Buscar

Respostas metabólicas agudas ao exercício físico moderado em ratos wistar.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas metabólicas agudas ao exercício físico moderado em ratos wistar.
O objetivo do da pesquisa foi investigar repostas metabólicas e hormonais ao exercício agudo de natação em ratos sedentários. O artigo traz bem os efeitos metabólicos, mas antes disso traz breves explicações sobre hormônios e exercício físico, o exercício de forma aguda diminui a produção de insulina, aumentando a de glucagon, cortisol e Gh e em resposta a isso aumenta se o nível de glicose no sangue na intenção de uma maior disponibilidade de glicose para a musculatura, o oque se torna um processo de catabolismo. 
Já se tem bem estabelecido que o exercício físico agudo promove o aumento da glicose circulante, o porquê de não se liberar insulina durante o exercício é que a menor concentração de insulina, favorece a mobilização de glicogênio hepático e ácidos graxos livres do tecido adiposo, mantendo os níveis da glicemia normais.
Chegando a conclusão que no exercício de alta intensidade, a glicose e o glicogênio muscular são os principais substratos energéticos utilizados pela via glicolítica para a produção de energia. Em exercícios de intensidade baixa a moderada e de longa duração, ocorre um aumento da depleção de glicogênio hepático e cardíaco e aumento também da oxidação de AGL, procurando glicemia, preservando o sistema nervoso central e ainda disponibilizando a glicose para ser utilizada como substrato energético no exercício.
REFERENCIAS:
Afonso. M; Souza C. N.; Zagatto A. M.; Eliete. Respostas metabólicas agudas ao exercício físico moderado em ratos wistar. 2003

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando