Buscar

Trabalho Pronatec

Prévia do material em texto

Trabalho Para o Curso de Montador e Reparador de Computadores
SENAC
PRONATEC
 
 Professor: Régis 
 Turno: Tarde 
Porto Alegre
14/06/2013
Thomas Edison
Thomas Edison (1847-1931) foi um inventor norte-americano, conhecido pela invenção da luz elétrica. Porém, foi inventor de grande produtividade durante a sua vida.
Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava, as ciências.
Mais tarde, inventou uma máquina de votação, porém, sem obter sucesso com a invenção. Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, determinante para as futuras transmissões estrônicas. Em 1878, inventou o fonógrafo, aparelho que reproduziu sons e que evoliu para o toca discos.
Em 1879, produziu as lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era constituída por um filamento de carvão e mantido em seu interior. Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric.
Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica, motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial.
Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.
Morreu em 1931 e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.
J.P Morgan
(John Pierpont Morgan, de Connecticut Hartford, de 1837 - Roma, 1913) Banker U. S..O filho de um londrino Financeira da América, recebeu uma educação na Suíça e na Alemanha Cosmopolitan.Em 1857 começou a trabalhar na New York Stock Exchange.
Durante a Guerra de Americana Secesin (1861-65) estava envolvido em negócios especulativos escuro relacionado ao tráfico de armas e de ouro.Mais tarde, fez sua fortuna em ferrovias e da dívida pública federal, apoyndose nas suas relações com a casa de Londres de seu pai e estabeleceu Pars financeira.Na verdade, nunca deixar o negócio de financiamento do Estado, participando da grande final do século emprstitos.
Nos anos oitenta estava em jogo a sua credibilidade para reorganizar a indústria ferroviária dos EUA, limpeza comparar com dificuldades financeiras, com base no investimento de capital, reestruturar sua dívida para com ms de juros mais baixas e racionalizar os custos, mas manteve-se h pouco fora da estrada de ferro Gestin ficando altos lucros a partir de sua tutela puramente financeira.
Quando, em 1901, Morgan perdeu uma importante batalha para o controle da Ferrovia Norte do Pacífico, os interesses Haban já começaram a avançar para a indústria, empresas como a U.Steel, a General Electric, International Harvester ATT ou foram reorganizadas financeiramente por Morgan entre 1892 e 1902.
Dada a falta de princípios nos negócios e uma concorrência desenfreada de que pouco, Morgan defendeu estilo bancário aristocrtica, baseada na confiança e redes pessoais, a Gestin impostas aos compas passou a controlar foi marcadamente conservadora, centrando-se sobre a estabilidade em detrimento da criatividade.Seu prestígio no mundo financeiro dos EUA fez dele um líder da elite de Wall Street, o que permitiu por exemplo, coordenou a ação direta dos banqueiros em Nova York para responder ao pânico de 1907 e estabilizar a situação.
Uma enorme fortuna acumulada, parte da qual destinaraa Benfica e obras culturais, como a fundação da Biblioteca Morgan ou a doação de seu acervo artístico do Museu Metropolitan, em Nova York.Ele foi detido por uma das pessoas mais poderosas do mundo, que contém o grande capitalismo do século XX e início do XIX.Quando ele morreu, aconteceu com ele sobre o negócio do seu filho, John Pierpont Morgan Jr.(1867-1943)
Nikola Tesla
Se não fosse por Nikola Tesla, possivelmente você não estaria lendo este texto agora na tela do computador e, ainda mais, nenhum equipamento eletroeletrônico existiria.
Entre suas contribuições para o avanço do mundo moderno estão o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894, robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.
Suas idéias no mundo foram tão revolucionárias que o Estado de Nova York e muitos outros estados nos EUA proclamaram 10 de julho, aniversário de Nikola Tesla, como o dia de Tesla. Sempre à frente de seu tempo, constituiu-se em um dos mariores visionários da ciência, o que torna injusta a “total escuridão” em que este homem terminou os seus dias. A placa de rua Nikola Tesla Corner” foi recentemente colocado na esquina da Rua 40 com a Avenida 6, em Manhattan. Há uma foto grande de Tesla na Estátua da Liberdade Museum. O Liberty Science Center, em Jersey City, New Jersey tem uma demonstração de ciência diária da bobina de Tesla criar um milhão de volts de eletricidade diante dos olhos de espectadores.
Este grande gênio nasceu em 10 de julho de 1856 em Smiljan, Lika, que era então parte do Império Austo-Húngaro região, da Croácia. O pai, Milutin Tesla, sacerdote ortodoxo sérvio e a mãe, Djuka Mandic (poderíamos entendê-la como uma inventora) contribuiram de forma determinante nas escolhas futuras de Tesla.
Tesla estudou na Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga quando ficou fascinado com eletricidade. A partir daí, iniciou sua carreira como engenheiro elétrico com uma companhia telefônica em Budapeste em 1881.
Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Seu sonho de infância era ir aos Estados Unidos para aproveitar o poder de Niagara Falls. Tesla começou a melhorar a linha de dínamos de Edison, enquanto trabalhava no laboratório em Nova Jersey. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou. Apesar de muitas descobertas profícuas, as divergências entre Tesla e Edison, o fez, em 1912, recusar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre os dois. Assim, o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.
Nikola Tesla desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, além de realizar 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. Foi aí que aguerra das correntes tomou corpo maior. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada). Estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior.
Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada.   Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.
Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo, é consenso entre todos aqueles que conhecem a história de Tesla e as necessidades do mundo moderno que a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.
Foi condecorado pelo Rei Nikola de Montenegro com a Ordem de Danilo por esta tecnologia.
Ao todo, ele registrou mais de 700 patentes mundiais. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar. Ele previu comunicações interplanetárias e satélites.
Nikola Tesla também patenteou o sistema básicode rádio em 1896. Sua publicação continha todos os diagramas esquemáticos descrevendo todos os elementos básicos do transmissor de rádio que mais tarde foi usado por Marconi que, em dezembro de 1901, estabeleceu a comunicação sem fios entre o Reino Unido e a New Foundland, no Canadá, o que lhe valeu o prêmio Nobel em 1909.   Contudo, parte do trabalho de Marconi não era original.
Waldorf Astoria foi a residência de Nikola Tesla durante muitos anos. Ele viveu lá quando ele estava no auge do poder financeiro e intelectual.   Lá, organizava jantares convidando pessoas famosas que mais tarde testemunharam experiências elétricas espetaculares em seu laboratório.
Nikola Tesla foi uma das personalidades mais célebres na imprensa americana, no século passado.   De acordo com a edição especial da Life Magazine de setembro de 1997, Tesla está entre as 100 pessoas mais famosas dos últimos 1.000 anos.   Ele é um dos grandes homens que que criaram um divisor de águas na história humana.   Ele foi um Super Star.
Em 1894, ele recebeu o doutorado honoris causa pela Universidade de Columbia e Yale e a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin.   Em 1934, a cidade de Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Ele era um membro honorário da Associação Nacional de Luz elétrica e um membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Em seu 75 º aniversário em 1931, o inventor apareceu na capa da revista Time. Nesta ocasião, Tesla recebeu cartas de congratulações de mais de 70 pioneiros na ciência e na engenharia, incluindo Albert Einstein. Estas cartas foram montados e apresentados à Tesla, na forma de um volumoso depoimento.
Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.
George Westinghouse
George Westinghouse, Jr. (6 de Outubro de 1846 — Nova York, 12 de Março de 1914) foi um empresário e engenheiro estadunidense.
Entre muitas outras invenções, criou um freio a ar comprimido para locomotivas e foi um dos pioneiros da indústria da electricidade. O seu nome é especialmente conhecido devido à marca de acessórios e equipamentos eléctricos que ostenta o seu nome.
Anos Iniciais:
Filho do proprietário de uma oficina, com quem aprendeu a fabricar e reparar máquinas agrícolas. Após servir no exército da união durante a Guerra Civil Americana (1861 - 1865), e mais tarde como engenheiro da marinha dos Estados Unidos, regressou à casa para trabalhar com o pai 1 . Além de possuir talento para negócios, revelou-se um brilhante inventor. Com apenas 19 anos inventou um motor rotativo a vapor 2 . Aos 21, inventou um mecanismo para colocar vagões descarrilados de volta nos carris, e três anos depois produziu uma intersecção em aço fundido que permitia cruzar carris ferroviários. Após observar um acidente ferroviário provocado pela impossibilidade dos maquinistas travarem a tempo as locomotivas, passou a trabalhar na sua mais famosa invenção: o freio a ar comprimido para locomotivas, o qual aperfeiçoou entre 1870 e 1872. Posteriormente foi formada a Westinghouse Air Brake Company e, no espaço de vinte anos, este tipo de travão passou a ser obrigatório em todos os comboios (trens) nos Estados Unidos, sendo que os modernos travões ainda continuam a ser baseados no sistema idealizado por Westinghouse.
Desenvolveu sistemas de sinalização ferroviários e fundou a Union Switch and Signal Company, dedicada ao fabrico de peças para comutação de linhas. George Westinghouse dedicou grande parte da sua vida profissional ao desenvolvimento de meios de segurança para veículos ferroviários.
Industria da eletricidade:
George Westinghouse interessou-se pelos avanços obtidos por Nikola Tesla na melhoria da eficiência dos dínamos da Companhia Continental Edison, em Paris. Fundou em 1886 a Westinghouse Electric & Manufacturing Company, renomeada para Westinghouse Electric Company em 1889. Isto gerou uma enorme rivalidade com Thomas Edison, que defendia o uso de corrente contínua, em contraste com a corrente alternada de alta tensão, defendida por Westinghouse. Em 1893 a empresa de Westinghouse obteve uma significativa vitória, ao ganhar um contracto para a instalação da rede de fornecimento de energia elétrica para a Exposição Mundial em Chicago. O sistema de distribuição elétrica de Westinghouse ganhava cada vez mais aceitação, especialmente depois de ganhar o contrato para a construção de uma nova central elétrica de corrente alternada na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, ligando as  Cataratas do Niágara a Buffalo, por um preço mais baixo e numa distância impossível de ser alcançada através de corrente contínua.
Westinghouse manteve-se ativo e inventivo durante quase toda a sua vida. Após a introdução do automóvel, voltou aos seus inventos originais, produzindo amortecedores a ar comprimido, que melhoravam o desempenho dos veículos nas estradas de piso irregular daqueles tempos.
Manteve-se na liderança entre os maiores empresários americanos até 1907, quando problemas financeiros levaram à sua resignação do controle da empresa Westinghouse. Por volta de 1911, já retirado dos negócios, sua saúde começou a declinar. Faleceu em 12 de Março de 1912, em Nova York, com 67 anos de idade. Veterano da guerra civil , foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, junto a sua mulher Marguerite. Em 1918 a sua antiga casa foi demolida e o terreno cedido à cidade de Pittsburgh, que ali criou o Westinghouse Park.
Em 1930, um memorial a Westinghouse foi erguido pelos seus empregados no Schenley Park, em Pittsburgh. A Ponte George Westinghouse foi construída na vizinhança da sua fábrica em Turtle Creek.
Roberto Landell de Moura
Roberto Landell de Moura nasceu na cidade de Porto Alegre, R.G.do Sul, em 21 de Janeiro de 1861.
Fez seus estudos religiosos no Colégio Pio Americano e cursou a Universidade Gregoriana como aluno de Física e Química.
Foi ordenado sacerdote em 28 de Novembro de 1886, em Roma.
Gostava de ser chamado simplesmente de Padre Landell.
Pesquisou e descobriu que todos os corpos animados ou inanimados são circundados por halos de energia luminosa, invisíveis a olho nu, segundo documentos de 1907. Ele chegou inclusive a fotografar o efeito. Tratava-se do "Efeito Kirlian", batizado com esse nome em 1939, por causa dos estudos do casal soviético Semyon e Valentina Kirlian.
O "Transmissor de Ondas", um dos aparelhos desenvolvidos e patenteados pelo Padre Landell de Moura foi reconstruído por técnicos da CIENTEC e está exposto na Fundação Educacional Padre Landell de Moura – em Porto Alegre. Os técnicos constataram que o transmissor atinge uma larga faixa de espectro de rádio-freqüências e é captado, inclusive na faixa de FM.
O principal feito do sacerdote cientista foi conseguir a primeira transmissão da voz humana, sem auxilio de fios. Isso aconteceu em 03 de junho de 1900. A distância entre o aparelho emissor e o detetor foi de aproximadamente de 8 quilômetros, entre o Bairro de Santana e os altos da Av. Paulista, na cidade de São Paulo. A demonstração foi presenciada por autoridades e pela imprensa. Nesta época o que se tinha em termos de comunicação por meios elétricos era o telégrafo por fios (Samuel Morse - 1837), o telefone com fio (Graham Bell -1876) e a radiotelegrafia (Guglielmo Marconi - 1895).
Ele é o patrono dos radioamadores brasileiros.
Landell é considerado também o precursor das fibras óticas, pois o aparelho inventado por ele era multifunções e contemplava as funções de telegrafia e também a transmissão do som via Onda Portadora de Luz.
A patente brasileira para um "aparelho destinado à transmissão phonética distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso" foi obtida em 09 de Março de 1901.
Nos estados Unidos Pe. Landell de Moura conseguiu três cartas patentes: a do "Transmissor de Ondas", que é o precursor do rádio, " Telefone Sem Fio" e "Telégrafo Sem Fios".
Landell de Moura faleceu em Porto Alegre / RS em 30 de Junho de 1928.

Continue navegando