A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
AULA 03 - LITERATURA COMPARADA - Copia (3)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercício: CEL0239_EX_A1_201902581441_V3 
	10/03/2021
	Aluno(a): SANDRA REGINA PEREIRA 
	2021.1 EAD 
	Disciplina: CEL0239 - OFICINA LITERÁRIA  
	201902581441
	
	 
		1
        Questão 
	
	
	Leia o fragmento transcrito a seguir e depois escolha a alternativa correta:
Diferentes períodos históricos construíram um Homero e um Shakespeare "diferentes", de acordo com seus interesses e preocupações próprios, encontrando-se em seus textos elementos a serem valorizados ou desvalorizados, embora não necessariamente os mesmos. Todas as obras literárias, em outras palavras, são "reescritas", mesmo que inconscientemente, pelas sociedades que as leem; na verdade, não há releitura de uma obra que não seja também uma "reescritura". (EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006. pp.15 e 17)
 
		
	
	a leitura de um texto literário por uma dada sociedade e cultura em uma dada época implica uma nova construção de sentido para esse texto, a ponto dessa releitura poder ser igualmente considerada uma reescritura. 
	
	o texto literário goza de total autonomia em relação a fatores extraliterários e sua leitura não sofre a interferência de elementos históricos, sociais ou culturais.
	
	todos os leitores de todas as épocas, sociedades e culturas leem de forma uniforme os textos literários. 
	
	somente os textos com problemas de elaboração suscitam questionamentos aos seus leitores; os textos bem escritos são lidos de forma estável e uniforme por todos os seus leitores.
	
	a interpretação e depreensão dos significados de um texto literário não se alteram ao longo do tempo.
	Respondido em 10/03/2021 15:33:12
	
Explicação: 
A resposta correta é a leitura de um texto literário por uma dada sociedade e cultura em uma dada época implica uma nova construção de sentido para esse texto, a ponto dessa releitura poder ser igualmente considerada uma reescritura. 
	
	
	 
		2
        Questão 
	
	
	Leia a declaração João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos:
 "Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste."
 Marque a alternativa em que ocorra a identificação do processo também constituído pelo discurso literário, mencionado pelo autor:
		
	
	Processo de desmonte do texto literário
	
	Processo de universalização da literatura
	
	Processo histórico e ideológico de criação
	
	Processo de manipulação das perspectivas do leitor 
	
	Processo de autopromoção da figura do autor
	Respondido em 10/03/2021 15:39:35
	
	
	 
		3
        Questão 
	
	
	O texto literário possui algumas características que lhe são fundamentais, exceto:
		
	
	o uso expressivo da linguagem;
	
	a plurissignificação;
	
	o rigor científico.
	
	a conotação, ou seja, o uso figurado da linguagem;
	
	a ficcionalidade;
	Respondido em 10/03/2021 15:41:55
	
Explicação: 
A literatura é uma arte e, como toda arte, está livre de qualquer compromisso com a realidade, com as leis físicas, com a lógica, com as ciências, ainda que delas possa se valer. Sendo assim, o rigor científico não faz parte das características fundamentais de um texto literário.
	
	
	 
		4
        Questão 
	
	
	A conotação e a denotação são dois níveis de concretização dos sentidos num texto. No caso do texto literário, predomina:
		
	
	a palavra sem ambiguidades.
	
	a palavra nova, ainda não dicionarizada.
	
	o sentido primeiro de cada palavra.
	
	a conotação.
	
	a denotação.
	Respondido em 10/03/2021 15:44:17
	
Explicação: 
O texto literário é conotativo, pois não se trata de um texto com finalidades cotidianas, voltado para a comunicação imediata e prática. O plano da expressão ocupa centralidade na literatura. Nesse caso, as palavras e as construções linguísticas estão sempre a serviço da máxima expressividade.
	
	
	 
		5
        Questão 
	
	
	"A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. [...] A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo". (Rubem Alves). Esta definição de saudade revela:
		
	
	O uso conotativo, pois traz uma definição técnica do sentimento da saudade.
	
	O uso conotativo da linguagem, pois a definição de saudade é poética.
	
	O uso denotativo, pois a definição de saudade é a que pode ser encontrada no dicionário.
	
	O uso denotativo, pois traz uma definição figurada do sentimento da saudade.
	
	O uso denotativo da linguagem, pois a definição de saudade é poética.
	Respondido em 10/03/2021 15:45:16
	
Explicação: 
A definição de saudade é uma definição poética, elaborada por meio de metáforas, como é próprio da linguagem conotativa.
	
	
	 
		6
        Questão 
	
	
	Leia o fragmento abaixo e depois assinale a alternativa correta. 
"O que se pretende evidenciar é que a literatura não é um fenômeno independente, ela é criada dentro de um contexto; numa determinada língua, num determinado país, numa determinada época, onde se pensa de uma determinada maneira, carregando em si marcas desse determinado contexto. Nesse sentido, o discurso literário pode não ser apenas ligado aos procedimentos adotados pelo autor, mas também, e talvez mais diretamente do que se pensa, ligado ao contexto sociocultural no qual está inserido, evidenciando-se, nem sempre claramente, uma influência das instituições que o cercam na escolha de determinados procedimentos de linguagem. " (DALLA PALMA, M. apud FÁVERO. A. Oficina Literária, Rio de Janeiro, SESES, 2014, p. 42)
		
	
	A literatura é fruto da livre criação e expressão do autor.
	
	O autor reitera a ideia da autonomia da literatura.
	
	O discurso literário é produzido pelos procedimentos adotados pelo autor, mas este sofre influência do contexto sociocultural no qual está inserido.
	
	O autor limita-se a reproduzir os procedimentos institucionalizados em sua época.
	
	O autor nega qualquer relação entre literatura e os contextos social, histórico e cultural.
	Respondido em 10/03/2021 15:49:10
	
Explicação: 
A resposta correta é: O discurso literário é produzido pelos procedimentos adotados pelo autor, mas este sofre influência do contexto sociocultural no qual está inserido.
	
	
	 
		7
        Questão 
	
	
	Considerando-se que a literatura constitui-se com parte de um processo histórico, podemos afirmar que a história do livro confunde-se, em muitos aspectos, com a história da humanidade.
		
	
	A afirmativa é falsa, pois a escolha de frases e temas é imposta pelo poder
	
	A afirmativa é falsa, pois ao escolherem frases e temas, os autores não consideram somente o que lhes é imposto pelo poder
	
	A afirmativa é falsa, pois ao escolherem frases e temas, os autores não consideram a realidade
	
	A afirmativa é verdadeira, pois ao escolherem frases e temas, os autores estão elegendo o que consideram significativo no momento histórico e cultural em que vivem
	
	A afirmativa é verdadeira, pois ao escolherem frases e temas, os autores se deixam influenciar por suas posturas políticas e sociais
	Respondido em 10/03/2021 15:53:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão 
	
	
	Um texto nunca é neutro, pois o autor expõe as opções assumidas em sua composição e encobre as rejeitadas por meio de duas operações essenciais à construção de um texto verbal. São elas:
		
	
	Seleção e combinação de palavras.
	
	Invenção e justaposição de palavras.
	
	Escolha arbitrária de palavras e combinação.
	
	Encadeamento e combinação aleatória de palavras.
	
	Criação de palavras e imaginação.
	Respondido em 10/03/2021 15:54:34
	
Explicação: 
Todo texto verbal é resultado da seleção e da combinação de palavras. Dentre uma infinidade de opções linguísticas e de possibilidades combinatórias,