Buscar

A3- ATIVIDADE DE ANTROPOLOGIA BLOCO 2

Prévia do material em texto

A3 – Atividade Antropologia e Cultura Brasileira
Rafael Gianezi
● Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
 “O etnocentrismo consiste em julgar, a partir de padrões culturais próprios, como “certo” ou “errado”, “feio” ou “bonito”, “normal” ou “anormal”, os comportamentos e as formas de ver o mundo dos outros povos, desqualificando suas práticas e até negando sua humanidade.
  Tudo isso é uma generalização de julgamentos subjetivos, feitos em relação a um determinado grupo, impondo-lhe o lugar de inferior e de incapaz, no caso dos estereótipos negativos. Em nosso cotidiano, temos expressões que reforçam esses estereótipos: “tudo farinha do mesmo saco”; “tal pai, tal filho”; “só podia ser mulher”; “nordestino é preguiçoso”; “serviço de negro”; essas expressões por mais ultrapassadas que estejam, são usadas até hoje. 
 Temos muitos exemplos de etnocentrismo, como, a Arábia Saudita e o uso obrigatório da burca, a Índia e seus casamentos arranjados, ou voltando um pouco ao passado, os portugueses que impunham sua cultura e religião aos índios. Esse etnocentrismo está bem longe de acabar, muitas pessoas ainda hoje são julgadas diferentes por não comerem, se vestirem, se comportarem ou até mesmo por não se relacionarem de forma amorosa com o sexo oposto. Isso tudo é uma visão muito preconceituosa, assim como achar que todos os moradores de uma favela são ladrões ou até mesmo todos os políticos serem corruptos.
 Estes são apenas alguns dentre tantos outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos. O ponto alto da questão não está apenas em se constatar as diferenças, mas sim em aprender a lidar com elas.

Continue navegando