garota Boo acaba indo para o mundo dos monstros, ao ser encontrada pelo personagem James P. Sullivan, ele pede ajuda ao seu amigo Michael "Mike" Wazowski para colocar a garota de volta ao mundo dos humanos, após diversas tentativas frustradas durante o filme, a dupla percebe que as risadas da garota geram mais energia do que os gritos das crianças, e tentam salvar a vida da criança e mostrar ao CEO da empresa Henry J. P. Waternoose que as crianças não são tóxicas e que o poder maior para obtenção da energia está na risada das crianças, porém o líder é arrogante e que não aceita mudanças, juntamente com Randall Boggs a dupla de inimigos tentam a todo custo atrapalhar a saga de Mike e James que acabam desmascarando os seus inimigos e alcançando o objetivo de trazer a menina ao mundo dos humanos salva.
Análise crítica:
O filme apresenta diversos pontos interessantes dentro da organização Monstros S.A. 
No início do filme percebemos a questão do cuidado com o treinamento aos estagiários, a cena de um monstros que está sendo treinado através se uma simulação e sendo analisando por um comitê de avaliadores que no final apresenta seus pontos e fracos e fortes, importante destacar que o avaliador desta cena apresenta o simples fato da “porta estar aberta” durante o percurso do monstro a cama da criança na simulação, um detalhe aparentemente, mas que futuramente poderia comprometer o nome da empresa, vemos a importância dos lideres estarem atentos aos detalhes, a liderança, ao treinamento para aperfeiçoamento constante de seus funcionários, reduzindo a rotatividade e melhor aproveitamento dos mesmos.
Vale destacar o trabalho em equipe de Mike" Wazowski e James P. Sullivan durante o filme, enquanto o funcionário Mike lida melhor com a teoria, por outro lado James lida melhor com a prática, o equilíbrio, a importância do entendimento do trabalho em equipe para o crescimento organizacional.
Logo quando a criança Boo foge do quarto e é encontrada por James P. Sullivan, e levada para a casa juntamente com seu amigo Mike, James percebe que durante a gargalhada da garota tem poder maior de obtenção de energia do que os sustos, a Boo neste contexto apresenta-se como uma oportunidade de mudança, e James ao perceber durante o filme demonstra a capacidade de transformação através de um novo olhar e quebra de conceitos antes parametrizados como acreditar que as crianças poderiam ser tóxicas, agora acredita na chance de inovação para a Monstros S.A 
Em paralelo a Monstros S.A estava passando por uma crise pois as crianças não estavam se assustando como no passado, por outro lado o líder e CEO da Henry J. P. Waternoose estava inflexível a mudanças, preso no passado, perdendo novas oportunidades para a empresa, e não saber lidar com a crise, um exemplo que bons líderes devem saber gerenciar as crises, estarem abertos a mudanças, para a saúde e crescimento da empresa.
James e Mike se tornam o agente de mudanças, e ao final do filme a empresa antes conhecida por assustar as crianças, deu lugar ao divertimento a alegria, uma nossa visão de mercado, através das gargalhadas das crianças potencializando os seus ganhos, e monstros antes conhecidos como auxiliares de monstros assustadores, puderam ter a oportunidade de ganhar o seu espaço, através da percepção de mercado e um ponto importante a mudança de gestão.
Impressões pessoais
O filme traz uma reflexão importante no contexto organizacional, ao líder que deve estar sensível a mudanças, na criação de novas estratégias, e busca pelas inovações internas e externas, as chances de mudanças, acreditando que gestão de pessoas dentro da organização é um dos seus maiores investimentos, aperfeiçoando constantemente a sua equipe, crescimento organizacional não é apenas quantitativa e sim qualitativa.
Por outro lado, a importância do trabalho em equipe, da dedicação ao que se faz, e ao poder da influência trazida pelos personagens centrais fizeram toda diferença no sucesso da organização por acreditar em uma nova visão sobre o que poderia parecer o declínio, mas através da transformação trouxeram uma nova perspectiva a instituição.

Continue navegando