Buscar

Neurônios: Estrutura e Função

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEURÔNIO
· Os neurônios são células nervosas, que são responsáveis pela condução de impulsos nervosos e de responder a estímulos como: calor, luz etc. Essas respostas ocorrem através da mudança dos potenciais elétricos.
Composição dos Neurônios:
· CORPO CELULAR: o núcleo do neurônio está localizado no corpo celular. É a central de comando do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neurais. É também, juntos com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
· DENDRITOS: é a extensão que recebe os sinais de outras células (neurônios) esses sinais são químicos. Transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios.
· AXÔNIO: é a extensão que transmite os sinais para outras células, podendo ser neurônios, glândulas ou músculos. Os axônios podem ser de alguns milímetros ou mais de um metro de comprimento. A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar centenas a milhares de terminais de axônios, no interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. Portanto, o axônio é especializado em gerar e conduzir potencial de ação.
Função dos neurônios:
· SENSORIAIS OU AFERENTES: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC; recebem os estímulos e enviam para o SNC.
· INTERNEURÔNIOS: estabelecem conexões entre um neurônio e outro neurônio.
· MOTORES OU EFERENTES: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas do corpo, levando as informações do SNC; conduzem impulsos do SNC para o resto do organismo.
Tipos de neurônios:
· Sensitivo
· Motor
· Interneurônio

Outros materiais