Buscar

GERENCIANDO A ANSIEDADE NO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No dia 11 de Novembro de 2020 a UNIP através do aplicativo Youtuber nos proporcionou uma palestra cuja o tema “Gerenciando a Ansiedade no Trabalho” ministrado pelo Graduado em música, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em consultoria executiva e Gestão de Pessoas, Cursando Psicanálise, tutor no Polo Belém III-PA, Prof. Vinícius Queiroz Lopes.
A ansiedade é natural e inerente a cada ser humano. Ela é uma emoção normal que toda pessoa expressa durante a vida, em especial em momentos de dúvidas ou de problemas cotidianos. Apesar de comum e natural, essa emoção pode acabar se transformando em um problema quando a sua intensidade é exacerbada e a sua frequência passa a ser constante no dia de um indivíduo, principalmente quando ele não está sob nenhuma situação de risco ou que envolva um medo aparente. Embora ela seja inevitável, em certos níveis pode prejudicar gravemente a saúde mental e a qualidade de vida. 
O desenvolvimento dos transtornos de ansiedade tem sido fortemente relacionado ao ambiente de trabalho. Muitos profissionais não conseguem gerenciar de forma saudável o grande volume de tarefas ou metas agressivas, gerando um estresse mental que é um grande gatilho para que a ansiedade seja potencializada. No ambiente de trabalho, os sintomas podem ser percebidos em dificuldade de se concentrar, relacionamento com colegas e clientes, perda de prazos, problemas de insegurança e desistência de tarefas por medo de falhar, dentre outros.
A ansiedade no trabalho interfere diretamente na qualidade de vida e no sucesso profissional de um indivíduo, e quase sempre também reflete na relação com os colegas e gestores. Pessoas ansiosas encontram dificuldade para manter o foco em uma única tarefa. Qualquer alteração no ambiente, por menor que seja, tira a concentração, tornando-as distraídas. A memória também é afetada pelo transtorno de ansiedade.
As consequências da ansiedade no trabalho não afetam apenas os colaboradores. Nesse caso, patrão e empregado perdem muito, uma vez que o trabalhador ansioso tem sua produtividade diminuída, deixa de ter clareza e atenção, perdendo parte de sua visão estratégica. Com a queda no ritmo, caem também os resultados, e isso influi diretamente no crescimento da empresa. Sem contar no quanto os relacionamentos no ambiente corporativo podem ser prejudicados. Dessa forma, é fundamental que o gestor esteja atento à presença da ansiedade em membros da equipe e, caso seja necessário, procure auxiliar seus funcionários a contornar o problema e reverter o quadro.
Ao definir um planejamento com metas possíveis, os gestores também ajudam a controlar a ansiedade dos funcionários, e tornar o trabalho mais fluido. Atender à necessidade tanto do profissional, quanto da empresa, pode ser o primeiro passo para a diminuição de ansiedade no trabalho.
Na minha concepção, o trabalho é parte fundamental na vida das pessoas, mas existe atualmente uma onda de transtornos mentais desencadeados pela cobrança excessiva por produtividade, pela alta concorrência entre os profissionais e, claro, pela insegurança diante da instabilidade econômica vivida no Brasil. A situação, todavia, se torna insustentável, pois a pressão no trabalho aumenta a ansiedade, que piora o desempenho e faz com a pressão aumente. É uma bola de neve devastadora e que parece impossível controlar. 
Durante a palestra tive a oportunidade de conhecer sobre os cincos passos da ansiedade, o primeiro passo é reconhecer, o segundo é aceitar a ansiedade, ou seja, aceitar ajuda, o terceiro passo é respeitar, o quarto é apreciar, e o quinto utilizar, ou seja, defina na sua vida pessoal e profissional parâmetros, metas e limites. 
Concluo que essa palestra foi de suma importância, pois me proporcionou um amplo conhecimento na área sobre, Ansiedade no Trabalho, contudo fiquei bastante esclarecida sobre este tema, tirei todas as minhas dúvidas e agora sim, sei que não é normal estar sempre a ponto de explodir. Empregos vão e vêm, mas a sua saúde é única e merece atenção. É necessário que a empresa invista em bem-estar corporativo. Afinal, quem trabalha motivado e feliz, trabalha mais e melhor!
CARGA HORÁRIA:10 H - POLO UNIP NOVA MUTUM MT- ALUNA: ADLA

Continue navegando