Buscar

Apol 1 Filosofia da Religião 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte afirmação:
“A palavra fenomenologia foi empregada por alguns pensadores ao longo da história da Filosofia, e pode ser aqui definida nos seguintes termos: ‘descrição daquilo que aparece ou ciência que tem como objetivo ou projeto essa descrição’ (ABBAGNANO [...]). Como se pode deduzir do próprio vocábulo, a fenomenologia está relacionada diretamente ao conceito de fenômeno, o qual pode ser definido como ‘aquilo que aparece ou se manifesta’ [ABBAGNANO]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONDIM DA SILVA, Paulo César. A fenomenologia de Husserl: uma breve leitura. <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-fenomenologia-husserl-uma-breve-leitura.htm>. Acesso em 20 jul. 2017.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião referente ao conceito de fenomenologia/fenômeno, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  ( ) O termo fenômeno tem sua origem na expressão grega phainomenon, que significa aquilo que se vê, que é visível ou que se apresenta, que se mostra.
II. ( ) O fenômeno  é o que aparece ao sujeito pensante, quer como uma realidade existente em si mesma fora do sujeito, quer como um fato interno, quer como um fato externo cujo conhecimento está condicionado por uma atividade interna.
III.( ) A fenomenologia pode ser descrita como o estudo de um conjunto de fenômenos, podendo dar origem a uma disciplina específica, como é o caso da Fenomenologia Religiosa.
IV. ( ) Ao se associar ao termo fenômeno o adjetivo religioso, que pode se referir a um fato, expressão, a um indivíduo que segue determinada crença religiosa ou a um grupo, chega-se à expressão fenômeno religioso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – F – F
	
	D
	V – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 2/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte citação:
“[Rosendahl] ressalta que ‘ambas, Geografia e Religião, se encontram por meio da dimensão espacial, uma porque analisa o espaço, a outra porque, como fenômeno cultural, ocorre espacialmente’. Dessa forma, pode-se analisar o estudo da Religião a partir do entrosamento em que o sagrado, não apenas como aspecto da paisagem, mas como categoria essencial para a produção do espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto completo ele está em: MEDEIROS, Elisângela Raquel Pereira; SANTOS, Agnaldo Barbosa dos. O sagrado e o profano como metodologia Interdisciplinar para os estudos dos fenômenos culturais Religiosos em João Pessoa PB. <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_2datahora_25_05_2014_20_17_47_idinscrito_729_8773672a6040e9a81dbf2848c15a8a11.pdf>. Acesso em 20 jul. 2017.
Na obra, O Tratado da História das Religiões, Mircea Eliade (1993) faz uma descrição minuciosa das religiões no Ocidente. Nessa mesma obra, apresenta várias etimologias, dentre elas a de Hierofania, derivada do grego hierofani. Diante disso, considerando a citação anterior e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião assinale a alternativa que apresenta o correto significado de Hierofani: 
	
	A
	Manifestação Profana.
	
	B
	Mito Religioso.
	
	C
	Manifestação do Sagrado.
	
	D
	Ritual Religioso.
	
	E
	Festa Religiosa.
Questão 3/10 - Filosofia da Religião
Considere o seguinte:
A Filosofia Grega Antiga nasceu como rompimento com a mentalidade mítica religiosa, em que os deuses e deusas eram vistos como determinantes em todos os sentidos da existência humana. Com os pré-socráticos, inicia-se o processo de rompimento em que os mesmos começam a procurar um princípio a partir do qual se possa explicar a origem de tudo.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considerando a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o princípio que explica a origem de tudo, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  ( ) A afirmação de Tales de Mileto de que tudo depende da água coincide com a compreensão do divino.
II. ( ) Anaxímenes considera o ar como o princípio divino fundante de todas as coisas.
III.( ) Os seguidores da Escola Pitagórica eram contrários à teoria da transmigração da alma.
IV. ( ) Para os místicos pitagóricos, o fim último do homem era regressar para o seio da divindade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 4/10 - Filosofia da Religião
Atente para a seguinte informação:
“A grande inovação dos atomistas é a introdução da ideia de que a mutação não é necessariamente incompatível com a noção de que a essência da natureza é imutável [...], basta que se suponha que as entidades que promovem essas mudanças sejam imutáveis. Daí decorre a ideia de átomo, constituintes indivisíveis, indestrutíveis, eternos, densos e de infinitas formas movendo-se no vazio ou no vácuo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CECIERJ. Módulo I: Os primeiros atomistas. <http://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/cee1809/pdfs/conteudo_mod1.pdf>. Acesso em 26 jul. 2017. 
A partir do dado extrato de texto e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a escola atomista, leia as afirmativas a seguir.
I.A escola atomista teve maior elevação a partir das contribuições do filósofo Heráclito de Éfeso.
II.A escola atomista defendia que tudo o que existia era constituído por átomos.
III. A escola atomista acreditava que o universo fora regido por uma lei cíclica, caracterizando-se um constante: nascer, desenvolver e corromper para o surgir de outros mundos.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
	
	D
	II  
	
	E
	III
Questão 5/10 - Filosofia da Religião
Considere a seguinte citação:
“A Filosofia da Religião nada mais é do que um dos segmentos de estudos da Filosofia. Seu principal objetivo é estudar a dimensão espiritual do homem a partir de uma perspectiva filosófica com indagações e pesquisas sobre a essência do fenômeno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRIN, Natália. Filosofia da religião. <https://www.estudopratico.com.br/filosofia-da-religiao/>. Acesso em 20 jul. 2017.
Tendo em vista o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o objetivo de estudo da Filosofia da Religião, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.  ( ) A Filosofia da Religião toma como objeto de estudo questões relacionadas com a transcendência e a existência de Deus, com a espiritualidade e com o fenômeno religioso do ponto de vista filosófico, o que significa dizer que não podemos confundi-la com a Teologia, com a Apologética ou com a Fenomenologia da Religião.
II. ( ) A Filosofia da Religião busca suas respostas com uma metodologia racional, argumentativa e sempre com um caráter especulativo e não confessional.
III.( ) Podemos afirmar que a Filosofia da Religião, dotada de uma racionalidade crítica, investiga a crença humana em suas divindades e o comportamento das pessoas religiosas, ou seja, daquelas que seguem determinada crença. Está centrada em muitos de seus aspectos na epistemologia religiosa.
IV. ( ) A Filosofia da Religião é uma área de conhecimento autônomo, proveniente de uma reflexão filosófica que não possui nenhum compromisso com uma fé ou com uma determinada religião em especial; é um saber crítico, investigativo; próprio da Filosofia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 6/10 - Filosofia
da Religião
Leia a seguinte citação:
“Podemos entender a Religião, de uma forma ampla, como um sistema de crenças e as práticas a elas referentes. Em quase todas as culturas, há pelo menos uma expressão que possamos chamar de religiosa. Essas expressões diferem entre si quanto à origem e conceitos principais, mas costumam partir da tentativa de o homem encontrar respostas a problemas para os quais a razão humana não seria suficiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto completo ele está em: SANTOS, Wigvan Junior Pereira dos. 2017. Filosofia da Religião. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/religiao.htm> Acesso em 20 jul. 2017.
Considerando a citação dada e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre Religião e modernidade, analise as seguintes asserções e assinale (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas:
I.   (  ) A modernidade propôs remeter a religião para o mundo privado e, se pudesse, a excluiria totalmente da esfera pública.
II.  (  ) Diante da crise de valores que vivemos com a modernidade, busca-se por socorro espiritual, como em uma espécie de mágica, e o religioso volta a ocupar o imaginário humano, gerando inclusive, em muitas culturas e tradições religiosas, um fundamentalismo Religioso.
III. ( ) Na modernidade, os apelos espirituais assumem um novo significado e as tentativas de dar respostas se multiplicam, produzindo diariamente novas religiões.
IV. (  ) Com a modernidade, a busca de um sossego para o intelecto não movimenta mais a humanidade, pois, com a evolução astronômica do mundo e das descobertas científicas, o ser humano já não está mais limitado por sua finitude e insegurança sobre sua eternidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 7/10 - Filosofia da Religião
Leia a passagem de texto a seguir:
“A noção de ethos remonta à Antiguidade Clássica, sendo gestada inicialmente como uma das provas da persuasão desempenhada pelos oradores no processo de interação com o auditório para o qual dirigiam seu discurso. Aristóteles foi o principal filósofo da antiguidade clássica que tratou da noção de ethos”.
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto completo ele está em: HEINE, Palmira. O ethos feminino em propagandas de cerveja. <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/artigos/artigo_004.pdf>. Aceso em 20 jul. 2017.
Considerando a dada citação e os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião, é correto afirmar que o significado de ethos diz respeito ao:
	
	A
	Conjunto de comportamentos socialmente aprovados.
	
	B
	Conjunto de líderes de uma religião.
	
	C
	Conjunto dos livros de cada religião.
	
	D
	Conjunto de estudos sobre religião nas diversas culturas.
	
	E
	Conjunto de doutrinas religiosas não aceitas.
Questão 8/10 - Filosofia da Religião
Leia a seguinte passagem de texto:
“[Anaxímenes de Mileto foi] filósofo e meteorologista pré-socrático [...], discípulo e sucessor de Anaximandro, conterrâneo, pois, também de Tales, com os quais formou o trio de pensadores tradicionalmente considerados como os primeiros filósofos do mundo ocidental. [...] Descrevia a condição primitiva das coisas como uma massa muito rarefeita que ia condensando-se gradativamente em vento, nuvem, água, terra e pedra, ou seja, os três estados da matéria como hoje classificados, seriam estágios progressivos da condensação. [...] Portanto, as aparentes diferenças qualitativas em substância seriam devidas a meras diferenças quantitativas. Assim, de acordo com seu pensamento, um determinado volume de ar poderia ser transformado em água, fogo e matéria, por condensação e rarefação. Uma de suas afirmações mais interessantes foi a descrição de que o arco-íris não era uma deusa, mas o efeito dos raios de sol sobre um ar mais denso. Pioneiro, pois, no conceito de rarefação e condensação e na distinção de planetas e estrelas fixas, sua principal obra seria o livro Sobre a natureza, onde dava ênfase a meteorologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANAXÍMENES de Mileto. <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Anaximen.html>. Acesso em 26 jul. 2017.
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o pensamento do filósofo Anaxímenes de Mileto, é correto afirmar que, na perspectiva do referido filósofo, o princípio de tudo foi (é)...
	
	A
	o fogo infinito
	
	B
	o sol infinito
	
	C
	o ar infinito
	
	D
	a terra infinita
	
	E
	a luz infinita
Questão 9/10 - Filosofia da Religião
Leia o trecho de texto a seguir:
“Quando pensamos em verdade, é comum nos referimos à coerência lógica, garantida pelo rigor da argumentação e pela apresentação de provas. A verdade do mito, porém, resulta de uma intuição compreensiva da realidade, cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. p. 27.
A partir do dado trecho de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre o item “A filosofia clássica grega e a religião”, é correto assinalar que a filosofia nasceu a partir de uma ruptura com a:
	
	A
	democracia
	
	B
	anarquia
	
	C
	poesia
	
	D
	mitologia
	
	E
	biologia
Questão 10/10 - Filosofia da Religião
Considere o trecho de texto a seguir:
“Em Crotona, nos arredores estéreis e rudes da ponta de Itália, Pitágoras fundou uma sociedade secreta [...]. Julga-se que esta sociedade, cujos membros se tornaram conhecidos como pitagóricos, desenvolveu uma parte significativa de conhecimento matemático e isso em segredo absoluto. Pode considerar-se que os pitagóricos eram uma ordem religiosa e uma escola filosófica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESCOLA Pitagórica. <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/escpita.htm>. Acesso em 26 jul. 2017. 
A partir do trecho de texto lido e conforme os conteúdos do livro-base Filosofia da Religião sobre a filosofia de Pitágoras de Samos, é correto afirmar que os discípulos do referido filósofo estabeleceram um princípio originário mais lógico denominado:
	
	A
	o número e seus componentes
	
	B
	a mitologia e seus deuses
	
	C
	a biologia e seus seres vivos
	
	D
	a sociedade e suas classes
	
	E
	a terra e suas criaturas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando