Buscar

Descrições de Cargos em Recursos Humanos

Prévia do material em texto

7
	Área: Recursos Humanos
	  
	 
	Veja agora as descrições abaixo:
	 
	Analista de Cargos e Salários
	 
	Assistente de Treinamento
	 
	Gerente de Remuneração e Benefícios
	 
	Técnico de Segurança do Trabalho
	 
	 
Descrição de Cargo - Analista de Cargos e Salários 
Missão do Cargo
Elaborar estudos e análises para manutenção do Plano de Cargos & Salários, dentro das normas e procedimentos estabelecidos, visando contribuir para a manutenção de um quadro de pessoal adequado e práticas de remuneração internamente equilibras e em sintonia com o mercado.
Responsabilidades
Elaborar análise e descrição de cargos, coletando informações através de questionários e entrevistas com os ocupantes dos cargos, relatando as tarefas e responsabilidades de cada cargo, visando fornecer os elementos básicos para a administração de cargos e salários e de outros processos na área de recursos humanos.
Elaborar análises e estudos relacionados com a estrutura de cargos, visando fornecer subsídios para as políticas de planejamento de sucessões e desenvolvimento de pessoal.
Elaborar pesquisas sobre as tendências de mercado na área de remuneração e benefícios, comparando as práticas da empresa com o mercado, tanto no segmento bancário como em relação a outras empresas de porte e importância semelhantes nas comunidades, visando subsidiar a análise da competitividade externa e a definição das políticas de remuneração da empresa.
Elaborar tabelas salariais, com base na política definida pela empresa, visando a facilitar a administração de cargos e salários.
Analisar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normais e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.
Elaborar estudos e simulações de alterações na estrutura de cargos e salários e seus impactos nos custos de pessoal, visando subsidiar as decisões relacionadas com cargos e salários.
Participar dos comitês de avaliação de cargos, fornecendo informações para facilitar o processo de análise, avaliação e classificação de cargos.
  
Descrição de Cargo - Assistente de Treinamento 
Missão do Cargo
Executar os procedimentos de apoio administrativo-operacional das atividades da área de treinamento.
Responsabilidades
Preparar cronograma mensal de treinamento, programação de treinamento e convocações ou convites para treinandos, enviando material para as respectivas unidades ou setores da empresa.
Organizar o local dos treinamentos, preparando todos os recursos necessários para o instrutor e treinandos.
Preparar material didático, como apostilas, material de distribuição avulsa, certificados de presença.
Separar os materiais utilizados nos treinamentos, bem como organizar o lanche e café para os participantes.
Fazer controle de presença de treinandos nos cursos, fazendo anotações em registros próprios ou utilizando sistema de computador.
Manter controles e banco de dados sobre atividades e treinamentos ministrados, atualizando os dados cadastrais dos funcionários no que se relaciona a treinamento.
Fazer a inscrição de participantes em cursos externos, tomando as providências relacionadas com datas, transporte, despesas e fornecendo as informações necessárias aos participantes.
Manter atualizadas as informações sobre custos mensais de treinamento.
Manter cadastro de entidades fornecedoras da área de treinamento.
Executar serviços de datilografia ou digitação e impressão de trabalhos da área, utilizando microcomputador.
Receber malas diretas e correspondências destinas ao setor, fazendo sua distribuição interna, bem como enviar correspondências e documentos para as unidades.
  
Descrição de Cargo - Gerente de Remuneração e Benefícios 
Missão do Cargo
Responsável pela Administração da Remuneração e Benefícios, observando as políticas e diretrizes estabelecidas pela empresa, visando contribuir para a manutenção do equilíbrio interno e a competitividade externa das práticas de remuneração da empresa e a motivação e desenvolvimento profissional dos seus recursos humanos.
Responsabilidades
Contribuir para manutenção da satisfação e motivação dos recursos humanos, através de estudos internos e pesquisas de tendências de mercado, recomendando ações e procedimentos na área de remuneração e benefícios, observando as políticas e diretrizes da empresa nessa área..
Contribuir para o aprimoramento do desempenho dos recursos humanos, fornecendo subsídios para os processos de promoções e sucessões e programas de treinamento, através do acompanhamento da evolução da carreira profissional de cada funcionário dentro da estrutura de cargos da empresa.
Coordenar a elaboração e atualização de tabelas salariais, com base na política definida pela empresa, incluindo estudos e simulações de alterações salariais e seus impactos nos custos de pessoal, visando subsidiar as decisões relacionadas com ajustes e enquadramentos salariais.
Participar dos comitês de avaliação de cargos, coordenando os trabalhos ou fornecendo informações para facilitar o processo de avaliação e classificação de cargos, visando a manutenção da estrutura de cargos e salários.
Orientar e acompanhar os processos de definição da remuneração nos casos de admissão, promoção e transferência de funcionários, observando as normas e diretrizes do Plano de Cargos & Salários;
Acompanhar a evolução da estrutura de cargos e do quadro de pessoal, visando fornecer subsídios para as decisões relacionadas com organização, reestruturação, fusão ou cisão de departamentos ou divisões da empresa.
Acompanhar a legislação trabalhista relativa ao PAT, assegurando sua correta aplicação, visando assegurar o cumprimento da legislação específica.
Supervisionar a aquisição dos Vales Refeição e Vales Transporte, através de contratos com empresas fornecedoras, providenciando a distribuição dos benefícios aos funcionários.
  
Descrição de Cargo - Técnico de Segurança do Trabalho 
Missão do cargo
Supervisionar as atividades ligadas á segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda a legislação pertinente.
Responsabilidade
Promover inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.
Preparar programas de treinamento sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho.
Determinar a utilização pelo trabalhador dos equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
Colaborar nos projetos de modificações prediais ou novas instalações da empresa, visando a criação de condições mais seguras no trabalho.
Pesquisar e analisar as causas de doenças ocupacionais e as condições ambientais em que ocorreram, tomando as providências exigidas em lei, visando evitar sua reincidência, bem como corrigir as condições insalubres causadoras dessas doenças.
Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, bem como para informar e conscientizar o trabalhador sobre atividades insalubres, perigosas e penosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das atividades de treinamento e divulgação.
Supervisionar os serviços de cantina, vigilância e portaria, visando garantir o bom atendimento ao público interno e visitantes.
Distribuir os equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurançae integridade física do trabalhador.
Colaborar com a CIPA em seus programas, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho.
Levantar e estudar estatísticas de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e gravidade, visando a adoção de medidas preventivas.
Elaborar planos para controlar efeitos de catástrofes, criando as condições para combate a incêndios e salvamento de vítimas de qualquer tipo de acidente.
Preparar programas de treinamento, admissional e de rotina, sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas e procedimentos de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho.
Prestar apoio à SIPAT, organizando as atividades e recursos necessários.
Avaliar os casos de acidente do trabalho, acompanhando o acidentado para recebimento de atendimento médico adequado.
Realizar inspeções nos locais de trabalho, identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.

Continue navegando