Buscar

PROVA II PERSEPCTIVAS CARINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Carina Schwartzhaput Borges (3245903)
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:668329) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	28844275
Parte superior do formulário
	1.
	As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
	
	a) Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
	
	b) Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
	
	c) Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
	
	d) Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
	 
	 
	2.
	A Educação a Distância vem sendo considerada um instrumento relevante para o acesso ao ensino superior. De acordo com Tarcia et al. (2017, p.15), "historicamente, tivemos uma educação de qualidade para poucos. Com a expansão do número de vagas no ensino superior e com o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância, a qualidade assume posição central diante do impacto das tecnologias e dos novos paradigmas educacionais". Neste sentido, o modo como as tecnologias vêm sendo empregadas em cada geração do EAD transforma-se constantemente. Sobre as características da 5ª geração, que iniciou a partir dos anos de 2005, analise as sentenças a seguir:
I- A mediação dos conteúdos passou a ser contextual e isenta de interação entre professor e aluno.  
II- O M-Learning passou a vigorar e a permitir a criação de novos ambientes de aprendizagem.
III- Os conteúdos podem ser acessados pelos estudantes por dispositivos móveis, a qualquer hora e lugar.
IV- O acesso aos conteúdos é rápido e os acadêmicos podem sanar suas dúvidas através de vários canais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TARCIA, R. M. L et al. Os significados da qualidade na Ead. In: Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Curitiba: InterSaberes, 2017.
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	
	a) Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	
	b) Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	
	c) Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	
	d) Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	4.
	Segundo Pelissoli e Loyola (2004, p. 1), o M-learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso dispositivos móveis com acesso à internet. Sobre os dispositivos móveis que possibilitam o uso do M-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PELISSOLI, Luciano; LOYOLLA, Waldomiro. Aprendizado móvel (M-Learning): dispositivos e cenários. In: Actas do Congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm>. Acesso em: 8 nov. 2004.
	
	a) Redes sociais e televisão.
	
	b) Computadores pessoais e redes de computadores.
	
	c) Tablet, laptop e smartphone.
	
	d) Televisores e aparelhos de DVD.
	5.
	O aluno deve respeitar horários fixos para estudar e fazer as atividades. Por isso, é importante ficar longe de distrações como internet e programas de TV. Não pode perder o foco nem a concentração. Assinale a alternativa CORRETA a que se refere essa definição:
	
	a) Motivação.
	
	b) Flexibilidade.
	
	c) Comportamento.
	
	d) Disciplina.
	6.
	O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração no que diz respeito ao contato com a tecnologia. Sobre as características que conceituam os chamados nativos digitais, analise as sentenças a seguir:
I- São pessoas que durante sua infância tiveram acesso restrito às tecnologias, através da internet discada.
II- São indivíduos que cresceram em meio às tecnologias digitais no cotidiano social e familar.
III- São pessoas habituadas a lidar com a tecnologia desde pequenos, alterando sua forma de aprender.
IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Analisando a atuação do docente, percebe-se que ele é todo dia desafiado a buscar formas de aprendizagem para atender às individualidades dos alunos. No entanto, para que a aprendizagem seja significativa, é necessário conhecer o perfil do aluno, o perfil da turma para que o planejamento da aula seja de acordo com as características individuais e do grupo. Para isso, há alguns estilos de aprendizagem. Sobre os estilos de aprendizagem, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estilo visual.
II- Estilo auditivo.
III- Estilo cinestésico.
(    ) Estudantes que se encaixam neste estilo de aprendizagem demonstram habilidades para conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pelas palavras.
(    ) Neste estilo de aprendizagem, o aluno a partir da visualização de imagens, consegue estabelecer relações entre ideias e abstrair conceitos.
(    ) Neste estilo de aprendizagem, o estudante demonstra habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos pelo movimento corporal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) I - III - II.
	
	c) III - II - I.
	
	d) II - I - III.
	8.
	Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos.
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica.
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos.
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Dados do Censo da Educação Superior referentes ao ano de 2016 a respeito do número de matrículas no ensino superior informam que quanto ao grau acadêmico,os percentuais estavam distribuídos da seguinte forma: 69% das matrículas correspondiam aos cursos de bacharelado, 18,9% cursos de licenciaturas e 11,8% tecnólogos. A este respeito, independentemente do tipo de curso em questão, a busca pela qualidade do corpo docente é uma constante nas instituições de ensino superior. Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um corpo docente qualificado é uma condição indispensável para se atingir excelência no processo de ensino.
(    ) Quanto à qualificação dos professores, atualmente as instituições de ensino superiores têm procurado contratar mestres e doutores.
(    ) A contratação de professores com mestrado só se justifica no contexto da pós-graduação quando os conteúdos são mais complexos.
(    ) O nível de formação dos professores não interfere diretamente na qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de ensino superior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2017/08/31/ensino_ensinosuperior_interna,622359/mec-divulga-o-censo-da-educacao-superior-de-2016.shtml>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	10.
	A UNESCO investe nas TIC para contribuir com o acesso universal à educação, equidade na educação, qualidade de ensino e aprendizagem, desenvolvimento profissional docente, na gestão e administração educacional. Ademais, a UNESCO lembra que todos devem ter o acesso à educação de qualidade e ao uso das tecnologias. Sobre a relação da educação com o uso das tecnologias pela UNESCO, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A UNESCO prevê o acesso às TIC somente para o Ensino Superior, em que ocorrem as pesquisas científicas.
	
	b) A UNESCO considera as TIC como algo que deve ser desenvolvido por empresas especializadas no assunto.
	
	c) A UNESCO aponta as TIC como um compromisso do Estado, que deve ser garantido às instituições de ensino confessionais.
	
	d) A UNESCO aborda as TIC na educação de forma abrangente, utilizando uma plataforma intersetorial própria, abordando diversas questões.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Outros materiais