Buscar

Portfólio 1-Psicologia da Educação

Prévia do material em texto

Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras.
Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação. Você poderá realizar este quadro de acordo com o modelo descrito no PEGE, e também deverá colocar uma capa no seu trabalho (contendo nome da instituição, curso, nome da disciplina, nome do aluno). Lembre-se de comentar as possibilidades e limitações de todas as abordagens!
	
	Possibilidades 
	Limitações
	Behaviorismo/Neobehaviorismo
	Possibilita ao professor compreender e analisar o comportamento dos discentes dentro da sala de aula, estimulando o processo de ensino-aprendizagem através dos estímulos condicionados.
Outra possibilidade está relacionada ao fato dos alunos modificarem seu comportamento por intermédio do reforço vicário, ou seja, pela aprendizagem social, no qual os discentes captam e reproduzem atitudes positivas do professor.
	As limitações estão voltadas ao fato do Behaviriosmo de Watson e Skinner se deterem apenas aos aspectos comportamentais que sejam observáveis, desprezando assim a capacidade cognitiva dos alunos e seus sentimentos.
	Psicanálise
	Ao compreender o processo de transferência e contratransferência o professor cria um ambiente escolar produtivo, uma vez que os aspectos psíquicos do consciente e do subconsciente dos discentes serão manifestados, permitindo assim a criação de vínculos afetivos na relação professor-aluno, e com isso os discentes sentem-se estimulados durante as aulas, fato este que contribui durante o processo de ensino-aprendizagem.
	O alunado pode apresentar dificuldades durante o processo de ensino-aprendizagem pelo fato de não apresentar um relacionamento afetuoso pelo professor, refletindo muitas vezes na aversão ao ambiente escolar e a disciplina que está sendo cursada.
	Humanismo
	No Humanismo o professor busca métodos mais atraentes e que facilitem o aprendizado do aluno de acordo com o seu perfil, criando um ambiente onde há troca de conhecimentos acontece de maneira democrática, e igualitária, no qual todos têm as mesmas oportunidades.
	Não apresenta nenhum método específico que possa nortear o docente, suas aulas irão depender dos conhecimentos científicos e empíricos que este possui, como também dependerá de suas características pessoais, ou seja, ter empatia pela profissão, apresentar relacionamentos pessoais e profissionais amigáveis, entre outros.
	Gestalt
	Instiga o processo do ensino-aprendizado através da percepção que os alunos apresentam sobre determinada situação ou assunto, possibilitando que os mesmos observem o conteúdo e façam sua interpretação.
	Faz com que o aluno se limite à sua própria percepção, uma vez que a intervenção do professor durante o processo de ensino-aprendizagem é mínima.

Continue navegando

Outros materiais