Buscar

Teorias e Práticas do Curriculo , prova 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Guilherme Willian M da Silva (1844645)
	
	Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512698) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16796592
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O portfólio não é apenas um procedimento de avaliação, mas sim o eixo organizador do trabalho pedagógico, pois sua importância relaciona-se a todo o processo. O portfólio é um procedimento da avaliação formativa que torna explícita a articulação entre currículo, avaliação e trabalho pedagógico. Sobre o portfólio, analise as sentenças a seguir:
I- É um instrumento que só pode ser utilizado usado na Educação Infantil.
II- Contribui para o estabelecimento da estrutura e dos processos de documentação e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem.
III- Está vinculado à autoavaliação e à análise crítica. 
IV- Pode-se dizer que é basicamente a compilação de trabalhos dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	A educação brasileira é marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadoras, ora renovadas. A Pedagogia Liberal inclina-se para formar um sujeito voltado a desempenhar um papel social. Saviani (2009) aponta três pedagogias diferentes, porém todas com o mesmo objetivo de conservar a sociedade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pedagogia tradicional, centrada no intelecto, na transmissão do conteúdo e na pessoa do professor.
II- A pedagogia renovada ou escolanovista, centrada nos sentimentos, na espontaneidade da produção do conhecimento e no educando com suas diferenças individuais.
III- A pedagogia tecnicista, centrada na exacerbação dos meios técnicos de transmissão e apreensão dos conteúdos e no princípio do rendimento.
IV- A pedagogia crítico-social dos conteúdos é centrada na dialética em que a prática social é o início e o fim da prática educativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan/abr., 2009.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	A avaliação da aprendizagem é o objeto principal para a transformação e a elaboração de novas etapas de desenvolvimento cognitivo. Perceber as dificuldades como superáveis e o conhecimento como um processo em construção é reconhecer possibilidades para transformação do contexto social e das relações que nele se estabelecem. Assim, a avaliação da aprendizagem deve ser conhecida como um processo para manter ou melhorar a ação futura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não tem como objetivo específico auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal.
II- Pode ser considerada um meio de desenvolver o aluno no seu processo de compreensão dos conteúdos.
III- Um dos objetivos da avaliação da aprendizagem é responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
IV- A avaliação da aprendizagem é a expressão última da concretização do currículo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Na história da educação, a representação do currículo evoluiu para além da categorização disciplinar, seleção de conteúdos e instruções didáticas aos professores. Na contemporaneidade, a organização do currículo escolar preconiza em uma de suas preocupações, nas relações disciplinares constituídas por cinco formas distintas: interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e a polidisciplinaridade. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- A ideia de interdisciplinaridade teve início na metade dos anos 1960 na Europa, com maior intensidade nos países da França e Itália.
II- No Brasil, o movimento da interdisciplinaridade inicia nos anos de 1970, com intensidade nos anos de 1980 e 1990.
III- Na década de 90, o movimento se consolidou em nível nacional, expressando um pensamento coeso sobre a interdisciplinaridade.
IV- A definição de interdisciplinar diz respeito à valorização do trabalho de cada disciplina, socializado em reuniões pelos docentes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	A avaliação é um processo dinâmico que se inicia pelo diagnóstico das aprendizagens e decorre a partir das falhas a serem superadas no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, dizemos que a avaliação não possui neutralidade, ela traduz o currículo e as aspirações do modelo social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A avaliação conservadora coloca a avaliação a serviço de uma pedagogia dominante, cujo modelo teórico pressupõe a educação como um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade.
II- As pedagogias hegemônicas foram se definindo historicamente nos períodos subsequentes à Revolução Francesa e ainda estão a serviço desse modelo social.
III- As teorias liberais têm o compromisso com a emancipação do sujeito.
IV- Qualquer forma de avaliação vale a pena, sobretudo aquelas que se preocupam com a verificação da aprendizagem de todos os alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Paulo Freire defendia uma educação libertadora voltada para a autonomia do sujeito e criticava o currículo tradicional, denominando-o educação bancária. Referente ao significado de educação bancária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um processo de domesticação do sujeito, no qual os conteúdos são memorizados e arquivados.
	 b)
	Uma técnica em que o sujeito aprimora sua capacidade de reflexão sobre temas na educação.
	 c)
	Uma educação que prioriza o acúmulo de ideias inovadoras.
	 d)
	Uma teoria do ensino na qual o aluno desenvolve conceitos matemáticos através da experiência.
	7.
	O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da escola desenvolver nos alunos habilidades como leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso. Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola. analise as sentenças a seguir:
I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos.
II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas.
III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola.
IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Nas escolas, os conhecimentos são abordados por árease disciplinas. Entretanto, mesmo com essa divisão, há várias formas de se trabalhar os conhecimentos historicamente sistematizados: de maneira interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar. Referente à interdisciplinaridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existe cooperação e interação entre conteúdos e disciplinas.
(    ) Ocorre a justaposição de disciplinas e conteúdos.
(    ) Utilizam-se conteúdos e conceitos de uma disciplina para fundamentar a outra.
(    ) Acontece a extrema fragmentação e linearização de conteúdos e disciplinas.
(    ) Mantêm-se fixas as disciplinas, separando conteúdos exclusivos para cada uma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	9.
	A avaliação é o principal mecanismo de sustentação do currículo. Segundo Perrenoud (1999), é um processo mediador na construção do currículo. Sobre a avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- Deve procurar se aproximar de medidas padronizadas e hierarquizadas de excelência para garantir a inviolabilidade do processo.
II- Práticas avaliativas que partem de informações coletadas a partir do diálogo e do pensamento reflexivo não garantem uma aferição correta sobre o desenvolvimento do aluno.
III- Seu objetivo é o acompanhamento de cada etapa do processo de aprendizagem do aluno de maneira contínua, constante, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e participativa. 
IV- Quando a escola avalia a aprendizagem do educando, não necessariamente está avaliando a capacidade de ensinar de seu corpo docente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PERRENOUD, Philippe. Avaliação - Da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre. Editora Artmed, 1999.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentenças II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Há diferenças conceituais que distinguem o saber do conhecimento, contudo ambos permeiam os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas instituições escolares. Sobre as definições e as diferenças conceituais entre o saber e o conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- O saber se encontra ligado a um fato, realidade ou a algo que já existiu.
II- O conhecimento seria a junção de dados ou elementos que se transformam numa informação.
III- O saber fazer algo significa a síntese do entendimento de conhecimento.
IV- O saber seriam os dados que necessitam de análises para constatar a veracidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando