Buscar

Prova 2 de Biossegurança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Biociências
Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia
BIO12013 - Biossegurança - Aferição Parcial – 29 de setembro de 2020 
1. Como podem ser classificados os resíduos químicos eminentemente constituídos por solventes orgânicos e quais os destinos dos mesmos junto às melhores práticas de descarte? (2,0)
Basicamente, a classificação segue a norma brasileira ABNT NBR 14725-3 (Produtos químicos – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente. Parte 3: Rotulagem).
1) Solvente Orgânico Halogenado: Compostos contendo mais de três solventes orgânicos diferente desde que sejam solventes orgânicos halogenados (cloro, bromo, etc) ou Benzeno. Não pode conter sólidos não dissolvidos, passíveis de filtração simples, ou água. Seu destino, justamente por conter esses compostos é a incineração fora do estado (ESSENCIS – Taboão da Serra em SP, por exemplo).
2) Solvente Orgânico não Halogenado: Mistura contendo mias de três solventes orgânicos diferentes, contudo, sem a presença de solventes orgânicos halogenados, aromáticos, água ou sólidos não dissolvidos, passíveis de filtração simples e, nesse caso, pode conter óleo e/ou extrato vegetal. Seu destino final é a reutilização/Reciclagem.
3) Solvente Orgânico Aromático: Uma mistura contendo três ou mais solventes orgânicos diferentes, sendo pelo menos que um deles seja aromático (contendo radical fenila). Entretanto, não pode conter benzeno, halogenados, água ou sólidos não dissolvidos, passíveis de filtração simples. Destinação final também é a Reutilização. 
4) Solvente Orgânico Passível de Purificação: Uma mistura contendo ou não solventes orgânicos com um ou dois componentes no máximo, com ou sem impurezas dissolvidas. Pode conter uma porcentagem de água, outros solventes orgânicos ácidos ou básicos. Porém, não podem conter sólidos não dissolvidos, passíveis de filtração simples e as fases devem estar separadas e classificadas. Seu destino está no nome, são levados para tubos de purificação, testes de pureza e são encaminhados de volta para a venda.
2. Géis de agarose contendo brometo de etídeo a 0,01 mg/L constituem um dos principais resíduos de laboratórios de práticas de biologia molecular. Qual é a classificação ideal deste tipo de resíduo e qual o destino mais apropriado? (1,0)
	Géis de eletroforese são comumente utilizados em laboratórios de biologia molecular para identificar e separar moléculas como DNA e proteínas, por exemplo. O seu descarte deve ser cuidadoso, principalmente por conter corantes que se ligam a molécula de interesse para podermos visualiza-las. O seu descarte deve ser feito em um lixo devidamente rotulado dentro da capela, assim como os tips, luvas, papéis, etc, que entraram em contato com o corante devem ter seus lixos específicos. Nesse caso, os géis e outros resíduos sólidos contendo soluções de brometo de etídeo devem ser descartados como rejeitos químicos orgânicos halogenados, por conseguinte, vai para a incineração. 
3. Que características devem apresentar resíduos classificados como "Aquosos" e qual o melhor destino para os mesmos? (1,0)
	Resíduos em que o solvente é majoritariamente água. Pode conter outros solventes, nesse caso, biodegradáveis com exceção de corados, pesticidas, aromáticos e aldeídos carregados de matéria orgânica, com solutos orgânicos ou inorgânicos dissolvidos. Não podem conter de jeito alguns sólidos, passíveis de filtração simples e fases orgânicas imiscíveis com água. Se houver essas substâncias, elas devem ser separadas e reclassificadas. O seu melhor destino são as ETEs – Estações de Tratamento de Efluentes.
4. Pertinente à segurança em laboratórios quanto a reagentes químicos, o que é e qual a utilidade da FISPQ ou, do inglês, MSDS? (2,0)
Em suma, a FISPQ, ou Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (ou do inglês MSDS – Material Safety Data Sheet), é como se fosse um “manual de um produto químico”, ela nos mostra as informações do produto. Como dito anteriormente, ela serve para comunicar várias coisas referente a um produto químico específico, desde os perigos relacionados a ele, primeiros socorros, como utiliza-lo, quais EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), dentre outros e quem elabora é o fabricante do produto químico. 
5. Quais os principais propósitos em se adotar padrões reconhecidos de qualidade? (2,0)
Basicamente eles servem para melhorar a qualidade de produtos e serviços atender os requisitos para garantir a sustentabilidade e praticar a responsabilidade social na empresa. Esses Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) são os responsáveis por filtrar os processos das organizações, propondo melhores e ajustes que, garantem uma série de benefícios. Um exemplo é uma melhor visão da empresa diante do mercado de trabalho, o que gera mais renda, melhor desemprenho e interesse de outras empresas. 
6. O que é InMetro e que atribuição possui na área de reconhecimento de laboratórios? (1,0)
O InMetro, conhecido como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é uma instituição responsável por realizar as políticas nacionais de metrologia e qualidade no Brasil. Tem como objetivo garantir qualidade à sociedade e compatibilidade justa entre as empresas. 
Em suma, quando se trata de laboratórios, esse órgão tem um papel importante no planejamento e execução das acreditações de laboratórios de calibração e de ensaios, certificar que os provedores também se adequam a esse padrão nacional, dentre outros, tudo para promover o avanço e o desenvolvimento da infraestrutura de serviços tecnológicos e laboratoriais do país.
7. O que significam as siglas e a prática representada por BPL e GLP? (1,0) 
Os significados são: Boas Práticas de Laboratório (BPL) ou Good Laboratory Pratices (GLP). 
A prática representada por essas siglas tem como finalidade a organização dos processos e das condições sob as quais os estudos feitos em laboratórios são planejados, conduzidos, monitorados, registrados e finalizados. Também têm como intenção promover a qualidade e a validação dos resultados da pesquisa, assim como a integridade física e biológica dos pesquisadores e do meio ambiente, evitar riscos eminentes, evitar catástrofes e conduções experimentais incorretas. Seus princípios são aplicáveis em estudos que devem usar de forma segura produtos relacionados à saúde humana, animal, vegetal e do meio ambiente.

Outros materiais