Buscar

Redação pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"CONSEQUÊNCIAS DOS DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL"
Um desastre ambiental, também conhecido como catástrofe, é um evento que afeta negativamente a sociedade ou a natureza. Assim, pode ocorrer de forma natural, como um tsunami, ou devido a interferência humana, como derramamento de óleo. Os desastres que aconteceram na cidade de Brumadinho e Mariana ainda são muito recentes. Suas consequências em algumas regiões dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo ainda são encontradas, evidentemente foram os piores desastres ambientais feitos pelo homem no Brasil. 
Considerado crime ambiental, o rompimento da barragem de Fundão, propriedade da Samarco, empresa controlada pela Vale, causou a liberação de cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama tóxica na cidade, assim, o subdistrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, foi inundado, deixando 19 mortos. Com a mesma causa da tragédia em Mariana, a barragem Mina Córrego do Feijão, do grupo Vale, rompeu e liberou lama tóxica pelo município de Brumadinho, como consequência, 259 pessoas foram mortas e outras 11 ficaram desaparecidas. 
Em Mariana, o rompimento levou mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. Esses rejeitos são tóxicos e devastam grandes ecossistemas até hoje. A lama que atingiu as regiões próximas formou uma cobertura no local que impede o crescimento de muitas espécies tornando a área infértil. O rompimento da barragem também afetou rios, causando a morte de todos os organismos ali encontrados, como algas e peixes. O ecossistema de toda a área e rios foi completamente afetado. 
Em Brumadinho, essa barragem espalhou 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, entretanto a mineradora afirmou que a lama não é considerada tóxica, como a de Mariana, mas pode causar vários danos ambientais, a destruição de toda a vegetação local e morte de diversas espécies de animais, com a forca e a velocidade em que a lama foi liberada, é importante salientar que a área da região abrigava uma área da mata atlântica, com um bioma grande de biodiversidade. Os rejeitos também atingiram o rio Paraopeba, que é um dos afluentes do rio São Francisco. A quantidade de lama torna o rio improprio pra consumo, além de reduzir o oxigênio que desencadeia na morte em animais e plantas aquáticas. E A quantidade de lama também altera a composição do solo, podendo prejudicas várias espécies de vegetais e a fertilidade do solo.
Sendo assim, esses acontecimentos geram muitas consequências negativas tanto para a vida humana, quanto para o ar, solo, água e todo o ecossistema. Em casos como o rompimento em Mariana e Brumadinho, a economia local é fortemente impactada, assim gerando uma onda de desemprego. Apesar de poder ocorrer desastres ambientais sem interferência humana, estudos indicam que o uso insustentável dos recursos naturais é a maior causa.

Continue navegando