Buscar

Tratamento na tendinopatias do calcâneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tratamento na tendinopatias do calcâneo
O tratamento conservador, na tendinopatias do calcâneo, deve ser dirigido para aliviar sintomas, utilizando-se de estratégias para corrigir erros de treinamento, maus alinhamentos, flexibilidade diminuída, fraqueza muscular e o uso de equipamentos inadequados. Diminuir a intensidade, frequência e duração das atividades podem evitar danos adicionais. A terapia com uso de gelo pode controlar a dor e o edema, bem como reduzir o fluxo de sangue regional e as demandas metabólicas do tecido, ajudando assim, a prevenir danos adicionais (PAAVOLA et al., 2002). Alongamento e fortalecimento do músculo tríceps sural são defendidos por diminuir a tensão no tendão calcâneo com o movimento normal. O treinamento excêntrico parece ser efetivo na diminuição da dor na tendinopatias do calcâneo, dando resultados promissores a curto prazo (três meses). Além da crioterapia e programas de alongamento e fortalecimento, muitas outras modalidades como calor, ultrassom, excitação elétrica e laser são comumente empregadas no tratamento da tendinopatia do calcâneo. Porém, evidências científicas a respeito da efetividade desses tratamentos são escassas e controversas (PAAVOLA et al., 2002)
O treinamento excêntrico pode induzir uma resposta que normaliza as concentrações de glicosaminoglicanas e possivelmente melhora o arranjo das fibras, resultando em uma diminuição da densidade do tendão. Essa diminuição na densidade pode estar relacionada à interrupção do fluxo sanguíneo durante o exercício excêntrico nas áreas com neovascularização (OHBERG et al., 2004)
Vários estudos demonstraram que o treinamento excêntrico do músculo gastrocnêmio pode ser um tratamento efetivo na tendinopatia não insersional do calcâneo. Fahlstrom et al. (2003) observaram que o treinamento excêntrico do músculo gastrocnêmio de 12 semanas conduziu a resultados satisfatórios em 90 dos 101 tendões calcâneos (89%) com tendinopatia.
Embora tratamentos cirúrgicos e excêntricos possam produzir melhora significativa em termos de dor e função, fica claro que só metade de todos os pacientes poderá retornar ao esporte dentro de um ano depois de tratamento com qualquer opção, sendo que um número ainda menor deles terá alívio de todos os sintomas. Assim, postula-se que o treinamento excêntrico deve ser indicado antes de qualquer procedimento cirúrgico, pois se trata de uma terapia de pouco risco e baixo custo (ALFREDSON et al., 1998).
Tratamento
· Aplicação de gelo
· Anti-inflamatórios
· Fisioterapia baseada no fortalecimento muscular excêntrico
· Correção de anormalidades como pronação ou supinação excessiva
· Exercícios de propriocepção e massagem
· Diminuição do ritmo de corrida até a cura completa
· Imobilização de seis a oito semanas
· Cirurgia
Prevenção
· Alongamento dos músculos e tendões da região, antes e depois da corrida
· Fortalecimento da panturrilha e da face anterior da perna
· Aumento máximo de 10% na carga semanal de treinos
· Palmilhas ou calcanheiras (sob orientação médica)
Retorno às corridas
· Sem dor e inflamação, e após fortalecimento muscular
· Depois de fortalecer a panturrilha, evitando o esforço do tendão
· Alongamento dos músculos isquiotibiais (semitendinoso, semimembranoso e bíceps da coxa)
· Quantificar força e equilíbrio com teste isocinético para alta clínica
Empolgado com seu rendimento, você confunde uma dor atrás do calcanhar com suas queixas musculares, e insiste em correr. O problema aumenta, e num triste dia você experimenta um rompimento do tendão de Aquiles. Os estágios seguintes: dores lancinantes, cirurgias e uma longa recuperação. 
VIEIRA, Fabricio Furtado; PEREIRA, Wagner Menna; FERREIRA, Luiz Alfredo Braun; ROSSI, Luciano Pavan. TENDINOPATIA DO TENDÃO CALCÂNEO. Publicatio Uepg: Ciencias Biologicas e da Saude, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 035-042, 8 set. 2011.
 O2CORRE (Brasil) (ed.). Tendinopatia de aquiles. 2016. Disponível em: https://www.o2corre.com.br/porque-doi/tendinopatia-de-aquiles/. Acesso em: 07 mar. 2021.

Outros materiais