Buscar

AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA - Representação Descritiva I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

(
Acadêmico: Disciplina: Avaliação:
Prova:
Representação descritiva I - Catalogação (19553)
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650531) ( peso.:3,00)
Nota da Prova: 9,00
)
 (
Legenda:
Resposta
 
Certa
Sua Resposta
 
Errada
)
1. Como principais requisitos para a interoperabilidade entre os sistemas no âmbito do tratamento técnico da informação, utilizam-se amplamente o Formato MARC 21 Bibliográfico que diz respeito ao padrão de estrutura de metadados descritivos; as regras do AACR, que definem o padrão de conteúdo; o Z39.50 que diz respeito ao protocolo de comunicação; e a ISO 2709 que corresponde ao formato de intercâmbio de registros bibliográficos. Ao considerar os formatos, padrões e protocolos indicados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Protocolo de Comunicação - Z39.50.
II- Formato de intercâmbio de registros bibliográficos - ISO 2709. III- Regras para o padrão de conteúdo - AACR.
IV- Padrão de estrutura de metadados descritivos - Formato MARC 21 Bibliográfico.
(	) Estabelece normas relativas à descrição das publicações, atribuindo uma ordem aos elementos descritivos, prescrevendo, ainda, um sistema de pontuação de descrição.
(	) É um protocolo padrão internacional usado por sistemas de computadores em rede para recuperação de informações que permite que os buscadores de informações pesquisem diferentes sistemas em uma rede ou na internet através do uso de uma única interface de usuário.
(	) Tem como objetivo especificar os requisitos para o efetivo intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica.
(	) Um conjunto de padrões para identificar, armazenar e comunicar informações bibliográficas em formato legível por máquina, de forma que diferentes computadores e programas possam reconhecer, processar e estabelecer pontos de acesso dos elementos que compõem a descrição bibliográfica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://biblioteconomiadigital.com.br/2011/08/o-padrao-iso-2709.html; https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 19651997000200004#:~:text=Z39.,em%20redes%20de%20computadores%20distribu%C3%ADdos. Acesso em: 16 jun. 2020.
 a) III - I - II - IV.
b) IV - I - II - III.
c) III - II - I - IV.
d) II - III - IV - I.
2. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) têm propiciado uma mudança no paradigma da descrição bibliográfica por oportunizar uma redefinição do próprio conceito de Representação Descritiva - Catalogação, bem como redefinir o foco da gestão da informação, em especial no que confere o atendimento às necessidades dos diferentes tipos de usuários. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A catalogação passou a ser entendida como o registro dos elementos "organizativos", inclusive os dados gerados pelos processos e procedimentos inerentes à classificação e à indexação da informação.
(	) O FRBR é considerado um modelo conceitual de descrição bibliográfica. (	) O FRBR diz respeito a um código ou instrumento de catalogação.
(	) Com a utilização de um modelo bastante conhecido no contexto da tecnologia da informação, o modelo entidade-relacionamento, os FRBRs pretendem estabelecer as delimitações entre o conteúdo e o suporte e propiciar uma maior quantidade de opções ao usuário dos catálogos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - F.
b) V - F - V - V.
 c) V - V - F - V.
d) F - F - V - V.
3. Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento estritamente técnica. Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, é que esta é uma subárea da ciência da informação que oportuniza, por meio de suas teorias, técnicas e regras, a disponibilização qualificada da informação que a sociedade consumirá. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) As informações, quando possíveis de serem recuperadas e validadas com qualidade, possibilita ao usuário ampliar seus conhecimentos agregando novas relações com os novos dados.
(	) As regras e normas de catalogação podem auxiliar o catalogador a analisar a qualidade e veracidade das informações.
(	) O conhecimento produzido pelo usuário não depende, em nenhum aspecto, da qualidade e de como as informações são processadas, gerenciadas e disponibilizadas aos processos de catalogação.
(	) No ato de catalogar uma informação, o bibliotecário vai em busca da fonte geradora da informação, mas não necessita seguir regras para identificar os suportes em que elas são disponibilizadas, e muito menos, atentar-se na descrição das características e conteúdo do item informacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - F.
 b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.
4. Ao descrever a informação, condicionada pelas regras de padronização existentes nos diversos códigos já elaborados, o catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados das obras contidas em seus acervos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Para auxiliar o catalogador em seu trabalho, além dos códigos de catalogação, existem as listas de cabeçalhos de assunto ou de autoridade.
(	) Para que um catálogo consiga atender ao seu propósito, é necessário que o catalogador potencialize características como a integridade, a clareza, a lógica e a consistência do item informacional.
(	) O desenvolvimento de tecnologias foram transformando a prática, sistematizando os itens da descrição e os conteúdos, mas a necessidade de catalogar não mudou: é preciso fornecer os metadados precisos para auxiliar na identificação da informação.
( ) Ao seguir as regras inerentes aos processos de Representação Descritiva e Temática, não cabe ao catalogador uma decisão especializada sobre qual a forma um nome, título, série ou assunto será usado como cabeçalho autorizado em um catálogo de biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - V.
 d) V - V - V - F.
5. O desenvolvimento de metadados foi fundamental para que as técnicas e práticas da catalogação pudessem estar efetivamente inseridas no contexto das TIC, bem como para que se pudesse abarcar a crescente necessidade de se garantir a interoperabilidade entre ambientes, softwares e unidades distintas. Sobre os metadados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) Refletem a união entre aspectos tecnológicos e de representação necessários aos novos tipos de recursos e ambientes informacionais com o objetivo de facilitar a recuperação em ambientes digitais.
