Buscar

Avaliação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Código de Ética Profissional do Bibliotecário apresenta normas que orientam a conduta no exercício de suas atividades profissionais.
Com relação à categoria, sobre os deveres do bibliotecário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participar dos órgãos que representam a categoria, como o Conselho Federal de Biblioteconomia e Associações de Bibliotecários.
(    ) Comprometer-se com os órgãos fiscalizadores para evitar o exercício ilegal da profissão.
(    ) Defender interesses pessoais de cunho religioso e moral independente dos interesses da sua categoria profissional.
(    ) Fazer críticas desabonadoras sobre a postura dos usuários e dos demais colegas de trabalho quando julgar necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Uma das bibliotecas mais famosas da Antiguidade é a Biblioteca de Alexandria, no Egito. Estima-se que ela tenha sido construída por volta do ano III a.C., a mando do rei Ptolomeu II. Ela reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, cerca de 500 mil volumes. Sobre o que ocasionou o fim dessa biblioteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi roubada por piratas e distribuída aos frades.
	 b)
	Foi destruída por um incêndio que devastou grande parte do seu acervo.
	 c)
	Foi aberta a todos, ocasionando muitos desfalques no acervo.
	 d)
	Foi levada ao Vaticano e se perdeu pelo caminho, nunca mais sendo recuperado seu acervo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	3.
	O surgimento das bibliotecas acompanha a história da evolução da humanidade, da necessidade e dos esforços em se comunicar, da criação de alfabetos rudimentares até o que conhecemos e utilizamos atualmente, passando por várias maneiras de registrar as informações até a invenção do papel e da prensa. A fim de reproduzir mecanicamente os livros, a biblioteca teve seu papel nesse processo evolutivo. Sobre a função inicial das bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reproduzir e comunicar a informação.
	 b)
	Reproduzir e comunicar o conhecimento.
	 c)
	Armazenar e preservar os acervos.
	 d)
	Preservação e disseminação dos livros.
	4.
	Os órgãos de classe são entidades que existem para regulamentar, proteger, representar e atuar politicamente em favor dos profissionais. Dentro da biblioteconomia temos as seguintes entidades: Conselho Federal de Biblioteconomia, Conselhos Regionais de Biblioteconomia, Sindicato e Associações. Sobre os órgãos de classe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Conselho Federal de Biblioteconomia é o órgão regulamentador, consultivo, orientador, disciplinador e supervisor do exercício da profissão de bibliotecário no Brasil.
(    ) As associações são os representantes para a defesa dos interesses trabalhistas dos bibliotecários.
(    ) As associações são organizações de cunho científico, profissional e organizacional criadas com o intuito de auxiliar os profissionais e as organizações.
(    ) O Conselho Federal de Biblioteconomia é responsável pela fiscalização da profissão dentro da sua área de jurisdição, atuam em nível local, nos municípios ou regiões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	A história da biblioteca está ligada à história do registro da informação e à própria história da humanidade. Sobre a origem das bibliotecas no mundo, analise as seguintes afirmativas:
I- As primeiras bibliotecas que surgiram no mundo se localizavam em mosteiros e eram acessíveis ao povo.
II- A Biblioteca de Alexandria, criada por volta de  III a. C, no Egito, reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo.
III- Na Antiguidade, a quantidade de rolos de papiro e pergaminho representavam o poder e o status dos imperadores da região em que as bibliotecas foram construídas.
IV- Na Idade Média, toda a população passou a ter acesso à biblioteca devido ao aumento dos índices de alfabetização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, D. A. da; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 7. ed. Brasília: Thesaurus, 2014.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	As tecnologias da informação e comunicação (TICs), que começaram a surgir na década de 1960 e evoluíram exponencialmente, irrompendo no século XX, na era pós-industrial, a sociedade da informação, ou sociedade do conhecimento, modificaram nossas relações, nossa forma de acessar dados, nossa forma de nos comunicarmos e nossa velocidade de tomar conhecimento das coisas. O insumo que move essa sociedade é a informação. E a informação faz parte do dia a dia das pessoas, atuando individualmente ou coletivamente. A sociedade da informação é uma sociedade que utiliza da melhor maneira possível as tecnologias de comunicação e informação disponíveis, de modo que elas se tornaram o elemento central das atividades humanas. Sobre a sociedade da informação, analise as afirmativas a seguir:
I- O contínuo processo de convergência entre os diferentes campos tecnológicos resulta da sua lógica comum de produção da informação, em que todos os utilizadores podem contribuir, exercendo um papel ativo na produção deste conhecimento.
II- A capacidade de reconfigurar, alterar e reorganizar as informações.
III- A informação é a sua matéria-prima, há uma interação entre a tecnologia e a informação, em uma relação onde uma complementa a outra.
IV- O novo modelo de sociedade facilita a interação entre as pessoas, podendo ser implementada em todos os tipos de processos e organizações, graças às recentes tecnologias da informação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	É natural do ser humano a busca por informação, tanto que se considera um processo social. A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação valiosa e com significado; de difícil estruturação; resultado de ações e interações entre sujeitos; frequentemente tácito e de difícil transferência.
(    ) Simples observações sobre o estado do mundo; facilmente estruturado; sem significado isoladamente; facilmente transferível.
(    ) Dados com relevância e propósito; necessita de análise; contextual; exige a mediação humana para realizar a transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III- II.
	 d)
	I - II - III.
	8.
	Na gênese das primeiras bibliotecas, elas não eram acessíveis ao povo, mas a um público restrito que detinha poder e conhecimento. Como um forte exemplo dessa seletividade, temos uma das bibliotecas mais famosas da antiguidade, a Biblioteca de Alexandria no Egito, com a maior coleção de manuscritos do mundo antigo, cerca de 500 mil volumes. A quantidade de rolos de papiro e pergaminho identificava o poder e o status dos imperadores da região em que as bibliotecas eram construídas, não havendo uma preocupação com a recuperação e o acesso a esse acervo. A respeito da origem e evolução das bibliotecas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Idade
Média, as bibliotecas estavam inseridas nos mosteiros, pois, a Igreja Católica exercia um domínio e poder muito grande sobre a população, que tinha um número expressivo de analfabetos.
(    ) As primeiras bibliotecas universitárias tinham conteúdo do acervo sobretudo de âmbito religioso e filosófico.
(    ) No Renascimento as bibliotecas eram financiadas e constituídas pela nobreza e pela burguesia, haja vista que o conhecimento representava poder.
(    ) A evolução tecnológica do mundo contemporâneo teve pouca influencia para a disseminação do acesso ao conhecimento pela prática da leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	O surgimento das bibliotecas acompanha a história da evolução da humanidade, da necessidade e dos esforços em se comunicar, da criação de alfabetos rudimentares até o que conhecemos e utilizamos atualmente, passando por várias maneiras de registrar as informações até a invenção do papel e da prensa. Sobre o papel da biblioteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Valeu-se de um levantamento bibliográfico, com o intuito de fundamentar as bases teóricas.
	 b)
	Surgiu para ser espaço de troca de informação e conhecimento.
	 c)
	Teve a função inicial de armazenar e preservar os acervos, foi essencial para o acesso ao conhecimento e desenvolvimento humano.
	 d)
	Surgiu como agente transformador da sociedade, assim, pode contribuir de forma decisiva para uma formação social.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	10.
	A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Referente aos dados, analise as sentenças a seguir:
I- Sobre o estado do mundo.
II- Sem significado isoladamente.
III- Exige a mediação humana para realizar a transferência.
IV- Facilmente estruturados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais