Buscar

especializações da membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biologia Celular e Molecular
 (14 de setembro de 2020)
Professora: Maria do Socorro Costa Oliveira
Estudante: Mayra Gonçalves Soares
1) Quais os tipos de especializações ou diferenciações da membrana plasmática?
R= Na região apical podem existir microvilosidades também chamados de cílios; Existem ainda as estruturas juncionais encontradas nas laterais conhecidas como zónulas (junção) de adesão, de oclusão, interdigitações (junção de comunicação), desmossomos e na área basal hemidesmossomas.
2) Para que servem as microvilosidades. Exemplifique.
R= As especializações de membrana chamadas de microvilosidades, cílios ou bordas de escova tem a importante função de aumentar a superfície de contato para possibilitar uma melhor absorção, portanto, pode ser encontrada em células de tecidos que auxiliam na absorção de substâncias ou nutrientes para o organismo como em células epiteliais do intestino delgado e do rim.
3) Descreva o glicocálix celular e quais suas funções.
O Glicocálix é uma matriz extracelular, uma camada externa à membrana, presente formada por glicolipídios, esfingolipídios, glicoproteínas e proteoglicanos, apresenta diversas funções importantes para a célula, sendo uma delas a proteção contra lesões de natureza química e mecânica. Esses carboidratos também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água.Outra função extremamente importante do glicocálice é o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina. Além das funções citadas, devemos lembrar que o glicocálice das hemácias determina os grupos sanguíneos (A, B, AB ou O), uma vez que esses glicídios funcionam como marcadores de determinados tipos de célula. O reconhecimento do tipo sanguíneo é fundamental para a realização de transfusões e para o tratamento de alguns problemas imunológicos.
 4) Que proteínas estão presentes na zona de oclusão?
R= A zona de eclosão, junção de oclusão são formadas principalmente pelas proteínas ocludinas e claudinas. 
5) Explique a função da zona de oclusão
R= A função da zona de oclusão é a de fazer junção, conexão e vedação do espaço intercelular impossibilitado a passagem de substâncias para a célula por esse espaço.
6) Caracterize os desmossomos.
R= Possui a função de conexão entre células podendo ser encontrados por exemplo na epiderme (externa) e nos discos intercalares cardiócitos.
7) Que moléculas proteícas que constituem os hemi-demossomos.
R= Possuindo a função de aderir tecido epitelial ao tecido conjuntivo são característicos de células basais da epiderme ligando a membrana plasmática à lâmina basal adjacente por meio de filamentos de queratina que estão ligados à proteína de ancoramento plectina estas proteínas se encontram agrupadas e seus domínios citosólicos se unem a filamentos intermediários de queratina (e não a filamentos tensores de actina). Os seus extracitosólicos, no entanto, se conectam a fibrilas de colágeno do tipo IV, existentes somente na lâmina basal. Está última conexão é mediada pela lamina. Além disso, nos hemidesmossomos, entre as integrinas e os filamentos de queratina, interpõe-se uma placa discoidal de 12 a 15 nm de espessura que contém uma proteína ligante chamada BP230, similar às desmoplaquinas do desmossomo. 
8) Quais as funções das junções GAP?
R= Essa junção comunicante permite, como seu o nome salienta, a comunicação e troca de substâncias entre células animais.

Continue navegando