Buscar

Exercício herança 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Uma mulher que é homozigota para uma doença recessiva ligada ao X, casa-se com um homem normal e têm dois filhos, uma menina e um menino. Cite os possíveis genótipos e fenótipos que seus filhos podem apresentar.
O fenotipo é que nenhum dos dois filhos será afetado, eles serão portadores porém não afetados
 
2-A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. É correto concluir que a anomalia em questão é:
a) Determinada por um gene dominante autossômico.
b) Determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
Podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença. Em virtude de as meninas possuírem apenas um cromossomo X com o gene para a doença e serem portadoras dela, podemos concluir que é um gene dominante.
c) Determinada por um gene recessivo autossômico.
d) Determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.
e) Determinada por um gene do cromossomo Y.
 
2- Um casal normal teve quatro filhos: três mulheres (Ana, Beatriz e Adriana) e um homem (Marcelo), todos normais. A primeira filha, Ana, casa-se com um homem normal e tem quatro crianças, todas normais, sendo duas mulheres um homem e uma mulher, nessa ordem. A segunda filha, Beatriz, casa-se com um homem normal e também tem quatro crianças: uma menina normal, um menino com Distrofia de Duchenne (MDD), um menino normal e o último menino com MDD. A terceira filha, Adriana, e o filho, Marcelo, não se casaram ainda. Porém, a Adriana quer saber qual a probabilidade dele ter uma filha e um filho doente, se ela se casar com um homem normal. (desenhe o heredogama).
4-O daltonismo no eixo vermelho-verde em seres humanos é causado por um gene recessivo ligado ao X. João e Catarina têm a visão normal de cores, depois de 10 anos de casados deram a luz a uma menina com daltonismo. João pediu o divórcio, afirmando não ser o pai da criança. João tem razão quanto a sua afirmação? Justifique? Se a criança fosse um menino, o que você diria ao João?
Sim, pois como Jhonny é normal e é XY, significa que ele não possui genes de daltonismo, sendo provenientes de sua mulher e outra pessoa com daltonismo.
Não, pois ela poderia ser portadora de daltonismo(ter o gene recessivo em só um dos X) e esse X recessivo se juntaria com o Y de John, sendo possível

Continue navegando