Buscar

RESUMO PANORAMA DAS ACADEMIAS NO MOMENTO DA PANDEMIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE
CAMPUS XIII - TUCURUÍ
LUIS PAULO SIQUEIRA GUIMARÃES
RESUMO PANORAMA DAS ACADEMIAS NO MOMENTO DA PANDEMIA
Tucuruí - PA
2021
LUIS PAULO SIQUEIRA GUIMARÃES
RESUMO PANORAMA DAS ACADEMIAS NO MOMENTO DA PANDEMIA
Trabalho para obtenção de nota na disciplina Ginástica Contemporânea, do Curso de Educação Física da UEPA, ministrada pela Professora Rose Monteiro 
Tucuruí - PA
2021
RESUMO PANORAMA DAS ACADEMIAS NO MOMENTO DA PANDEMIA
O ano de 2020 trouxe inúmeras incertezas, especialmente para o segmento fitness. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e diversas organizações médicas e governamentais recomendaram o distanciamento social como a principal estratégia para abafar a pandemia. No entanto, as dinâmicas das academias com relação aos treinos mudaram totalmente e os profissionais da área tiveram que se adaptar às exigências de saúde, para garantir a continuidade das atividades de forma segura e eficaz, evitando assim o aumento do contágio da doença.
A COVID-19 impôs a grande parte da população a necessidade de se seguir a medida de distanciamento social, apesar disso, essa medida pode encaminhar a lesões a saúde física e mental dos indivíduos no decorrer desse período. Deste modo, a prática regular de exercícios físicos mostra-se como alternativa de reduzir os efeitos colaterais do distanciamento social.
De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (Joy, 2020) aconselha a prática regular de exercícios físicos para todos os públicos, sendo ou não do grupo de risco, pois as atividades físicas trazem como objetivo a melhorar da função imunológica, diminuição da ansiedade e do estresse. 
Para mais, a tecnologia tem um grande papel nesse processo, sendo indicado o uso da internet por meio de videochamadas ou similares, desta forma possibilitando o profissional de Educação Física guiar seus alunos nos exercícios físicos a distância (Chen et al, 2020), esse acompanhamento poderá melhorar os resultados, os riscos e a motivação durante os treinos.
O Núcleo de Atividades Físicas da Acib realizou uma pesquisa com frequentadores de academias de Santa Catarina com o objetivo de ter um panorama real da atividade física no Estado frente à pandemia de Covid-19. Segundo o coordenador do Núcleo de Atividades Físicas da Acib, Sebastião Schmitt Junior, os resultados da pesquisa apontam os alunos de academias e estúdios de atividades físicas se sentem seguros, além disso constatou-se que a taxa de contágio dessas pessoas foi muito baixa, mostrando assim que a atividade física é um dos meios de prevenção da doença.
Em meio a tudo isso, se liberarmos as academias, estamos induzindo uma enorme população de risco, por outro lado, os obesos e sedentários, poderão voltar para a estaca zero de sua evolução novamente. Academias de fato são ambientes que envolvem aglomeração, mesmo que haja as medidas de distanciamento e higienização o aluno deve entender o risco e avaliar se é melhor ficar em casa e se exercitar com acompanhamento de profissional a distância ou ir a academia praticar os exercícios porem correr o risco de ser infectado. 
REFERENCIAS:
Chen, P., Mao, L., Nassis, G. P., Harmer, P., Ainsworth, B. E., & Li, F. (2020). Corona virus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of sport and health science, 9 (2), 10-104. doi.org/10.1016/j.jshs.2020.02.001.
Joy, L. (2020). Staying Active During COVID-19. EIM Blog – American College of Sports Medicine, disponível em: https://www.exerciseismedicine.org/support_page.php/stories/?b=892. Acessoem: 31 de março de 2020.
Núcleo de Atividades Físicas da ACIB traça panorama sobre a pandemia de Covid-19 e as academias. 2020. Disponível em: http://www.acibblumenau.com.br/noticias/nucleo-de-atividades-fisicas-da-acib-traca-panorama-sobre-a-pandemia-de-covid-19-e-as-academias/1059/. Acesso em: 03 jan. 2021.

Continue navegando