Buscar

Sociedade , educação e cultura prova final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512267) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17283290
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A pós-modernidade foi um movimento que teve início em torno dos anos de 1950 e marca profundamente a sociedade de nossa época. Com relação aos valores de pós-modernidade na sociedade, analise as seguintes sentenças:
I- A sociedade pós-moderna é pluralista, diversificada e tudo está em fluxo constante.
II- O mercado faz envelhecer os produtos em curto espaço de tempo.
III- As mídias sociais invadem e divulgam a vida privada de celebridades e de pessoas comuns.
IV- A sociedade participa de movimentos sociais e é politicamente crítica e participativa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Os estudos de Max Weber podem ser considerados úteis para a compreensão da realidade educacional contemporânea. Este sociólogo alemão foi um dos principais fundadores da moderna ciência sociológica, em especial, devido a diversos conceitos por ele desenvolvidos. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona às perspectivas analíticas weberianas:
	 a)
	O conceito de luta de classes, no qual uma classe escolar de alunos com distúrbios luta contra outra de alunos regulares.
	 b)
	Os conceitos de burocracia e racionalidade, que auxiliam a compreender a organização disciplinar das escolas.
	 c)
	O conceito de solidariedade social, no qual os seres humanos são compreendidos como cristãos bondosos.
	 d)
	Os conceitos de modo de produção asiático e modo de produção feudal, que explicam a função econômica da educação histórica.
	3.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV - I - III - II.
	5.
	Mesmo não havendo consenso na historiografia sobre as concepções de tempo, a periodização que divide a sociedade em Pré-história, Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea é presente em quase todos os livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Ao professor cabe o esforço de apresentar e desenvolver este conteúdo em sala de aula na medida em que alerta sobre a limitação de estabelecer a concepção de tempo linear. Nesta discussão, o período denominado Idade Média, que durou aproximadamente dez séculos, recebe este nome mais pelo fato de estar no centro linear de outras quatro fases. Sobre este contexto de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- O Período Medieval é descartado dos materiais didáticos pelo retrocesso cultural do feudalismo.
II- Devido à problemática da história linear, torna-se relevante excluir a Idade Média dos currículos atuais.
III- Mesmo separadas, as fases da história possuem transformações que não são estanques em sua época.
IV- Na Europa medieval, o acesso à educação era reservado aos filhos dos nobres e aos sacerdotes cristãos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	6.
	O termo etnocentrismo representa a atitude ou hábito cultural de algum indivíduo ou grupo que se considera em condição de superioridade aos outros. Na história, é comum encontrarmos posturas e atitudes etnocêntricas, como, por exemplo, a cultura portuguesa e espanhola que se impuseram frente à cultura dos indígenas americanos, no período da colonização. Já em termos do cotidiano escolar, podemos encontrar situações em que uma determinada cultura buscou firmar-se em detrimento de outra, ou ainda, se mostrando superior. Com relação aos pressupostos do etnocentrismo enquanto postura cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As culturas e os povos são abordados e estudados a partir dos significados e valores da cultura dominante.
(    ) Determinados povos e culturas são considerados inferiores e, em contrapartida, outras culturas e povos são considerados superiores.
(    ) Reconhece as diferenças que existem entre os grupos sociais, e defende o reconhecimento, a representação social das formas culturais minoritárias.
(    ) Procura promover a interação entre diferentes culturas, reconhecer cada indivíduo enquanto experiência única e a partir do diálogo respeitoso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	A pós-modernidade é identificada como uma época de mudanças que atribuíram novos valores e sentidos à arte, à cultura, à política, ao mercado, à sociedade como um todo. Historicamente, a pós-modernidade ocorreu em que contexto social?
I- Após os anos de 1990, com a difusão do acesso à internet e ao mundo virtual.
II- No fim dos anos de 1890, com a ampliação das estradas de ferro para outros continentes.
III- No início do século XX, com a ascensão das Guerras Mundiais e das catástrofes do genocídio.
IV- No período pós-guerra mundial com a revolução cultural e a nova dinâmica do capitalismo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Segundo Barth (2007), o homem pós-moderno configura-se na pluralidade, novidade, secularização, irracionalidade e imersão
no universo. Quanto à ideologia presente na vida do homem pós-moderno, algumas questões são apontadas por ele, como o materialismo, o hedonismo, o consumismo e o relativismo. Com relação aos significados de relativismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O que se tem postulado é que o prazer faça parte da vida das pessoas a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências, até mesmo a perda do emprego.
(    ) De um modo geral, tem se aceitado que tudo é permitido, desde que você tenha um bom salário.
(    ) Neste cenário, tem predominado a subjetividade, a qual dita as regras, ou seja, nada é totalmente bom ou mau. Assim, as verdades são oscilantes.
(    ) Dentre os ideais predominantes do homem pós-moderno está o consumo. O resultado disso é a cultura do desperdício, em que se vive para consumir, e essa é a única imagem valorizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, mar. 2007. Disponível em:<revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/.../1308>. Acesso em: 20 out. 2017
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Nos dias atuais, as pessoas organizam suas vidas com extrema ênfase no consumo e na publicidade. Alguns indivíduos buscam mais o ?ter? que o ?ser?, priorizando produtos e serviços do consumo. As crianças acabam sendo as maiores vítimas da publicidade intensa das novas necessidades humanas. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A criação de novas necessidades de consumo tem colaborado à concentração de estudo dos alunos em sala de aula.
	 b)
	Na última década (2010), ocorreu uma drástica redução da publicidade voltada ao público infantil.
	 c)
	O mercado de produtos ainda tem pouca influência nas inovações do campo educacional, como em mochilas, livros infantis e jogos.
	 d)
	O mercado de serviços e produtos cria constantemente novidades e necessidades de consumo através da publicidade.
	10.
	Os fenômenos, os fatos, as revoluções, as transformações, as contradições que abalavam a sociedade na qual os sociólogos Karl Marx (1818-1883), Emile Durkhein (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) estavam inseridos serviu de campo e objeto de análise, bem como à elaboração de principais teses por esses estudiosos. Com relação às principais teorias defendidas por esses sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Karl Marx.
II- Emile Durkhein.
III- Max Weber.
(    ) Em suas teorias, defendia o fim da exploração do trabalhador pelo empregador e a necessidade da construção de uma sociedade justa e igualitária.
(    ) Para este estudioso, o objetivo da Sociologia era o de identificar e compreender como e por que as regras nascem e como elas funcionam na sociedade. 
(    ) Sustentou a tese de que a explicação da vida social tem seu fundamento especificamente na sociedade e não no indivíduo isolado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	11.
	(ENADE, 2005) Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores:
	 a)
	Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura, para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.
	 b)
	Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao "desencantamento do mundo"; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
	 c)
	Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
	 d)
	Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
	12.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, à ideologia, à cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção correta:
	 a)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	 b)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	Com exceção dos europeus, os povos não geraram uma identidade cultural própria.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando