Buscar

Atividade Contextualizada Biofisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biofísica é uma ciência que tem relação com várias disciplinas utiliza-se das ideias e estratégias da física, para explicar indagações da biologia. 
Sua área de atuação é ampla, e nos orientam para o entendimento de vários fenômenos que fazem parte do nosso corpo. Nos ajudam a compreender sobre a eletricidade, eletromagnetismo, mecânica, física nuclear, óptica, bioacústica entre outros. 
A estrutura do Ácido Desoxirribonucleico (DNA), foi descoberto em marco de 1973, por causa das análises de James Watson e Francis Crick. 
O código genético pode ser escrito por quatro bases nitrogenadas dos nucleotídeos que são:
A- Andenina; T- Tinina; C-Citosina; G- Guanina. 
Essas bases se unem em duplas formado pontes de hidrogênio, a união acontece sempre entre: adenina com Tinina e Citosina com Guanina. 
As moléculas do DNA estão em uma ordem especifica de informação, que tem a sua formação com enumeras bases de pares nitrogenadas, que é chamada de gene. Esses genes define a síntese de proteínas. As proteínas são elaboradas por cadeias de moléculas menores nomeadas de aminoácidos, identificado por um grupo de três letras de DNA. 
A Escherichia Coli é uma bactéria muito utilizada em pesquisas e desenvolvimentos científicos, pois é de fácil crescimento e não exige muitas preocupações, por possuir um genoma relativamente pequeno, os pesquisadores sabem a função dos genes presentes no genoma. Esse conhecimento resulta em facilidade nas pesquisas em que a expressão de proteínas estranhas e seleção de recombinante são importantes. 
A E. Coli é capaz de hospedar um DNA estranho, ela se transforma facilmente com plasmídeos e outros vetores, tem facilidade para passar por uma etapa de transdução e adaptação das células para o DNA estranho. Esse fato é muito importante para a produção de medicamentos como a insulina, hormônio do crescimento, e também na criação de vacinas. Porém a sua utilização não fica restrito a medicina, alguns estudos estão tendo a sua utilização para a produção de combustível renovável e armazenamento de dados na área de bioinformática. 
Fontes: 
https://profissaobiotec.com.br/escherichia-coli-uma-ferramenta-importante-para-biotecnologia/ 
https://www.todamateria.com.br/dna/
https://www.unama.br/noticias/5-descobertas-da-biofisica-que-mudaram-farmacologia-0
https://www.estudopratico.com.br/biofisica/
https://www.infoescola.com/biologia/biofisica/

Continue navegando