Buscar

TO 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como vimos na videoconferência, Richard Hall destaca três conceitos teóricos para analisar a estrutura organizacional. Eles são complexidade, formalização e centralização. Esses conceitos desdobram-se em outros de ordem mais prática (e menos abstrata), tal como destacado no texto. Exercite dois desses conceitos, pensando algum fenômeno contemporâneo do mundo dos negócios. Lembre-se que essa é uma perspectiva comparativa, portanto, há que pensar e comparar duas organizações. 
Centralização e Formalização 
Empresa Nacional x Empresa Familiar (MEI)
Vamos pensar em duas redes de restaurantes, uma de maior porte e outra de porte menor, uma a nível nacional e outra a nível local (cede em um bairro, com uma administração familiar), podemos assim analisar alguns conceitos de formalização e centralização. A rede de restaurante de maior porte tem um número superior de funcionários do que um local, exigindo uma formalização maior, além disso a um treinamento específico (tanto no atendimento quanto no tempero da comida), até por que uma rede com nível nacional possui várias franquias espalhadas pelo país, por isso necessita um padrão específico. Por conta de envolver mais pessoas, podemos assim diferenciar a formalização do restaurante de relevância nacional para o estabelecimento local mostrando exemplos a partir das seguintes regras (os exemplos a seguir são didáticos, lembrando sempre que pode mudar em determinadas situações): 
O funcionário deve estar de uniforme, após bater o ponto, cumprir determinadas tarefas em determinados horários, podendo qualquer medida haver descontos nos salários. Essas situações são diferentes no restaurante de pequeno porte, principalmente quando envolve uma relação familiar, é claro que existe uma cobrança em determinadas regras, mas tudo é mais “falado” (muitas vezes não existe nada por escrito), e questões como horários é mais flexível por se tratar de uma organização familiar onde entra o fator pessoal também como, por exemplo, o afeto. Já na questão da centralização podemos ver que no restaurante de grande porte existe uma divisão de setores e cada setor a um encarregado (gerente), onde todos estão abaixo do dono, isso numa organização familiar pode ocorrer, porem assim como a formalização, existe uma flexibilidade podendo o empregado (no caso usando um caso de marido e mulher trabalhando juntos) tomar decisões mesmo havendo um superior, ao contrário de uma estrutura de maior porte ao qual cada decisão precisa passar por um analise em cada um dos setores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando