Buscar

Gestão e Análise de Custos Objetiva

Prévia do material em texto

1.O sistema GECON contribui como ferramenta de gestão para os responsáveis pela área de custos mensurar a otimização dos resultados e aumentar a eficiência operacional das empresas. O sistema GECON abrange alguns requisitos, tais como: o modelo de gestão, o processo de gestão e o sistema de informação. Os conceitos que dão suporte ao GECON representam características fundamentais referentes ao modelo utilizado com relação aos aspectos de avaliação de desempenho e resultados. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Eficácia empresarial e resultado econômico.
( ) Formação do resultado econômico.
( ) Preços de transferência com base no custo de oportunidade.
( ) O papel dos colaboradores na otimização dos recursos da organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - V - F.
 b)	F - V - V - F.
 c)	F - F - F - V.
 d)	V - F - F - V.
2.A contabilidade de custos tem a função de avaliar o estoque e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utiliza-se instrumentos matemáticos e estatísticos, tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acúmulo de custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, a diversas necessidades gerenciais. No que se refere às diferenças entre os métodos de custeio por absorção e custeio variável, quanto aos pontos fortes e fracos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto forte do sistema de custeio por absorção.
II- Ponto fraco do sistema de custeio por absorção.
III- Ponto forte do sistema de custeio variável.
( ) Nesta situação, não há como prever qual é o montante que contribui para os departamentos indiretos de produção para a formação dos custos dos produtos e qual é sua participação para a sua real formação.
( ) O custo fixo não possui relação direta ao processo fabril, e por não ser alocado ao custo do produto não necessita de complexas formas de rateio aos produtos.
( ) O sistema considera o total dos custos por produto, que aqui são demonstrados pelos Custos Fixos e Variáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	II - III - I.
 b)	I - II - III.
 c)	III - I - II.
 d)	I - III - II.
3.As bases de alocação usadas no custeio baseado na atividade, também conhecido como Activity Based Costing (ABC), são medições das atividades executadas, que podem incluir horas do tempo de ajuste de máquina ou número de vezes em que isso foi feito, ou demais maneiras de distribuição em função da atividade que está sendo analisada, seja industrial, serviço ou overhead. Sobre o Activity Based Costing (ABC), ou sistema de custeio (ABC), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No sistema de custeio (ABC), a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios.
( ) O sistema de custeio (ABC) não possui nenhuma restrição.
( ) Por ser demasiadamente simples, o sistema de custeio (ABC) não contribui em nada para melhorar as tradicionais metodologias de análise de custos.
( ) O sistema de custeio (ABC), tem como desvantagem o alto custo de implementação
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - F - V - F.
 b)	V - F - F - V.
 c)	F - V - V - F.
 d)	F - V - F – V.
4.Saber como diferenciar despesas e custo pode ser um desafio para muitas pessoas na hora de classificar seus gastos. Saber o que consiste cada um destes termos, no entanto, é essencial para uma gestão eficaz dos negócios e para não ter problemas na contabilidade. Sobre os custos e as despesas de uma empresa que produz dois tipos de tecido de algodão, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	A depreciação do prédio onde funciona a fábrica é um custo fixo indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio variável.
 b)	O algodão consumido na produção é um custo variável direto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
 c)	Os gastos com propaganda, específicos para um dos dois tipos de tecido, são um custo fixo direto e devem compor o valor do estoque pelo método de custeio por absorção.
 d)	O valor referente às horas trabalhadas pela supervisão da produção, comum aos dois tipos de tecido e cujo salário é mensal, é um custo variável indireto de cada metro de tecido e deve compor o valor do estoque pelo método de custeio pleno.
5.Quando a apuração dos custos obedece a um produto ou serviço do início ao fim da produção, independente se os mesmos estão dentro ou fora do exercício contábil, podemos definir que é um sistema de acumulação de custos. Sobre o tipo de sistema de acumulação de custos, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Ordem.
 b)	Processo.
 c)	Acumulação.
 d)	Produção.
6.Os métodos de custeio das organizações são ferramentas importantíssimas, uma vez que um método de custeio é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização no atual mundo globalizado. Nesse sentido, pode-se enfatizar que os métodos de custeio têm o intuito de informar o custo preciso dos produtos, para assim poder se estabelecer o preço, a produção de novos produtos ou o abandono de produtos que não dão retorno financeiro à organização. Sobre os métodos de custeio, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custeio baseado em atividades.
II- Custeio por absorção.
III- Custeio variável.
IV- Custeio pleno ou RKW.
( ) Método que aloca os custos variáveis aos produtos e considera os custos fixos como despesa do período, afetando o resultado desse período.
( ) Forma de alocação de custos que consiste no rateio dos custos de produção e de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, a todos os produtos.
( ) Procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, por meio da utilização de direcionadores de custos.
( ) Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - IV - III - II.
 b)	II - I - III - IV.
 c)	III - I - II - IV.
 d)	III - IV - I - II.
7.A utilização do custo baseado em informações reais cria ao longo do tempo uma base histórica, que proporciona comparações com os custos orçados. Contudo, a eficiência e a eficácia das operações podem ser distorcidas pelos vícios de produção decorrentes de mau uso de recursos. Essa perda de qualidade de informação comparativa com relação ao custo ótimo torna o custo-padrão uma excelente ferramenta de análise gerencial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O custo real tem por finalidade identificar quanto custou o produto, enquanto o custo-padrão preocupa-se em identificar a diferença entre o custo orçado e o custo real.
II- O custo-padrão está dividido em custo atual e custo ideal corrente.
III- O objetivo do custo-padrão é fixar uma base de comparação entre custo incorrido com o custo que deveria incorrer.
IV- A fixação do custo-padrão se dá considerando os elementos de custos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças II e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I e IV estão corretas.
 c)	As sentenças II e III estão corretas.
 d)	As sentenças III e IV estão corretas.
9.Existe um setor produtivo que atua na execução de atividades que transformam matérias-primas em produtos finais. Neste setor as empresas produzem de modo contínuo, seriado ou em massa. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
() Nesse setor é comum a forma de custeio ser classificada como sistema de custeio contínuo ou sistema de acumulação por processo.
( ) Esse setor produtivo é chamado também de indústria.
( ) Na indústria é comum não se usar uma forma de custeio por não ser necessário contabilizá-lo.
( ) Esse setor produtivo também é conhecido como comércio. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - F - V - F.
 b)	F - V - F - V.
 c)	V - V - F - F.
 d)	F - F - V - V.
10.Conceitualmente o custeio baseado em atividades é uma técnica de controle e alocação de custos que permite:
I- Identificar os processos e as atividades existentes nos setores de produtivos, auxiliares ou administrativos de uma organização, seja qual for sua finalidade (industrial, prestadora de serviços, instituição financeira, entidade sem finalidade lucrativa, entre outros).
II- Identificar, analisar e controlar os custos envolvidos nesses processos e atividades.
III- Atribuir os custos aos clientes e fornecedores, tendo como parâmetros a utilização dos direcionadores (ou geradores) de custos.
IV- Organizar os itens de estoques de forma hierarquizada, conforme o volume e a relevância de custos incorridos para a aquisição de insumos e/ou esforços destinados no processo produtivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas II e III estão corretas.
 b)	As afirmativas I e II estão corretas.
 c)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 d)	As afirmativas I e IV estão corretas.

Continue navegando