Buscar

Avaliação Final Discursiva de Organização de Unidade de Informação


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Organização de Unidade de Informação (BIB10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650533) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23961600
	1.
	Os serviços podem ser considerados o "coração" das unidades de informação, pois é através deles que atingimos o objetivo das bibliotecas, como o atendimento informacional dos usuários, conforme os seus tipos e características. Disserte sobre as novas tendências de serviços a serem oferecidos em bibliotecas ou em outros tipos de unidades de informação. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Principais características das tendências de novos serviços: 
Informação liquida: denominamos “informação líquida” os dados registrados em suportes digitais em atualização permanente, sem restrições de acesso, amplamente disponíveis e em formatos que possam ser compartilhados através de protocolos abertos.
Sociedade conectada: não temos como pensar em unidades de informação sem pensar o atendimento e acesso de usuários através da internet.
Informação híbrida: As bibliotecas físicas, bem como o serviço de atendimento ao usuário nesta modalidade, são fundamentais em diversos momentos da utilização da informação. Temos que lembrar a presença de uma grande diversidade de usuários, e, entre estes, ainda predomina o uso do livro físico. A biblioteca física também tem seu papel social como espaço de lazer, cultura e estudo. Ou seja, a ampliação do acesso às informações em outros formatos digitais, criam as necessidades de uma ação híbrida, que dialogue entre os serviços de acesso à informação física e digital. 
Biblioteca desterritorializada: Levy (1994), ao abordar o tema “a emergência do cyberspace e as mutações culturais”, já citava a “desterritorialização da biblioteca”, que, para o autor, trata-se de um fenômeno dos hipertextos, bem como sua velocidade na circulação da informação. “A informação é fluxo, é como se o coletivo novamente fosse portador do conhecimento” (LEVY, 1994, p. 208). Essa característica da biblioteca desterritorializada se relaciona então com as informações dispostas no espaço virtual, fazendo com que a biblioteca atenda um público muito além do seu território.
Informação atemporal: a informação atemporal é aquela que pode ser consultada a qualquer momento. 
Informação síncrona: Santos, Barbosa e Souza (2013), ao falar da comunicação nos processos dos serviços de informação em Bibliotecas, citam as formas assíncrona e síncronas de atendimento aos usuários. A comunicação síncrona necessita que dois ou mais envolvidos estejam conectados ao mesmo tempo no ambiente virtual, com a vantagem de possibilitar ao usuário receber respostas imediatas e ao bibliotecário, realizar uma entrevista mais minuciosa em relação aos questionamentos abordados.
Informação personalizável: O conceito de personalização, segundo Camargo e Vidotti (2006, p. 103), implica “satisfazer, da melhor forma possível, as necessidades dos usuários, possibilitando informações e recursos de acordo com o seu perfil”.
Informação colaborativa: Para alcançar o sucesso na gestão, as organizações estão desenvolvendo redes e interagindo de forma colaborativa, ou seja, utilizando de estratégias e ferramentas que auxiliem no trabalho em equipe entre setores ou parceiros. Segundo Wolkan (2019), as organizações que não adotarem essa estratégia poderão se tornar obsoletas, perder seu lugar no mercado ou não conseguirem extrair todo seu potencial produtivo justamente por conta da agilidade, uma necessidade na era da Transformação Digital que só é alcançada através de sistema colaborativos. Todos esses termos se relacionam às formas e concepções sobre uso e formato da informação, que é chamado de Sociedade da Informação.
	2.
	A política de aquisição é uma das principais preocupações do bibliotecário. É a partir dela que são definidos os critérios de seleção, aquisição e descarte do acervo. O bibliotecário tem autonomia para realizar uma seleção quantitativa e qualitativa dos acervos, entretanto é uma posição ética contar com o apoio de uma comissão específica para realizar as incorporações. Disserte a respeito das três formas de composição de acervo nas unidades de informação. ( * Máximo 4000 caracteres )
• COMPRA: para a compra além dos pontos observados anteriormente, é preciso um planejamento orçamentário para ampliação e atualização do acervo. Observadas as orientações anteriores e somadas as necessidades da biblioteca, que se diferenciam bastante em relação aos seus tipos e especificidades, efetuam-se as compras. As bibliotecas universitárias têm um maior controle sobre esse processo, pois seu acervo é item de avaliação do Ministério da educação. Falaremos um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
 • DOAÇÃO: é a oferta gratuita de livros à biblioteca. As doações são provenientes dos próprios usuários, de editoras, instituições, particulares etc. Todo o material doado à biblioteca deve passar por uma avaliação prévia e ter anotados o nome do doador e a data da doação. É importante que a biblioteca divulgue sua receptividade a doações, bem como promova campanhas nesse sentido. Nestas campanhas deverão se envolver tanto os responsáveis pela biblioteca como os usuários e a comunidade em geral onde a biblioteca está situada. O responsável pela biblioteca esclarecerá aos doadores que os materiais recebidos por doação, se passarem pelos critérios da política de desenvolvimento de coleções, serão incorporados ao acervo; se não, poderão ser usados para permuta ou mesmo para recortes, enriquecendo a coleção de gravuras e recortes. A biblioteca deve sempre agradecer as doações recebidas. 
• PERMUTA: é a troca de acervo entre bibliotecas, que se realiza utilizando obras sem utilidade ou com número excessivo de exemplares presentes. Para permutar devem ser feitas listas contendo o nome do autor e o título da obra, e estas divulgadas para outras bibliotecas. Com esse procedimento, além de se ganhar mais espaço nas estantes, adquirem-se, gratuitamente, obras de interesse para os leitores.

Continue navegando