Buscar

plano de açao e relato estagio III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
 
 
 
 
 
	
 
ADRIANA RIGHI DE BRITO MOREIRA LOGIN 180113358 
 
 
 
BELO HORIZONTE
2020
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
 
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. 
Orientador: Prof. (a). Liliam Maria Born Martinelli
 
 
ADRIANA RIGHI DE BRITO MOREIRA LOGIN 180113358
 
 
BELO HORIZONTE
2020
1. RELATO DE EXPERIÊNCIA
 Entrei em contato com a Diretora do Centro Educacional Oficina da Criança e ela me passou o telefone da professora regente da turma que eu escolhi. O meu plano de ação foi aplicado na turma do quarto ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizei o aplicativo zoom o mesmo que a professora utilizava. Achei bem mais fácil para interagir com os alunos e me deu todos os recursos que precisei. Conversei com a professora e expliquei como seria a ação que desenvolveria com os alunos, ela avaliou achou bem produtivo falar sobre reciclagem. 
 As competências e habilidades se relacionam em construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola ou na vida cotidiana.
 Comecei a aula chamando a turma no aplicativo zoom. Iniciei falando da conscientização sobre a importância da reciclagem. Falei sobre o despertar a consciência dos alunos para a necessidade do cuidado com o meio ambiente, conscientizar os alunos para a diminuição e o desperdício de materiais, bem como o consumo desnecessário de embalagens; incentivar a reutilização de papeis, sacolas, garrafas, vidros etc, para confecção de outros materiais. Mostrei a eles objetos já reciclados feitos com papeis e garrafas pets. Finalizei a aula falando que reciclar é muito importante para o nosso meio ambiente. A aula foi bem divertida todos interagiram super bem, entenderam tudo que eu falei e se colocaram a disposição para ajudar no meio ambiente, tudo de forma remota. O ponto positivo que achei foi que eles ficaram animados com a aula virtual e não ficaram tímidos, o tempo todo eles perguntavam e quando mostrei os objetos reciclados eles queriam aprender a fazer, isso foi muito bom para ver que eles realmente entenderam a mensagem que passei. 
 O uso das ferramentas digitais pode potencializar a aprendizagem na medida em que possibilitam novas formas de aprendizagem, que soam como inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. Por meio do uso de ferramentas digitais podem-se integrar os alunos a cerca de novos conhecimentos exigidos pela atualidade. Um exemplo direto é a substituição do uso de cartolinas para apresentação de slides, o que além de economizar tempo, faz que o assunto passado seja mais didático.
2. PRÉ-PROJETO
2.1 TEMA
 Evasão durante a gestão escolar.
2.2 PROBLEMA 
 
 A evasão escolar é um problema social crescente e complexo que compromete diretamente o desenvolvimento da educação no país. Ela ocorre quando os alunos precisam deixar a escola e pode ser influenciada por fatores internos ou externos, capazes de desestimular o aluno e afetar a gestão escolar. De acordo com a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE em 2019, 40% da população brasileira acima dos 25 anos sequer concluiu o Ensino Fundamental. A mesma pesquisa revela também que, 11,8% da população entre 15 e 17 anos estão fora das escolas, número este que equivale a 1,1 milhão de pessoas.
 
2.3 OBJETIVO
 Objetivo geral: 
 Analisar quais são as causas que levam os alunos a abandonarem a escola, com a intenção de diagnosticar oficialmente o problema e contribuir para o estabelecimento de meio visando diminuir o índice de evasão escolar.
 
Objetivos específicos: 
 
 Organizar ou reorganizar o currículo para promover conteúdos significativos para o ensino-aprendizagem.
 Buscar novos recursos pedagógicos e utiliza-los de forma criativa.
 Capacitar à equipe escolar para identificar e saber agir na evasão.
 Mobilizar as famílias para maior envolvimento na vida escolar dos filhos.
 
 
 
3.4 JUSTIFICATIVA 
 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo dados do IBGE 50 milhões de pessoas com idade entre 14 e 29 anos, 10 milhões, ou seja, 20% delas, não tinham terminado alguma das etapas da educação básica. Caberá, então, a instituição escolar utilizar os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Para diminuir o índice de evasão escolar, esteja atento ao comportamento de seus alunos. Fundamental para todo professor e gestor escolar é estar sempre atento ao comportamento de seus alunos, promova conversas e escute o que os alunos têm a dizer, a escola deverá criar ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar família da escola.
 A participação e o envolvimento da família com a vida escolar são fundamentais para o bom desempenho e permanência do aluno. Lane (2006) menciona que a família é o primeiro elo que conecta as crianças com o mundo humano. Os pais que participam das atividades culturais e prestigiam seus filhos durante as apresentações, faz com que se sintam valorizados. Novos métodos de ensino, com a utilização de recortes de figuras, criação e leitura de histórias, encenação de peças teatrais, elaboração de práticas científicas, construção de gráficos, releitura de obras de arte, tudo isso estimula a criatividade do aluno e dá ao professor, uma nova ferramenta de trabalho, que através da interdisciplinaridade e da promoção de conteúdos que sejam significativos, utilizando-se de temas atuais ou que gerem dúvidas, poderão ser discutidos em sala de aula.
 Levar informação aos alunos e aos pais poderá minimizar os efeitos da desinformação demonstrando que o processo ensino-aprendizagem pode ocorrer de forma agradável. Não existe uma só forma de aprender e uma só forma de ensinar e avaliar. Organizar atividades em grupos e promover ações individuais respeitando as diferenças e as dificuldades de aprendizagem de cada um, lembrando que, cada qual tem o seu tempo e capacidade de compreensão, e possa então, perceber que o melhor caminho será sempre o caminho da educação. 
 A tecnologia pode colaborar com o ensino para reduzir a evasão escolar, aumentando o interesse dos alunos e levando conteúdo de qualidade. Porém, mais do que simplesmente usá-la, é preciso saber como utilizá-la. Ela aponta que, além dos aplicativos, os gestores podem utilizar outras plataformas para facilitar a comunicação com os pais.
 
 
4. REFERÊNCIAS
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br/
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, O Estatuto da Criança e do Adolescente.  Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990
Gestaoescolar.org.br> conteúdo> escolas-combatem-evasão.
www.ibge.gov.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando