Buscar

Morfologia do sistema cardiovascular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Morfologia do sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular humano é composto por uma rede de órgãos e estruturas que trabalham em conjunto para conduzir o sangue por todo o corpo, a fim de assegurar a nutrição e oxigenação de todas as células do organismo. Entre os órgãos que o compõem temos vasos sanguíneos, artérias, veias, capilares e o coração, estruturas que possuem utilidade niveladas em diversos planos, como o histológico, celular, químico e sistêmico. 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte de mais de 17 milhões de pessoas anualmente no mundo, é por conta desse risco que o conhecimento da morfologia cardiovascular é tão imprescindível para os profissionais de saúde. 
Coração
É o primeiro órgão a ser formado no período embrionário, e desde o momento de sua formação trabalha incansavelmente como uma bomba contrátil e propulsora, impulsionando o sangue pelo corpo do individuo até o momento de sua morte. 
Está localizado na parte inferior do mediastino, especificamente na região posterior ao osso esterno e acima do diafragma, é graças a sua localização que ele consegue bombear sangue por todo o organismo sem que precise fazer muita força. Tem o formato de um cone invertido, onde o seu ápice é apontado para baixo e consegue realizar contrações e relaxamentos de acordo com a polarização e despolarização de suas cargas elétricas intra e extracelulares, de forma cíclica e ordenada. O estágio de contração é denominado de sístole, é quando o coração consegue bombear o sangue para a aorta e para a artéria pulmonar. A diástole é a fase de relaxamento, onde o coração permite que suas câmaras cardíacas sejam preenchidas com o sangue que vem das veias pulmonares e cavas. É importante ressaltar que o batimento cardíaco surge a partir do momento em que o nó sinoatrial (estrutura anatômica do coração) consegue gerar impulsos elétricos até o nó atrioventricular (entre os átrios esquerdo e direito), mas isso será melhor explicado adiante. 
O coração é um órgão constituído por um tipo de tecido único, o músculo estriado cardíaco, que manifesta contrações involuntárias e rítmicas. As células desses músculos estão unidas entre si através do que chamamos de discos intercalares, que são, basicamente, especializações na membrana plasmática dessas células. Esse tipo de morfologia permite que um estimulo recebido em uma região especifica do coração seja repassado para todas as outras células, levando o órgão inteiro a se contrair. Nos discos intercalares podemos encontrar canais de passagem de água e íons entre as células, possibilitando a difusão do sinal iônico entre elas. 
O coração também apresenta paredes constituídas por três camadas, sendo elas: 
• O endocárdio, que é a camada mais interna de todas, ele reveste as cavidades do coração, as válvulas e os músculos associados com as válvulas. É formado por endotélio, se liga ao miocárdio através de camadas de tecido conjuntivo que apresenta nervos, veias e algumas ramificações encarregadas pelo impulso nervoso do coração. 
• O miocárdio, a camada média e a mais consistente que possui uma abundância de células musculares cardíacas, sendo a camada mais responsável por sua capacidade de se contrair. O miocárdio que reveste o ventrículo esquerdo é mais espesso do que o direito, devido ao fato de que a contração desse lado precisa ser mais forte para que o sangue seja impulsionado para todo o corpo. 
• O pericárdio, por sua vez, é a camada mais externa de todas. É uma formação sacular que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos, ele tem uma estrutura externa que é fibrosa e outra interna que é serosa. 
Assim como em todos os mamíferos, o coração humano também possui quatro cavidades onde podemos observar dois átrios e dois ventrículos, estruturas por onde o sangue pode entrar e sair do órgão. 
Os átrios são as câmaras que recebem o sangue, o átrio esquerdo recebe o sangue que vem especificamente do pulmão, enquanto o direito recebe o sangue que vem do corpo, depois o sangue passa para os ventrículos, estruturas que possuem paredes mais grossas, criando o ambiente perfeito para contrações que fazem com que o sangue vá para os pulmões e o resto do corpo. A contração do ventrículo direito manda o sangue para os pulmões, a do esquerdo o impulsiona para outras partes do organismo.
O átrio direito se comunica com o ventrículo direito, essa comunicação também existe entre o átrio e o ventrículo esquerdo. Entre essas estruturas existem válvulas que impedem o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios, elas são conhecidas como válvula atrioventricular esquerda e válvula atrioventricular direita. 
As válvulas cardíacas são formadas por tecido conjuntivo e estão localizadas na saída de cada uma das câmaras cardíacas, essas estruturas são uteis porque coordenam o fluxo sanguíneo durante a sístole, mantendo-o sempre numa direção única. No corpo humano temos duas valvas atrioventriculares cujo mecanismo consiste em separar os átrios de seus respectivos ventrículos, e duas valvas semilunares que trabalham no controle do sangue designado para os pulmões e a aorta. 
No sistema cardiovascular também temos outras estruturas que trabalham para suprir as necessidades dos tecidos do corpo, entre elas, temos:
• Artérias: sua função é conduzir sangue oxigenado do coração para os tecidos do corpo, possui paredes espessas, formadas por três camadas. Podem ser classificadas de acordo ao seu calibre. 
• Veias: são os vasos sanguíneos que retornam o sangue dos tecidos ao coração, podem apresentar pequeno, grande e médio calibre, sendo a maioria de pequeno e médio calibre, as veias mais próximas do coração apresentam um diâmetro maior. 
• Capilares: são células endoteliais em forma de tubo, vasos muito finos, de pequeno calibre. É nos capilares onde ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes. 
A circulação sanguínea é dividida em pulmonar e sistêmica, a primeira é responsável por distribuir sangue por todos os tecidos do corpo, enquanto a segunda se encarrega de levar o sangue para os pulmões. 
É na circulação pulmonar, também conhecida como pequena circulação, que o sangue rico em CO2 sai do ventrículo direito para a artéria pulmonar, chega aos pulmões e passa pelo processo de hematose (trocas gasosas) antes de retornar ao átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares. Assim, podemos dizer que a principal função da pequena circulação é levar sangue pobre em O2 para que os pulmões possam oxigená-lo. 
A circulação sistêmica, por sua vez, garante que o sangue oxigenado circule por todo o corpo e que o sangue rico em gás carbônico chegue ao coração. O sangue oxigenado sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, é levado para todas as partes do corpo para que sofra trocas gasosas nos demais tecidos, e retorna ao átrio direito do coração pelas veias cavas superiores e inferiores. É também chamada de grande circulação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais