Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 7 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0466_EX_A7_202102347238_V2 
	14/03/2021
	Aluno(a): CLEYTON DE ALMEIDA BASTOS 
	
	Disciplina: CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO  
	202102347238
	
	 
		1
        Questão 
	
	
	Buscando compreender a singularidade dos eventos sociais Weber desenvolve alguns conceitos-chave, entre eles, o de ação social. A ação social é definida por Weber como toda conduta humana dotada de um significado, sentido, orientada para/pela ação do outro. Ele define quatro tipos de ação segundo os sentidos que as orientam. Dentro da escola podemos vivenciar situações onde vários sentidos podem orientar as ações das pessoas, como um microcosmos social. Imagine uma situação em que você, como Coordenador Pedagógico, tem que organizar um grupo de trabalho. Sua ação (escolher os integrantes desse grupo) pode estar orientada por pelo menos quatro diferentes sentidos, na perspectiva Weberiana. Relacione cada possibilidade de escolha apresentadas abaixo ao tipo de ação social a que ele se refere, segundo a conceituação formulada por Weber. A Escolher apenas os professores seus amigos B Escolher os professores com currículo mais adequado ao projeto C Escolher os professores mais antigos, que costumam participar de projetos D Escolher os professores que se afinam ideologicamente com o projeto ( ) Ação afetiva ( ) Ação tradicional ( ) Ação racional com relação a fins ( ) Ação racional com relação a valores Assinale a alternativa que corresponde a sequencia correta 
		
	
	A, C, B, D 
	
	B, C, A, D 
	
	A, B, C, D 
	
	C, A, B, D
	Respondido em 14/03/2021 11:17:05
	
Explicação: 
Weber faz distinção em relação a tipos ideais de ações sociais. É importante entender que o estabelecimento de tipos ideais, método comum da teoria weberiana, não busca construir tipologias fixas nem mesmo buscar classificar o objeto em questão. Eles nos servem como parâmetro de observação, um ¿boneco¿ com características fixas que serve apenas como ponto de comparação entre o que é observado e sua obra teórica. Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional. 
Uma ação social é considerada como sendo relacionada a fins quando é tomada tendo em vista um objetivo racionalmente estabelecido, no qual o autor da ação busca atingir um resultado e, para isso, utiliza os meios necessários. A conduta científica em busca do entendimento de um fenômeno é um exemplo.
Uma ação social é entendida como sendo relacionada a valores quando o autor da ação orienta seu sentido de acordo com seus valores e convicções pessoais. O autor orienta o sentido de sua ação de acordo com o que acredita ser correto, o que pode ser observado no exercício das ações baseadas em crenças religiosas ou políticas.
A ação do tipo tradicional está alicerçada em hábitos e costumes firmados na vivência do sujeito. Age-se de determinada forma porque sempre se agiu assim.
A ação do tipo emocional é realizada com base nas emoções do indivíduo. O objetivo é mostrar sentimentos pessoais, como o choro do luto ou a risada de momentos alegres, sem, no entanto, levar em consideração os fins que se deseja atingir.
	
	
	 
		2
        Questão 
	
	
	Qual pensador propõe a ruptura radical com a lógica do cientificismo positivista:
		
	
	Paulo Freire.
	
	Karl Marx.
	
	Auguste Comte.
	
	Max Weber.
	
	Émile Durkheim.
	Respondido em 14/03/2021 10:54:08
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
        Questão 
	
	
	Quais definições abaixo estão corretas?
I. A ação social racional com relação a valores é aquela cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores.
II. A ação social tradicional é aquela cujo sentido subjetivo se constrói com vistas à observação de costumes ou tradições.
III. A ação social racional com relação a fins é aquela cujo sentido subjetivo envolve os meios adequados para se atingir determinados objetivos, previamente estabelecidos.
 
		
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	Todas as afirmativas.
	
	Apenas a afirmativa III.
	
	Apenas a afirmativa II.
	Respondido em 14/03/2021 11:15:36
	
Explicação: 
Todas as definições correspondem a três das sub categorias criadas por Weber para analisar as ações sociais.
	
	
	 
		4
        Questão 
	
	
	São aquelas cujo sentido subjetivo se constrói com vistas à observação de costumes ou tradições. Ex.: o casamento religioso ou o batismo dos filhos em determinada igreja, para quem não é praticante daquela crença. Ir para a universidade porque todos na família assim o fizeram, etc. 
Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber? 
		
	
	ação social religiosa e mítica 
	
	ação social tradicional
	
	ação social afetiva
	
	ação social racional com relação a valores
	
	ação social racional com relação a fins
	Respondido em 14/03/2021 11:03:01
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
        Questão 
	
	
	"São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão". 
A qual ação social Weber está se referindo?
		
	
	Ação social.
	
	Ação social racional com relação ao regular.
	
	Ação social afetiva.
	
	Ação social racional com relação a valores.
	
	Ação social racional com relação aos fins.
	Respondido em 14/03/2021 11:00:03
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão 
	
	
	Pode-se considerar como processos interrelacionados e fundamentais para a diferenciação do homem dos animais:
		
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	Evolucionismo e Positivismo. 
	
	Socialização e Educação. 
	
	Educação e Reprodução.
	
	Socialização e Evolucionismo. 
	Respondido em 14/03/2021 11:02:09
	
Explicação: 
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. Tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais que lhe exigem a sociedade política no seu conjunto e o meio especial ao qual está particularmente destinada. A socialização é, então, esse aprendizado. É pela socialização que o ser humano aprende a cultura de sua época, de seu lugar.
	
	
	 
		7
        Questão 
	
	
	Ao tratar da Educação, Weber apresenta três tipos: a carismática, a tradicional e a burocrática. Assim, demonstra a evolução histórica das formas de educação, caracterizada como um progressivo processo de racionalização, na qual ela assume cada vez mais um aspecto 
		
	
	D) democrático 
	
	E) liberal 
	
	B) humanista 
	
	C) carismático 
	
	A) técnico 
	Respondido em 14/03/2021 11:04:36
	
Explicação: Para Weber a educação burocrática para atender aos interesses da produção capitalista vai se tornando cada vezécnica pela especificidade de seu papel de manutenção social.
	
	
	 
		8
        Questão 
	
	
	Na sociedade capitalista, a educação se encontra diretamente relacionada à estratificação social e à transmissão de conhecimento especializado. O tipo de educação que predomina na sociedade capitalista, segundo seria a Pedagogia do Treinamento que se caracterizaria por um tipo de prática de ensino destinada a produção um de conhecimento especializado e voltado para o mercado de trabalho. 
O uso do conceito "Pedagogia do Treinamento" se aplica a: 
		
	
	Lévi-Strauss
	
	Émile Durkheim 
	
	August Comte
	
	Max Weber
	
	Karl Marx 
Schlumberger-Private

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando