Buscar

PSICOLOGIA DO ESPORTE (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1. A Psicologia do Esporte é uma ciência relativamente nova quando comparada aos outros campos de saber científicos. Recentemente, ela vem ganhando cada vez mais espaço dentro do contexto acadêmico e profissional. Com isso, nas práticas esportivas, é comum identificarmos este tipo de trabalho dentro dos clubes, seleções e instituições patrocinadoras. Em relação a este campo de saber, é correto afirmar que:
Dedica-se exclusivamente à análise do ser humano por uma perspectiva individualista, compreendendo sua história singular de vida, traumas, personalidade, potencialidades e fragilidades, excluindo em sua análise e intervenção, a dinâmica de relação ‘’indivíduo-meio’’, e como o desempenho no meio esportivo, acarreta ou sofre influências das emoções.
Dedica-se à uma análise multidimensional que engloba e envolve o ser humano, levando em consideração todos os aspectos fisiológicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais que envolvem a vida do indivíduo, abordando-o enquanto um ser biopsicossocial, inserido em um contexto relacional com o meio ambiente que o cerca.
O psicólogo do esporte trabalhará somente com o indivíduo-atleta em questão, não abrangendo o grupo ou seleção ao qual ele pertence. Realizará um trabalho individualizado com cada membro da equipe em separado, uma vez que o processo de formação é individual e não sofre influência do meio externo e de outros atletas e membros da equipe.
A Psicologia do Esporte e suas contribuições acadêmicas só podem estar presentes dentro de um determinado contexto do esporte na formação do atleta, quando efetivamente haja um psicólogo especializado no assunto.
A Psicologia do Esporte é uma abordagem que só é utilizada em clubes grandes e seleções de países desenvolvidos, pois ter este diferencial requer investimento financeiro alto por parte dos gestores. Uma vez que este tipo de formação só é ensinado em pós-graduações muito específicas e caras.
GABARITO
A alternativa "B" está correta.
A Psicologia do Esporte é uma abordagem multidimensional, holística e sistêmica, que aborda as demandas e os aspectos emocionais dos atletas sem excluir qualquer conceito, dimensão ou estrutura que o compõe. Visa sempre compreender tais fenômenos na relação indivíduo-meio.
2. A formação do atleta requer níveis de compreensão, desenvolvimento, maturação, trabalho pedagógico específico, aprimoramento físico, treino, foco e diversas outras questões e variáveis que não são tangíveis ou bem estruturadas externamente no campo em que se configuram. Diante desta afirmação, é possível acrescentar, segundo o conteúdo trabalhado, que:
A dimensão psicológica humana subjetiva está envolvida em todos os momentos deste processo de formação do atleta, contribuindo para o seu desenvolvimento e performance, focando no desenvolvimento de suas potencialidades e no manejo das fragilidades emocionais que se apresentam no contexto de forma simbólica e subjetiva.
A formação do atleta é simples e objetiva, com padrões específicos e rigorosos a serem seguidos por todos os clubes e instituições formadoras. Nada tem a ver com a formação dele como cidadão.
A Psicologia do Esporte na formação do atleta trabalha apenas com as evidências quantitativas e qualitativas, visíveis e expostas pelo atleta ou grupo.
A Psicologia do Esporte engloba as variáveis psicológicas, emocionais, fisiológicas e biológicas que se apresentam, mas o foco de atuação é apenas no trabalho motivacional para conquista de vitórias, medalhas e premiações, não levando em consideração a história de vida do indivíduo, seus traumas, suas dinâmica familiar, seus limites e estresse.
A formação do atleta dentro do contexto da Psicologia do Esporte envolve somente a compreensão das potencialidades dele, desenvolvendo-as e as aprimorando cada vez mais através dos conceitos da Psicologia. O que não estiver relacionado a aprimoramento físico para conquista de títulos e medalhas não necessita de atenção, pois não gera influências nos treinos.
GABARITO
A alternativa "A" está correta.
A Psicologia do Esporte trabalha as subjetividades e os simbolismos inseridos no inconsciente do atleta, suas influências na performance e desenvolvimento dentro do processo de formação.

Continue navegando