A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
Apol 1 Introdução a sociologia do esporte

Pré-visualização | Página 1 de 10

Questão 1/10 - Teorias da Educação Física
Leia o extrato de texto: 
“A partir da década de 1980, houve a ampliação dos estudos [...]. Foi nesse período que se fortaleceu a concepção de que o corpo, além de biológico, é também um corpo cultural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em educação física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 96.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em educação física sobre as diferenças entre as áreas e suas possíveis contribuições para a educação física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Antropologia com as pesquisas etnográficas.
2. Sociologia.
3. Epistemologia.
4. Psicologia.
5. Pedagogia.
( ) Compreensão das diferentes etapas da vida humana, como a de aprendizagem e de crescimento e desenvolvimento.
( ) Busca interpretar e compreender o comportamento humano no meio social.
( ) Estuda a natureza e a origem dos conhecimentos tratados pela educação física, bem como seus limites.
( ) Originou os termos cultura corporal, cultura de movimento e cultura corporal de movimento.
( ) Suas diferentes linhas indicam para caminhos distintos do trabalho dos professores.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4.
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. A sequência correta é: 4 – 2 – 3 – 1 – 5. De acordo com o livro-base: “As [1] pesquisas etnográficas passaram a ser utilizadas no campo da educação física, o que ampliou a compreensão das possíveis finalidades da área, bem como de seu campo de estudo. Diante disso, o movimento humano passou a não ser mais visto apenas como mera reprodução mecânica de técnicas: ele começou a ser estudado como fenômeno cultural, o que deu origem a termos como cultura corporal, cultura de movimento e cultura corporal de movimento” (livro-base, p. 96). “Já a [2] sociologia busca interpretar e compreender o comportamento humano no meio social [...]” (livro-base, p. 93). “Por exemplo, a [3] epistemologia da educação física se refere a um campo da filosofia que estuda a natureza e a origem dos conhecimentos tratados pela área, bem como seus limites [...]” (livro-base, p. 103). “[...] [4] os conhecimentos da psicologia têm sido fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas, em especial para compreender diferentes etapas da vida humana, como a de aprendizagem e de crescimento/desenvolvimento [...]” (livro-base, p. 100). “[...] [5] as diferentes linhas pedagógicas supõem caminhos distintos para o trabalho do professor e podem indicar a manutenção de um discurso/forma de atuação ou sua transformação” (livro-base, p. 118).
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1.
Questão 2/10 - Teorias da Educação Física
Atente para a citação: 
“Esse tipo de currículo é vivo, desde a sua elaboração até o seu desenvolvimento, visto que é pensado e estruturado para atender as necessidades imediatas de diferentes agentes sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em educação física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 40.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em educação física, assinale a alternativa que indica corretamente o principal objetivo do currículo da Educação Física:
Nota: 10.0
	
	B
	Direcionar a formação dos futuros profissionais da área.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “No caso dos cursos de Educação Física, o currículo é construído por um grupo de professores do ensino superior, tendo como amparo legal a legislação vigente, e seu objetivo é direcionar a formação dos futuros profissionais da área” (livro-base, p. 40-41).
	
	D
	Discutir a formação de avaliadores do MEC.
Questão 3/10 - Teorias da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“[...] educação física refere-se à área que lida com a cultura corporal do movimento [...]’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em educação física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 33.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em educação física sobre o conceito de educação física, relacione corretamente os termos associados à educação física às suas respectivas características:
1. Área de conhecimento específica.
2. Corpo que se movimenta.
( ) Sentidos e significados construídos socialmente sobre seu objeto de estudo (corpo em movimento).
( ) A cultura local é determinante nas experiências de movimento que se acumulam.
( ) Produção de conhecimentos científicos e filosóficos relativos às diferentes manifestações.
( ) A educação física é uma profissão e uma disciplina escolar da educação básica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 1. De acordo o livro-base: “[1] Área de conhecimento específica - [...] ela (educação física) pode ser entendida como uma área de conhecimento específica, que produz conhecimentos científicos e filosóficos relativos às diferentes manifestações [...]. [1] Área de conhecimento específica - A educação física é uma área de conhecimento, uma profissão e uma disciplina escolar da educação básica. [2] Corpo que se movimenta - [...] sentidos e significados construídos socialmente sobre o corpo que se movimenta - seu objeto de estudo. [2] Corpo que se movimenta - [...] podemos dizer que é possível também que crianças e jovens em diferentes regiões do país não conheçam esse jogo (queimada, caçador, guerra e carimbada), pois a cultura local é determinante para as experiências de movimento que acumulam” (livro-base, p. 31-32).
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1.
Questão 4/10 - Teorias da Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“As pesquisas etnográficas passaram a ser utilizadas no campo da educação física, o que ampliou a compreensão das possíveis finalidades da área, bem como de seu campo de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em Educação Física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 96.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em educação física sobre a contribuição da antropologia e da sociologia para a educação física, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	B
	Reforça a hegemonia da explicação biológica para a expressão corporal.
	
	D
	Ressalta a influência da cultura local e da mídia no esporte.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Com relação à educação física no Brasil, podemos afirmar que os estudos da sociologia e da antropologia ainda são recentes. Foi somente a partir da década de 1950 que as ciências humanas passaram a ser incorporadas aos estudos da área. A partir da década de 1980, houve a ampliação dos estudos que contestavam a hegemonia da explicação biológica no estudo das expressões corporais humanas. Foi nesse período que se fortaleceu a concepção de que o corpo, além de biológico, é também um corpo cultural. [...] Diante disso, o movimento humano passou a não ser mais visto apenas como mera reprodução mecânica de técnicas: ele começou a ser estudado como fenômeno cultural [...]. As abordagens antropológica e sociológica permitem outros olhares sobre o fenômeno esportivo, como os que ressaltam a influência da cultura local no desenvolvimento esportivo, a influência da mídia no esporte, [...]” (livro-base, p. 96).
Questão 5/10 - Teorias da Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“[...] a psicologia estuda as funções mentais, o comportamento e as relações do indivíduo na sua singularidade e no interior de grupos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em educação física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 98.
Considerando