Buscar

Atividade 1 ESTILO DE VIDA, SAUDE E MEIO AMBIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1
Observe as afirmações a seguir. 
I. Para combater essa pandemia, os governos orientaram que seus cidadãos tomem medidas como a utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e isolamento social. 
II. Foi providenciada a testagem da população a fim de rastrear os casos da doença, e isolar essas pessoas para evitar novas contaminações. 
Escreva um texto dissertativo que relacione cada afirmação ao tipo de prevenção a que ela se refere e justifique a sua resposta. Garanta que seu texto aponte especificamente a afirmação e o tipo de prevenção correspondente. 
 
Resposta
A OMS (Organização mundial de saúde) orienta as populações por conta, dessa repentina doença que se espalhou pelo mundo, os cidadãos devem tomar medidas consideradas preventivas contra a doença Covid-19. As medidas ajudam no combate dessa pandemia, os governos orientaram que seus cidadãos tomem medidas como a utilização de máscaras, higienização frequente das mãos e isolamento social. Isso se faz necessário, pois é comprovado que a doença de prolifera de forma rápida em ambientes fechados, orientam ainda, que as pessoas fiquem em casa e saiam apenas se necessário para evitar o contágio, caso a pessoa não se sinta bem, tenha tosse, febre, e dificuldades para respirar procure um posto de atendimento. 
As medidas expostas são importantes, pois, o vírus da família SARS-CoV chamado de Covid -19 é transmitido pelo ar e por partículas de saliva que se dispersão quando uma pessoa fala, um estudo americano foi publicado pelo jornal, The New England Journal of Medicine (
O novo jornal inglês de medicina), relatam nele algumas descobertas em relação a sobrevivência do vírus, ele sobrevive por algumas horas no ar ou até dias em algumas superfícies, se observou no estudo que o coronavírus sobrevive até três horas no ar, ou seja, se uma pessoa infectada respirar em uma sala fechada o vírus ficara no ar por três horas, e se outras pessoas adentrarem o local se infectaram com o vírus. No mesmo estudo identificaram que o coronavírus pode ficar até três dias em estruturas de plástico ou aço inoxidável. Com essas informações, vemos a necessidade do uso de máscara e da higiene frequente das mãos.
Em alguns países houve a iniciativa de testar a população em massa, ou seja, testar o máximo de pessoas possível, afim de detectar a doença em seu estágio inicial e ter uma vantagem, com um vírus que trabalha de forma tão misteriosa e que é altamente contagioso, já que algumas pessoas podem ter seus sintomas de forma leve e outras de forma moderada ou severa podendo levar o hospedeiro a morte em pouco tempo. 
No Brasil foi providenciada a testagem da população a fim de rastrear os casos da doença, e isolar essas pessoas para evitar novas contaminações, porém, está testagem é geralmente feita quando a pessoa tem alguma queixa que possa levar a hipótese da doença. Em alguns estados a testagem foi feita em locais mais movimentados, um exemplo é a cidade de Araraquara onde equipes de Saúde se organizaram em postos de coleta no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz, para testagem em massa da população. 
Poucos estados tiveram essa iniciativa, que segundo cientista tem ajudado no controle e rastreamento da doença, mas no Brasil a testagem é rudimentar e oferece a população números pouco precisos, a testagem se faz necessária também para organizar informações mais precisas sobre o vírus, para entender melhor a doença e como ela funciona em cada organismo, mas nesse quesito o Brasil falhou. Talvez essa tenha sido uma das premissas do caos encontrado hoje em nosso sistema de saúde e em nossas cidades e estados, lotados de pacientes contaminados e com recorde de mortes por covid-19 a cada dia. 
A situação não é fácil, o isolamento social causa sintomas psíquicos, e o caos do país, influência de forma negativa em tais sintomas, além do desgaste psíquico e físico das equipes de saúde que estão na linha de frente contra o vírus. Um ano se passou e o nosso governo não trabalhou em estratégias que minimizassem os danos dessa doença, a população sofre e o sistema de saúde pede socorro.

Outros materiais