(	) Os elementos de metadados estão presentes na representação de qualquer suporte de material bibliográfico, digitais ou não. Contudo, a utilização do termo 'metadado' se tornou ainda mais evidente mediante os desdobramentos do fluxo informacional no contexto das TIC e na era digital.
(	) Os metadados são utilizados para garantir a organização, o acesso, a busca e a recuperação das informações em domínios e ambientes informacionais especificamente digitais.
(	) As informações contidas nas fichas bibliográficas de um livro impresso também são elementos de metadados, pois proporcionam dados básicos sobre a obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.
6. Os catálogos de uma biblioteca se configuram por meio das práticas, técnicas e regras utilizadas para indicar como a informação é representada e disponibilizada, e nessa configuração também está implícita a forma como o usuário irá ter acesso à informação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A biblioteca exerce uma função na relação "informação, catálogo (catalogação) e usuário", pois é o espaço que oportuniza
os gatilhos para indicar quais autores, assuntos e tipos de obras possui para disponibilizar aos usuários.
(	) O catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados de suas obras, mas estas informações não precisam estar organizadas em função das necessidades dos usuários.
(	) Um catálogo é feito para o leitor e não para o catalogador.
(	) Um catálogo é elaborado para o bibliotecário e não para o usuário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - F - F - V.
 d) V - V - F - V.
7. A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação, tem protagonizado muitos estudos e muitas ações que redefiniram e conduziram o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, inclusive para potencializar a integração e cooperação de informações entre as bibliotecas; como exemplo, cita-se o Programa de Catalogação Cooperativa, o PCC. Referente ao referido Programa, assinale a alternativa CORRETA:
a) O desenvolvimento e manutenção de padrões amplamente aceitos para a catalogação não são essenciais para a efetiva Catalogação Cooperativa. Cabe ao catalogador decidir o que é mais adequado para replicar a catalogação.
b) As Bibliotecas Nacionais pertencentes a cada país, não necessariamente, são as responsáveis por promover ações para operacionalizar e potencializar a catalogação cooperativa entre as demais bibliotecas.
 c) Como consequência das ações envoltas no referido Programa, é possível disseminar o conhecimento, independentemente do formato que ele esteja, considerando as possibilidades inerentes aos registros bibliográficos padronizados.
d) Em virtude das diferenças linguísticas, não é foco do Programa de Catalogação Cooperativa o aumento e o compartilhamento do uso de registros bibliográficos estrangeiros.
8. A catalogação tem se efetivado como uma das ferramentas mais importantes para o compartilhamento de recursos e de diversificadas informações entre diferentes bibliotecas. Compartilhamento este possibilitado pela adesão das inúmeras inovações tecnológicas que já estão à disposição no contexto atual. No que confere o impacto da internet e do uso das tecnologias para a catalogação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A internet é o marco mais preciso e avançado da tecnologia, mas não necessariamente implicou na variação dos tipos de suportes em que se é registrada uma informação.
 b) A Catalogação Cooperativa se tornou mais efetiva mediante a utilização das redes de telecomunicação e da internet, pois se evidenciou uma maior interação entre diferentes bibliotecas, nacionais e internacionais.
c) O AACR2 consegue abarcar todas as especificidades para catalogação dos diferentes tipos de suportes que emergiram como resposta ao uso da tecnologia para armazenar diferentes tipos de informação.
d) Os esforços, no que confere ao avanço das atividades de catalogação e representação descritiva no cenário brasileiro, não têm se direcionado em como utilizar as novas tecnologias da informação a favor da disseminação da informação.
9. A Representação Descritiva - Catalogação - no Brasil pode ser caracterizada, em grande medida, por estudos e esforços direcionados à adequação das temáticas relativas ao cenário internacional, o que não desconfigura, no entanto, a sua abrangência e efetividade nas práticas biblioteconômicas nacionais. Sobre o desenvolvimento de Códigos de Catalogação em contexto brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A responsabilidade de editoração da versão portuguesa da segunda edição do Código de Catalogação da Biblioteca Vaticana foi do antigo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação - IBBD.
b) Os bibliotecários brasileiros conseguiram ter sucesso com seu próprio código de catalogação, mas se optou pela adesão do AACR no país, em especial, após a sua edição traduzida em 1969.
c) O Código da Vaticana, apesar de ser reconhecido também no Brasil como um dos códigos de catalogação com maior relevância, em especial em 1940, nunca foi efetivamente aceito nas bibliotecas brasileiras.
d) Dentre os vários esforços relativos ao processamento técnico da informação no país, os critérios para o cabeçalho de entrada das entidades brasileiras a nível federal, estadual e municipal e nomes geográficos precisam ser desenvolvidos e aprimorados para contexto atual.
10. Antes da atual versão denominada MARC 21, a Biblioteca do Congresso, fundadora do Formato MARC na década de 1960, organizou e participou de diversas Conferências que apresentavam e discutiram o sistema MARC. Sobre o desenvolvimento e os aspectos históricos do Formato MARC, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1967, o MARC II foi apresentado aos profissionais bibliotecários pela Biblioteca do Congresso. Este se baseava em um grupo de caracteres de forma gráfica para os dados bibliográficos.
II- Outros formatos, sobretudo baseados no MARC, foram sendo desenvolvidos em diversos países, como o UKMARC no Reino Unido, o CANMARC no Canadá e o CALCO no Brasil.
III- No Brasil, apesar dos esforços de Alice Príncipe Barbosa e da Fundação Getúlio Vargas, o CALCO não chegou a ser implementado.
IV- O Formato MARC II passou a ser identificado como USMARC em meados de 1983.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
 (
Prova finalizada com 
9 acertos 
e 
1 questões erradas
.
)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando